segunda-feira, março 14

Vulneravel pra caramba!

Essa semana assassinaram o prefeito da minha cidade no Brasil.
Mataram com três tiros o Toninho, figura maravilhosa que parecia querer
mesmo botar Campinas em ordem.

Ele morreu dentro do seu Uno, de shorts,sem seguranças, sem motorista,
sozinho, voltando do shopping Iguatemi onde foi fazer compras. Encontraram
os dois ternos no banco de trás do carro. Toninho morreu na simplicidade em
que sempre viveu. Quem alguma vez viu Magalhães Teixeira (nosso ex-prefeito)sem seguranças? Será que Chico Amaral (outro ex)sabe dirigir? Nunca
o vi sem motorista...Acho que ninguém viu.

Senti por estar tão longe e não poder acompanhar o seu enterro, chorar ao
lado dos campineiros que perderam um prefeito de coragem e fibra.
Dizem que ele estava tomando medidas drásticas contra o trafico de
drogas(que e um problema seríssimo na cidade), e que foi um "cala a boca". Há
os que dizem que foi assalto e que os ladrões já chegaram atirando, outros
afirmam que foi assalto sim, mas que ele reagiu. Eu particularmente não
acredito em reação. Toninho já foi assaltado outras duas vezes e não reagiu
a nenhuma, por que o faria agora? Também não acho que tenha sido tentativa
de assalto por que as compras e a carteira foram encontrados no banco de
trás do carro.Claro que podem dizer que depois de atirar os ladrões se
assustaram e fugiram, mas eu acredito mesmo em crime político.
A realidade e que nada disso interessa mais.

Nosso prefeito, um homem batalhador e honesto se foi. Junto com o Toninho morreu a minha esperança de poder voltar ao Brasil e andar tranqüila pelas ruas da cidade que tinha
escolhido para morar e criar as minhas filhas - Campinas.

Estava ainda perdida em meio a esses pensamentos quando fui chacoalhada
pela noticia dos atentados nos EUA.
A morte do prefeito sumiu de cena, deixou de ser noticia, confesso que ate
eu pensei menos nele que nos EUA, nas vitimas e suas famílias.

Em que mundo nos estamos vivendo?

Onde e que vamos nos sentir seguros? Quando e que vamos nos sentir seguros?
Minha filha de 4 anos chegou da escolinha e perguntou: Você viu o avião que
bateu no prédio? Não precisa se preocupar não, mãe! Nao foi nesse pais, foi
na Irlanda.

Eu nao sei nem onde ela aprendeu que a Irlanda existe, tenho certeza de que
ela ainda nao esta aprendendo geografia, mas fiquei impressionada com o
comentário. Como e que ela soube? Que marcas essa violência toda vai deixar
no coraçãozinho das nossas crianças?

Já faz uma semana e a minha outra filha (3 anos) nao para de me perguntar
por que o avião bateu no prédio. Ela vai ao Brasil em meados de outubro e
quer saber se vai ter gente ma no avião que ela vai pegar. Não e um absurdo
ter crianças nessa idade preocupadas com terrorismo? Elas deveriam estar
brincando de bonecas, isso sim. Só posso monitorar o que elas vêem na Tv
quando estou com elas, mas o mundo e muito maior que a minha casa, nao e
mesmo?

As nossas crianças estão sendo cada vez mais expostas a violência de todos
os tipos e em todos os níveis. A violência esta aqui, batendo na minha
porta, na sua porta, na porta e na vida de todos nos.

Não consigo pensar em nada alem de "agarrar" esses serezinhos e tentar dar a
eles o que tivermos de melhor...Amor, principalmente, porque o mundo que estamos
deixando de herança esta cada vez mais perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário