sábado, junho 26

CALOR, CALOR, CALOR!

Quando eu digo que e muito quente aqui em Bahrain, eu nao estou nem brincando, nem exagerando.

A temperatura no verao as vezes ultrapassa os 50 graus, e apesar de estarmos no deserto, a humidade e grande, transformando a combinacao (calor + humidade) num inferno.


Por exemplo:

- se voce desligar o ar condicionado por meia hora e depois tentar andar no comodo sem ar, a chance de voce se "esborrachar"  e muito grande.A humidade se condensa e forma uma pelicula de agua no chao (que geralmente e piso frio) e o tombo e certo. SIIIM, ja tentei. E ja cai.

- Se voce sair de ferias e esquecer o ar desligado (ou ele pifar), pode esperar encontrar seus moveis mofados e suas roupas estragadas pela humidade. Ja aconteceu com algumas amigas minhas.

- Dar uma "abridinha"na janela para entrar um arzinho? Entra um bafao...e as vezes umidece tudo que esta pela frente. No verao, portas e janelas fechadissimas.

- banho frio? voce esta me zoando ne? As caixas d água sao em cima das casas, e ficam expostas ao sol o dia inteiro. Quando voce liga a agua fria, ela ja sai pelando. No verao eu so tomo banho de banheira. Encho a bichinha, ligo o ar condicionado e deixo a agua la, esfriando. Quando estiver fresquinha vou la aproveitar o "luxo". A outra opcao e levantar de madrugada e tomar banho morno. Ja me sugeriram desligar o cilindro de aquecimento, e usar a agua quente (que vai estar fria, por que esta desligada). Tentei, sabe-se la por que nao funcionou. Vai ver o bendito cilindro tambem fica la em cima da casa.

- andar, correr, bicicletar? esquece. No verao voce torra se tentar ir a algum lugar sem carro

- vai ao shopping? pare o carro num estacionamento coberto, assim quando voce voltar, voce so vai assar um pouco, mas pelo menos nao vai queimar as maos ao tocar no volante nem o bumbum quando se sentar. O bafao quente e inevitavel. Abra os vidros e receba o bafo quente de fora do carro - geralmente e melhor que o ar que esta dentro. O ar condicionado demora um pouco pra expulsar o "bafo do diabo" mas acaba conseguindo.

- quando eu vou a qualquer lugar relativamente privado (casa de amigos, estacionamentos fechados) eu deixo o carro ligado e o ar condicionado correndo. Assim quando eu volto, da pra entrar no carro sem ter vontadde de chorar.

- toda semana eu dou um "limpa"na minha dispensa. Com o calor (mesmo com ar condicionado ligado 24hs), muita coisa se estraga antes da hora. Lixo e a unica solucao.

- mercado de frutas no verao? ESQUEEECE!!! As frutas ficam nesse galpao imenso, sem refrigeracao, quando chegam a sua casa, geralmente ja fermentaram. Os supermercados mantem as frutas fresquinhas.

- shopping centres? leva um casaquinho. O povo estressa por causa do calor e tasca a temperatura la embaixo. E comum passar frio no cinema tambem.

Vem pra Bahrain, vem!

3 comentários:

  1. E eu que pensava que o calor no verão de Piacenza fosse o pior do mundo...
    Acho que morreria se tivesse que viver com o ar-condicionado ligado 24 horas por dia.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Poxa... li seu relato e te entendo perfeitamente.
    Aqui não chega a ser tão quente assim.
    Mas é muito úmido também.
    Estamos na época das chuvas de monções, chove praticamente todo dia e o dia todo rs.

    Essa época é a pior para vir ao Japão. A umidade tb é mto alta, incomoda, um bafo só.

    É uma sauna gigante, não é?
    boa semana. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah... tô pra falar faz tempo e esqueço...
    Nunca jogue fora seus óculos cor de rosa para olhar a vida. é a busca de um mundo melhor, com certeza. Olhar de quem vê o ruim, o absurdo mas nunca se conforma, não aceita e nem acha normal ou certo.

    Eu tb vou escrever essa semana sobre calor aqui no Japão e vou linkar esse post aqui, posso?
    bjs

    ResponderExcluir