segunda-feira, março 14

Egito muculmano


Estou no Egito ha tres dias.
JA via as piramides (que sonho), ja fui ao mudeu, ja visitei o mercado, andei pelas ruas.
Ontem fiquei deprimida e nem quis sair para jantar. As seis da tarde me enfiei deaix das cobertas e entrei em panico so de me imaginar outra vez nas ruas lotadas da cidade.
Tive o suficiente de empurroes, apertoes e pisoes no pe por um dia. depois de uma boa noite de sono eu poderia reavaliar a minha disposicao.
So sai do hotel para ir ao supermercado comprar um chocolate para poder tomar o meu remedio (ainda to doente, eh mole?)
O ta chocolate me custou 32 pounds. O jantar de ontem, num restaurante italiano (no bairro chic do CAiro), com couver, brushetta, massa e agua com gas para duas pessoas, custou 30.
FAbio quase infartou.
Hoje e o dia de um festival muito importante. As pessoas que tem dinheiro compram carne e distribuem para quem nao tem. Achei a coisa mais legal do mundo.
...ate que descobri como a coisa funciona.
Ontem vi umas vacas amarradas nos postes ads ruas, mas como aqui pedestres, carros, motocicletas disputam em termos iguais as ruas da cidade, vacas amarradas no poste me pareceram muito razoaveis.
Logo pela manha decidimos ir visitar as mesquiats locais. Algumas sao de 1300. E como eu ja disse, mulher entra em mesquita aqui sim.
Percebi que as ruas estavam avermelhadas e achei que eles tinham pintad o asfalto para a festa. Que legal!
Ai passamos em frebnte ao acougue e eu vi que o vermelho nao tinha nada a ver com tinta. Os egipcios matam os animais na calcada, na frente dos acougues, para distribuir a carne.
Meu estomago embrulou na hora.
Uma carnificina so. Estou cada vez mais inclinada ao vegetarianismo.
FAbio e quem sabe das coisas...
Pocas de sanue e orgaos se empilham nas calcadas. Charretes pra la e pra ca com peles de boi e carneiro "enfeitam" a cidade.
Um terror.
Mas o Egito e como crianca pequena. Eu costumo dizer que Deus fas as criancas tao lindas que quando elas enchem o saco da gente e nos estamos prestes a jogar a criaturinha pela janela, e so dar ula olhadinha e nos logo perdemos a coragem...por que eles sao tao fofos!
Mesma coisa com o Cairo.
Um lixo, lixo, lixo.
Ai vc ve as piramides e esquece da pobreza, da sujeira e da bagunca.
Ai vc anda nos taxis velhissimos, sujos e caindo aos pedacos, e quer ir embora no proximo aviao (desde que na seja egypt air), mas uma passada pelo museu e voce so se lembra das maravilhas da colecao de Tutankamom...
E assim a viagem segue.
A pobreza e tanta aqui que os predios nao sao rebocados. SAo chapiscados.
De cima do forte, a cidade e cinza. E deprimente.
Ai vc visita as mesquitas e fica doido com a grandiozidade das obras.Com a riqueza dos detalhes...
O Egito e um lugar imperdivel. MAs Fabio ja me disse que nas proximas ferias nos vamos pra suica. Azar de quem sabe esquiar, que vais er empurrado e pisoteado por nos, que nao sabemos.
O engracado e que o sonho de consumo dele e conhecer a India - mas depois dessa viagem nenhum de nos dois encara outra pobreza deslavada dessas. Precisamos de um pouco de modernidade e civilizacao para desopilar o figado.
Amanha vamos para Abu simbel - e em seguida um cruzeiro de 4 dias pelo Nilo. Isso significa que eu vou sumir do mapa.Pelo menos por uma semana.
FAlo com vcs na volta!

Beijos mil e vao la matar uma vaca na calcada para dar pros pobres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário