segunda-feira, março 14

As piramides


Acordei melhorzinha. Boa o suficiente para arriscar o passeio programado – PIRAMIDES!

Gosto de me preparar para o que vou encontrar quando viajo para um lugar novo.

Entao ja sei de tudo: as pessoas vao tentar em vender tudo o que puderem, vao tenar me dar presentes para me obrigar a comprar outra coisa depois (como em Fiji), tem gente demais em todos os lugares e e preciso ter cuidado, por que eles nao roubam literalmente, mas adoram tirar vantage de turista idiota.

JA entendi tudo.

Comigo nao, jacare…

Primeiro fomos visitar uma piramide que mais parece um monte de entulhos. Sabe quando vc esta construindo ou reformando e fica aquela pilha de lixo no terreno? Arrume a pilha em forma de piramides e – bingo!

Depois do entulho, digo da primeira piramide, fomo fer a tumba de um official que se casou com a filha do rei da piramide de entulhos – e eu fiquei impressionadissima com os hieroglifos na parede interna do monumento.

Depois de mis de 4 mil anos, algumas cores ainda se conservam…

Inacreditavel, lindo mesmo.

E as estorias contadas sao muito divertidas. O cobrador de impostos querendo receber dinheiro das pessoas – ai na proxima imagem o mesmo cobrador descendo o cacete nos devedores que nao pagaram…e outras cenas do cotidiano desse povo antiquissimo : homens pescando, homen tomando remedio por que o peixe comeu a mao dele…risos…

Vimos algumas outras tumbas, uma estatua imensa de Ramzes II e fomo para as piramides de verdade.

A de Queops e magnifica.

Fiquei olhando de dentro do carro pelo menos un 20 minutos antes de ter coragem de descer. Ai escobri que na verdadee agente nao podia entrar pq so 100 pessoas por dia podem visitar por dentro.

Emburrei e o nosso guia conseguiu comprar tickets para nos entrarmos.

Um tunnel imenso, de menos de 1.5 m de alturaque levava da entrada a camara funeraria, onde a mimia de Queops foi guardada.

Subi com um sacrificio lascado. To doente, lembra?

Ate o Fabio que e muito mais esportista que eu ficou com dor na barriga da perna.

Nas paredes internas, so pichacao. Pelo menos picacao velha. Estive aqui e gostei – 1870, e outras coisinhas mais.

Durante a subida, ouviamos um cantico que me lembrava muito as mesquitas chamando os fieis.

A construcao interna da piramide e incrivel. Alta, majestosa mesmo.

E na camara funeraria, nada.

So uma tumba.

Cheguei perto para ver a dita cuja e tem la uma turista deitada. Essa e mesmo muito boa…vontade de ser mumia?

E a musica que a gente ouvia da rampa de acesso era a voz de duas amigas ao lado da tumba cantando para a aspirante a mumia.

Rimos muito e descemos.

Eu em senti um serzinho insignificante perto da magniscencia dos monumentos e da sua grandiosidade. Senti isso duas outras vezes na minha vida : em Roma, visitando o Coliseu e na Tailandia em alguns templos budistas.



A esfinge esta com o rosto machucado e os Egypcios acreditam que um conquistador arrancou o nariz dela para machucar a sua dignidade. Com nariz ou sem nariz a esfinge e Linda.

Num dos guias li que era uma sacanagem ter uma rua passando entre as piramides. Tem mesmo. E ela nao diminui em absolutamente nada a magestade das dita cujas.

Mil estradas nao mudariam a minha opiniao.

O engracado e que eu sempre imaginei as piramides no meio do nada, mas a verdade e que a cidade ha tempos ja chegou ate elas, entao muito proximo dos monumentos existem casas, hoteis, vendedores de frutas.

Por falar em vendedores, voce tem que ver um acougue egipcio.

Eles penduram os bichos inteiros na calcada. E deixam la pros fregueses verem.

Os fregueses, as moscas, os cachorros.

Decidi que sou vegetariana ate sair do Egito.

Pra nao ser muito radical, talvez encare um peixinho. Mas juro que vais ser so isso.

Antes de voltar para o hotel, fiz questao de visitar o museu do barco do sol – uma embarcacao que foi encontrada enterrada ao lado da piramide de Queops e que serviria de embarcacao para a sua vida pos morte.

O bendito barco e enorme e tem quase 5 mil anos, portanto e o mais velho barco o mundo.

Mais uma vez senti aquela crise de inignificancia cronica, sabe?

O Cairo e sujo, poluido e feio. E vale cada minuto que se passa nele…vai entender!


Nenhum comentário:

Postar um comentário