Tem muita coisa que me tira do serio, me deixa loooouca da vida. Racismo e uma delas.
Esses dias eu estava conversando com uma amiga brasileira que ja saiu do Brasil ha muitos anos. Ela e casada com um canadense e eles tem dois filhos. Um menino e uma menina ( ou melhor dizendo, um homem e uma mulher, ja que os dois sao maiores de idade).
A menina namora um paquistanes ha uns 3 anos. O menino esta tendo a sua primeira namorada seria. Ela e filha de uma indiana e um ingles.
As duas maes estavam conversando ( a brasuca e a indiana). Papo vai...papo vem... ai a indiana pergunta pra minha amiga:
- Sua menina namora ha bastante tempo ne?
- Namora. Eles estao super felizes, o cara e uma graca.
- e de onde ele e?
- Paquistanes.
...a mae indiana imediatamente leva a mao ao coracao e pergunta:
- oh meu Deus... e como e que voce esta se sentindo em relacao a isso??
Fosse eu na fita, teria varias respostas para oferecer:
- da mesma forma que a sua sogra se sentiu quando o seu marido escolheu se casar com voce querida....
ou
- da mesma forma que eu me sinto em relacao ao meu filho namorar uma indiana...
Minha amiga, chic que ela so, respondeu, na maior compostura:
- Eles estao super felizes, o cara e uma graca. Eu nao poderia estar mais feliz!
Bendita seja a minha amiga que ja nao saiu esculhambando o comentario racista da outra!!!!!!
Há 3 anos
Inaie (ou Inaiê?)
ResponderExcluirO racismo não é racista e se manifesta em todos os povos deste mundão grande. Não gosto de piadas racistas, não uso expressões racistas (denegrir, judiar...) e evito generalizações, que considero uma forma de racismo ("as mulheres...", "esses homens...", ricos, pobres, etc.). Mas esse mundo é cheio de gente que pensa diferente e eu não vou me aborrecer com quem enxerga o mundo de um modo diferente do meu, assim como não é a minha função nesta vida corrigir o mundo, mas que me incomoda muito - o racismo - ah, isso incomoda. Se você quer ler um pouco sobre o tema, sugiro o livro "O racismo explicado o à minha filha" do escritor Tahar Ben Jelloun.
O Alex Castro escreveu coisas muito interessantes sobre o tema, que podem ser lidas neste link:
http://www.interney.net/blogs/lll/2010/10/23/racismo_alex_castro
Vou aparecer mais vezes. Acabei de linkar você. :)
Inaie, sua amiga teve a melhor atitude. Encerrou o racismo na outra, não o propagou! Achei ótimo. Racismo é mesmo pura degradação humana. Como alguém pode se sentir superior a outro por raça, credo ou opções, sejam religiosas, sexuais etc? Não faz qualquer sentido!
ResponderExcluirOlha, sobre responder comentários, eu também não respondo efetivamente. Quis dizer retribuir a visita, na realidade. É bom quando somos visitados por quem visitamos, não é? Nossa! Nunca nem tentei, e nem sei como tem gente que consegue responder um a um... Não te acho nada grosseira, pelo contrário. Um doce de pessoa, que já me encantou por completo. Beijos.