segunda-feira, março 14

Egito dia dois


Pois aqui estou eu e ate agora nao sei como em sinto com relacao ao pais.
O empurra empurra e o desespero dos evndedores me angustia. A palhacada de taxistas quererem te roubar me enche o saco (eles dizem que nao falam ingles direito, ai falam : eu disse dois vintes, nao vinte...) ai e aquela briga pro palhaco te deixar em paz.
Sem contar que qualquer carroca daria de dez em qualquer taxi nas ruas do cairo. E meu deus, como eles dirigem mal.
Deve ser a maldicao da mumia que caiu sobre a cabeca de todos os motoristas egipcios.
Gente te pegando na rua, tentando literalmente te arrastar para dentro dos lodjinhas deles.
Mas nem tud esta perdido.
Ontem oFabio deixou a carteira dele cair (com todo o nosso dinheiro) dentro da vanq ue estava nos levando pros tours, e hoje pela manha o motorista estava na porta do hotel, com a carteira, e toda a grana dentro ..la se foram 200 paus de gorjeta.
Pela manha fomos visitar o museu do Egito.
Nunca achei que ia pagar para ver tumba. Pior, nunca achei que fosse ADORAR ver tumba.
A colecao de tutamkamom e fascinante. Deixa tudo o que eu ja vi antes no chinelo.
Fiquei impressionadissima com a sofisticacao ads tecnicas antigas de embalsamar corpos.
Vc sabia que eles embalsamavam animais ambem? PAra o Farao etr o que comer depois da morte.
Faz sentido, gente embalsamada come bicho embalsamado.
Tudo muito doido.
Ai descobrimos que eram outros tickets para ver as mumias. RAmses, seti...tinha que ver, nao tinha?
LA fui eu gastar dinheiro nao so para ver tumba, mas para ver defunto tambem.
Ramses II tem ate cabelo.
Descobri muitas coisas interessantes.
As famosas bonecas russas nada mais sao que uma copia barata das bonecas egipcias.
Os faraos tinhasm varios sarcofagos e colocavam um dentro do outro, dentro do outro,d entro do outro...
descoberta dois: eles eram todos anoes.
O ultimo sarcofago e minusculo.
Outra descoberta; Os detalhes nas esculturas sao de tirar folego. Eles prestavam a maior atencao a anatomia e colocavam os musculos das pernas, dos bracos, da barriga super definidos nas estatuas imensas...
Sabe a piramide de Queops?
Imensa, majestosa, gigantesca?
Qual e a maior estatua do rei queops?
Lembre-s e que no Egito os faraos tinham estatuas imensas deles mesmos.
VAi chutar?
7.5 cm.
NAo, nao errei nao. SETE CENTIMETROS E MEIO> e nem e de ouro. e de marfim.
acho que ee gastou toa a grana fazendo a piramide e ficou sem verba pra sua propria estatua.
E o que ele nao viveu pra saber e que qdo encontraram a dita cuja, ela estava sem cabeca. foram semanas peneirando terra para achar a cabeca do coitado.
O museu e maravilhoso.
A tarde fui passear no mercado, onde me lembrei o quanto o CAiro e detestavel
Gente empurrando, puxando, so falava mprderem os pobres turistas.
E nos temos cara de xicanos, por que ninguem perguntava se a gente falava ingles ou italiano, era diret no espanhol, senor?

pois e ...dura sina de latino americao. Nem no egito a gente escapa.

Depois do mercado eu entrei numa mesquita - zona proibidissima para mulheres,. mas como no cairo tudo que e proibido vira permitido por um certo preco, a gente acabou conseguindo visitar a dita cuja.
Linda. MAravilhosa.

O cairo e conhecido como a cidade dos mil minaretes - e deve ter mais de mil, para falar a verdade...


Ate amanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário