segunda-feira, março 14

Peter Blake


Peter Blake

Não sei se já comentei que estou me mudando para a Nova Zelândia. de mala e cuia. Na verdade, chegamos ao país há dois dias e eu estou impressionada com a gentileza e o carinho com que os neozelandezes estão nos tratando. Queria falar disso e da experiência maravilhosa que eu estou vivendo, mas ao ler os jornais hoje pela manhã, fui chacoalhada pela noticia do assalto de Peter Blake no Brasil.

Esse velejador que foi assassinado em águas brasileiras, significa para os neozelandezes o mesmo que o Sena significava e ainda significa para nos. Ele era o ídolo, o herói nacional.

Saí de casa muito cedo hoje (estamos naquele processo de alugar casa, mobiliá-la, comprar carro, essas coisas de sempre). Pois sai cedinho e encontrei o pais em luto. Nao se fala em outra coisa, as pessoas choram, lamentam, sofrem.Ha tristeza em todos os rostos.
A situação e tão intensa que eu tive receio de ser hostilizada por ser brasileira.

Pois acreditem ou nao, recebi tanta solidariedade que fiquei impressionada. As pessoas estão traumatizadas com o ocorrido, mas tem claro que para elas foi uma fatalidade, enquanto o nosso pais vive sob o eterno espectro do medo e da violência. Todo mundo me perguntava se ele tinha sofrido, se os assassinos tinham sido cruéis. como responder? Nao, os assassinos foram legais, mataram rapidinho...

Conversando com amigos no Brasil, ouvi coisas como:

Mas ele reagiu...
Foi um imbecil mesmo. E o pior e que isso vai "manchar" a imagem do Brasil.
Você acredita que o Fernando Henrique se desculpou?

E coisas do gênero. Todo mundo tentando encontrar uma desculpa para o indefensável.

Pois eu tive vontade de chorar. Ainda mais vontade do que a que eu senti pela manha quando li a noticia.

Eu mesma tive vontade de me desculpar pelo ocorrido. Acho que somos todos vitimas , assim como o Peter Blake foi, mas somos também co responsáveis por essa violência toda.

O que nos temos feito para pará-la?

Eu fugi, o que não e muito heróico, devo confessar.
Eu fugi depois de ter sofrido um assalto em uma festa, em Campinas.
Fugi quando me vi dizendo aos policias que os bandidos tinham sido gentis comigo.
Eles entraram na festa onde eu estava, nos ameaçaram de morte, apontaram automáticas para as nossas cabeças, nos agrediram emocionalmente, levaram nosso dinheiro, e eu ainda achei que eles foram "bonzinhos?

A verdade e que se não ha assassinato, estupro ou espancamento, nos tendemos a achar que o assalto nem foi tao ruim assim!
Quando me vi nessa situação, percebi que estava precisando de ar fresco. Estava na hora de conviver com outra realidade e acordar para a vida. Aprender a valoriza-la, na verdade.
Nos não podemos dizer que esta tudo bem. Não podemos aceitar a violência como fato corriqueiro do dia a dia e muito menos achar que a culpa da violência foi de quem reagiu a ela.
A culpa foi do assaltante, da autoridade policial que permite essa bandalheira, dos políticos que permitem que os policiais recebam salários de fome, todo o sistema esta errado, na verdade. Nós precisamos nos unir e começar a pensar em um plano B.

O que e que nos podemos fazer para melhorar o Brasil? O que e que nos podemos fazer aqui e agora?

Eu juro que não tenho a resposta. Procuro educar as minhas filhas, fazer a minha parte, ser honesta e passar uma boa impressão do Brasil e dos brasileiros aqui fora. Procuro dar o melhor de mim em tudo o que eu faço,ajudar quem precisa, mas sei que não é suficiente. Precisamos fazer mais.

Por favor, se vocês tiverem alguma idéia, me ajudem!!


Vamos melhorar o nosso pais. Vamos tentar construir um mundo inteiro melhor para se viver.
E que os Neozelandeses nos perdoem pelo assassinato do Peter Blake!



Nenhum comentário:

Postar um comentário