quinta-feira, maio 27

A chegada - Sharjah, Jamile e a familia toda!


Assim que eu me desvencilhei da imigracao, ja fui me preparando para ficar sentadinha la no aeroporto, esperando a Jamile, que prometeu ir me encontrar no aeroporto.

A Jamile e uma grande amiga, e  uma figura a parte. Da pra escrever um livro sobre ela. Ou uma novela. Tenho certeza que seria um best seller e ficaria na lista dos mais vendidos durante muito tempo.

Uma das caracteristicas dessa mulher maravilhosa e que ela NUNCA chega na hora pra nada. A Jamile esta sempre atrasada, sempre enrolada, e nunca se lembra onde deixou o carro, as chaves, onde era mesmo aquele bendito endereco? Jamile e desligada...

Como a saudade faz a gente sentir falta de tudo, eu ja estava preparada pra ficar horas sentada naquele aeroporto, com a minha malinha de fim de semana, esperando pela  amiga atrasilda. Ate comprei um livro novo, pra nao morrer de tedio enquanto esperava.

Imagine a minha surpresa quando eu vejo a Jamile, toda sorrisos, me esperando logo ali na saida, NA HORINHA certa!

Fiquei exultante de alegria!

Beijei e abracei muito essa mulher, e em seguida fomos procurar o carro dela, que ela ja nao lembrava onde tinha estacionado. Certas coisas nunca mudam!

Quando eu morei nos Emirados, a Jamile era a minha companheira mais constante. Nos viviamos juntas, iamos pra todo canto. De loja em loja, de shopping em shopping. O marido dela, Emirate puro, acabou me adotando e me levando pra baixo e pra cima passear com a famila dele, Emirados afora!

Jamile tem SEIS filhos. Tinha quatro, e na ultima gravidez teve  gemeos. Quando a familia esta reunida, sao oito pessoas, sem contar agregados ( que por sinal tambem sao muitos).

O mais maravilhoso e como a Jamile leva a vida dela. Carioca, brasileirissima, ela se mudou pros Emirados ha mais de 20 anos. Se apaixonou por um Emirate, deixou a vida que ela conhecia para tras e se aventurou em terras completamente  estranhas. Ela adotou o pais, a familia dele, se adaptou aos novos habitos e usa abbaya toda vez que sai de casa, mas o coracao continua verde e amarelo. Jamile conquistou os locais e encanta a brasileirada que visita (ou se muda) para Dubai ou Sharjah.

Com seis filhos e esse historico todo, a minha amiga foi coletando experiencias que a transformaram numa mulher sabia que so ela. Jamile naos e aborrece com nada (ainda bem, ne! com seis filhos ela estaria louca se fosse se descabelar com bobagem), esta sempre zen e tem um coracao de ouro. Vive perdando todo mundo!

Ela sempre tem uma palavra amiga, sempre esta la pra ajudar quem e que precise.

Depois de 5 anos sem ve-la, fomos direto pra a sua casa. Eu estava doida pra rever a filharada dela. Por sorte estavam todos em casa. Os gemeos, que eram pouco mais que bebezinhos quando eu fui embora, se transformaram em criancas lindas. Uma menina e um menino de 7 anos, ativos, vivos e muito carinhosos. Adorei reve-los. O mais divertido foi o desfile de modas. Assim que eu cheguei a Hinudi se transformou em cinderela, com um vestido maravilhoso da Disney e o Abad era o homem aranha. A roupa tinha ate enchimento...

O Ahmed, me mostrou todas as suas peripecias no computador. Com uma familia desse tamanho, tem lap top pra todo lado naquela casa, e a criancada toda sabe se virar no mundo da informatica. Os bichinhos sao poliglotas. Falam ingles, portugus, arabe e agora deram pra aprender frances.

O Salem que tinha uns 10 anos quando eu fui embora, ja esta um homem, mas continua com a mesma carinha de danado. Esse nao me deu nem bola. Nao queria saber da tia velha, que apareceu do nada e ficou relembrando historias sem graca nenhuma. Rapidinho ele tirou seu time de campo.

Quase tive um surto quando vi a Maisson, a filha mais velha da Jamile. A adolescente se transformou numa mulher lindissima. Educada, elegante e muito querida. Ouvi dizer que alem de tudo isso, a menina e corajosa. Ate ja voou de asa delta, la na praia do pepino! Eta menina arretada. Esta estudando engenharia eletrica, mas ja tem um olho em comercio internacional. De boba ela nao tem nadinha!

E o Omar, que esta estudando nos Estados Unidos, deve estar deixando a mulherada maluca na terra do Tio Sam. Ja avisei a Jamile que ele vai voltar pra casa com um monte de pretendentes americanas correndo atras dele. Nao vou nem levar as minhas filhas pra visitar, tem homem bonito demais nessa casa.

Depois de almocar fomos ao salao arrumar o cabelo. E depois de 5 anos sem ver a Jamile, tive a impressao que nos tinhamos nos visto a semana passada. Pegamos a conversa de onde tinhamos deixado. Rimos muito. Falamos um monte de bobagens. e foi so alegria.

Passei um dia magico, entre princesas e super herois numa casa cheia de calor humano e alegria.

Os filhos da Jamile cresceram, alguns sao adultos. E se eu tivesse direito a fazer um unico pedido ao universo, pediria que os filhos dela herdassem a sua generosidade e sabedoria. Mulher como essa nao tem em toda esquina nao!


Um comentário:

  1. Eu passei por Dubai quando voltei do Japão para o Brasil. Pena que só fiquei no aeroporto mesmo. Mas vi a ilha da palmeira pelo avião, achei lindo. O globo não cheguei a ver, só um pedaço, era do outro lado do avião.... Lindo! Vc mora onde agora?

    Kisu!

    ResponderExcluir