segunda-feira, junho 14

Passaportes, vistos e burocracia! QUE SACO!

Eu so tenho passaporte brasileiro. Tenho bisavo Italiana, mas mulher nao passava cidadania italiana ate 49. Me casei com um brasileiro com passaporte italiano, mas cidadania nao e doenca contagiosa, entao nao pega...
Duas vezes morei na Nova Zelandis o tempo regulamentar para conseguir cidadania (tenho residencia permanente), mas me mudei antes do processo ser finalizado, o que invalida o meu pedido.

Resultado: tudo o que eu tenho e um passaporte brasileiro.

Que me da problema para entrar em qualquer pais do golfo.
Que me enche o saco quando vou pedir visto para os Estados Unidos.
Que me azucrina quando eu tento viajar sozinha. Brasileira? Nao pode nao.
Que nao me permite a entrada no Ira (pra onde minhas amigas francesas e neo zelandesas vao sem nenhum problema)

Agora os "burrocratas"de Bahrain nao querem me dar o novo visto de residencia por que o meu passaporte vai vencer antes do visto ( que e de dois anos).
A embaixada brasileira nao pode me dar um passaporte novo por que ele ainda e valido por mais de um ano, e ainda tem varias folhas disponiveis.
A embaixada americana nao me da o visto americano (pra onde eu vou - sera que vou? nessas ferias) por que eu nao tenho pais de residencia fixa (por que os "burrocratas" de Bahrain...

E o que e que eu faco?
Me sento no chao e choro?
Saio gritando feito uma maluca ate que alguem me de um passaporte novo, ou que outro alguem carimbe todos esses vistos que eu preciso?

To aceitando sugestoes!

2 comentários:

  1. Qdo viajo é o mesmo problema...e ai vc sente na pele o preconceito de ser brasileiro.
    Fui pra Tailândia e eles viram meu passaporte brasileiro com carimbos japoneses... não entenderam foi nada e tiver que dar um pequeno barraco para as coisas seguirem no Aeroporto. Fora que no vôo só tinha eu e um amigo brasileiro. Fomos obrigados a preencher um relatório sanitário (informando se tinhamos doenças tropicais, etc) mesmo morando há alguns anos no Japão.

    visto pros EUA é uma novela.
    Pelo menos no que a gente depende do governo japonês é tudo rápido e organizado. A gente não sofre... a renovação é rápida. E eles te dão um a extensão no seu visto caso vc precise (como vc citou, trocar o passaporte). A única coisa q dá rolo é deixar o visto vencer (e muita gente aqui deixa, é uma loucura).

    Q coisa... o q fazer nesse caso?Seu passaporte é válido! Vc tem q pedir ajuda ao Consulado então?
    boa sorte! é o que te desejo, sinceramente.

    ResponderExcluir
  2. Inaie,

    Se você for casada com cidadão italiano por mais de dez anos, há direito de solicitar a sua cidadania. Se tiver filhos, o tempo pode ser mais curto. De qualquer modo confira se o período continua de 10 anos, pois as leis por aqui mudam mais que o vento. Informe-se em um consulado ou na embaixada italiana.

    Boa sorte! :)

    ResponderExcluir