segunda-feira, março 14

Jantar local (UAE)

Ontem eu estava me arrumando para ir a agencia de viagem ver o que nos vamos fazer essas ferias (daqui a DEZ dias), quando a minha amiga liga pra dizer que ela esta indo comprar umas rosquinhas na padaria em frente a minha casa, pra eu sair e dar um beijo nela, ela nao vai entrar por que esta com pressa para ir ao salao de beleza.

SALAO DE BELEZA???


Todos os sinos comecaram a tocar, ja que as minhas ultimas experiencias com salao de beleza, deixaram um tanto quanto a desejar, pode-se dizer.

Botei um sapato no pe, um chinelo na bolsa e fui correndo pra padaria, convercer a minha amiga que ela precisava mesmo era de companhia para o salao de beleza! Quem em sa consciencia vai ao salao de beleza sozinha?

Fomos. Manicure, pedicure...ai que delicia...

Ai me dei conta que em Roma, se deve mesmo fazer como os romanos,e meti logo uma henna nas maos.

Sabe aquelas tatuagens de henna que as criancas fazem em shopping centre?

Pois aqui nos Emirados Arabes as mulheres fazem nas maos para ficarem sexy.

A primeira vez que eu vi, achei que a fulana estava com uma doenca de pele, mas aos pucos fui me acostumando e agora ja estou pronta para fazer da henna um habito esporadico na minha vida e nas minhas maos.

Desde que sejam detalhes pequenos, delicados e leves, a tal henna fica bem bonitinha.

Minha amiga disse que eles iam em dar uma revista com designs para escolher. Como eu nao falo arabe, e a fulana nao fala ingles ou portugues, nao houve meio de eu conseguir botar as minhas maos em nada que se parecesse com um livro de design hennal.

Tudo bem, o que pode dar errado?

Expliquei bem claro:

Poucos detalhes, um design bem suave e delicado. Leve e sutil.

Cada mulher pegou uma das minhas maos. Achei engracado ja que eu so ia fazer em uma das maos. Acho que elas estavam escolhendo que mao era mais adequada.

So percebi que nao era nada disso, quando elas comecaram ao mesmo tempo a desenhar mao afora (ja te disse que henna, uma vez em contato com a pele demora 15 dias para sair?).

Bom, que mal pode haver? - pensei eu mais uma vez.

Falei para elas por favor conversarem para as duas maos ficarem iguais. E repeti as intrucoes: Poucos detalhes, um design bem suave e delicado. Leve e sutil.

Aos poucos fui vendo as minhas maos, dedos, pulsos, BRACOS se encherem de desenhos e mais desenhos...

Uma mao com flores modernas, outra com flores rococo.

Achei melhor deixar para la e sai dela feito um velho e bom gibi.

Na saida minha amiga me convidou para ir jantar na casa de uma amiga dela. Um jantar na casa de autenticos locais.

Claro que eu nao ia resistir ao convite.

Mas com os dois bracos de fora, como diabos eu ia me menter numa casa tradicionalissima como a que ela estava me convidando para ir?

Aqui as mulheres devem cobrir os bracos, pernas, barriga e costas. NAo importa a religiao. E lei.

Pensamos, pensamos e pensamos ate chegar a conclusao que era melhor ir de braco pelado do que chegar atrasada ao jantar.

Fomos.

Uma casa maravilhosa. Imensa. Pela primeira vez eu vi uma casa arabe decorada de uma forma elegante e tradicional, sem os exageros dos dourados, rebuscados e rococos (ai a minha henna estava comecando a secar...).

As mulheres foram extremamente gentis e educadas. Eu me senti em casa desde o minuto numero um.

Mulheres educadas, cultas, divertidas. Ingles perfeito.

No meio da conversa fico sabendo que elas viajam todo ano para a Europa. Paris, Londres, Suica sao destinos corriqueiros.

Faco mil peguntas sobre os habitos e costumes delas e me encanto com a hospitalidade – e com a comida.

Que delicia!

No meio do jantar, alguem elogia a minha henna.

Que sorte, olha eu arrasando na casa das locais...

Charmoserrima, dei uma olhadinha nas minahs maos...e elas estavam ABOBORA!

A porra da henna ficou cor de abobora!

E eu vou ficar com as maos cor de laranja durante 15 dias, ai, ai, ai...

Eta vida!

Depois do jantar e da comida gostosa, a dona da casa apareceu com uma bandeja cheia de perfumes. Olhei os perfumes sem entender nada.

Sera que ela quer vender perfume usado?

Sera que ela ta querendo me mostrar quanto perfume ela tem?

Ou sera que alem de maos cor de abobora eu tambem to fedendo?

Olhei desesperada pra minha amiga que Gracas a Deus e brasileira (casada com um arabe local), e ela salvou a patria.

- Inaie, e pra voce passar o perfume.

- Nao, obrigada!

E ela entre dentes:

- Passa que e desfeita nao passar...

- Ma, ma, mas eu ja passei o meu antesd e sair.

- Passa e fica quietinha, foi a resposta que eu recebi.

Educadissima, passei um dos perfumes. Ledo engano. Eu tinha que passar TODOS.

E como elas acharam que eu era muito burra e nao entendia nada de etiqueta de perfume, sairam logo metendo perfume atras de perfume na minha roupa, na minha pele, no meu cabelo. Todos diferentes, claro! Extratos arabes, ultimos lancamentos franceses, oleo perfumado...

E eu me lembrando da erradissima educacao perfumistica que recebi, onde a gente so usa desodorante sem fragrancia (para nao interferir com o perfume).

Nao senhora, quanto mais, melhor!

Ai eu ja estava fedendo todos os lancamentos carissimos das Arabias e Europa quando ela me aparece com uma lampade de aladim com insenso.

Uma delicia.

Para a casa, certo?

Burra, burra, burra.

O incenso e para a sua roupa.

Voce passa nas abaias, nos veus, nos vestidos.

E como eu dei o azar de estar usando uma saia comprida, meteram a lampada de aladim embaixo da minha saia...

Dificil vai ser explicar para o Fabio como e que eu saio de casa para jantar com “amigas” e volto para casa ate com a perereca perfumada....

Um comentário:

  1. Ha Inaie, Inaie, voce eh uma piada sabia!Morro de rir de suas estorias. Eh uma pena que nao nos conhecemos pessoalmente e nao tivemos oportunidade de nos tornar amigas dessas que sai aprontando juntas por ai. Quem sabe um dia. Enquanto isso, vai contando seus causos dai que eu vou rindo daqui...
    beijos

    ResponderExcluir