segunda-feira, março 14

Casamento Arabe

Hoje eu fui a um casamento arabe.
Quanto mais eu penso a respeito, mais privilegiada eu me sinto. Minhas amigas moram aqui ha anos e nunca tiveram a oportunidade de presenciar um ritual local.
LA fui eu, com o meu vestidinho preto (cavadissimo, com uma fenda imensa na perna e as costas de fora). Apropriadissimo para um casamento, certo?
Chego na festa ( que e so para mulheres) e vejo centenas de mulheres vestidas com suas abayas. E eu quase pelada.
Logo na entrada duas mulheres sde encarregam de me lascar dus esguichadas de perfume (lembra que elas adoram perfumar os outros?).
Me sinto meio constrangida. Sera que estao me chamando de fedorenta? mas relaxo logo, quando percebo que todas as convidadas sao submetidas ao banho perfumal.
Voltando a minha roupinha...Pelo menos eu tambem estava de preto, achei que ia acabar me misturando com a multidao...doce ilusao!
Uma festa maravilhosa.
As mulheres aos poucos foram tirando as abayas e a festa se transformou em um grande desfile. Paete para todo lado. Amarelos, rosa, roxos...cada um mais exotico e brilhante que o outro.
Se o meu pretinho nao fosse economico em tecido, ninguem teria me notado, mas apesar de tanta pedraria, pernas de fora, so as minhas.
Musica arabe, dancarinas, comida a dar com o pau...
E as mulheres sentadinhas, comportadissimas, conversando com as suas amigas nas mesas.
Se a gente tirasse a maquiagem do rosto das mulheres e botasse de volta nas embalagens, daria para encher paletes e paletes de blush, sombra...
O lapis de olho seria suficiente para eu me maquiar pelo resto do ano. E sobraria. Muito.
E a festa rolou noite adentro. Muita musica, ninguem dancando. Muita comida.Pouca conversa. Um ambiente divertidissimo.
A festa foi no Hyatt, mas o salao foi todo decorado com motivos egipcios...
Esfinges, toalhas de mesa coloridissimas, garconetes a la egipcia...tudo carissimo e de um gosto BEM LOCAL.
E eu me divertindo pra caramba s de ver os olhos arregalados daquela mulherada n meu vestido.
A noiva chega, senta no palco e fica la. Paralisada.
Menina bonita. Uns 20 anos.
PAssam o video da festa anterior (casamento arabe tem um monte de festas) e eu vejo que o marido tem na melhor das hipoteses 45 anos.
VArias conversas rolam salao afora. Ela ta triste, chorou por causa do marido velho. Ela queria marido velho...
Ninguem sabe qual e a estoria.
Ela e a primeira esposa. Nao, ele ja casou com outra antes mas nao contou pra ninguem...a mae que quis que ele se casasse...
E eu ouvindo as estorias e rindo.
E de tempos em tempos passava a garconete com vidros de perfumes arabes diferentes. Ou potes de incenso pra gente colocar na roupa.E da-lhe cheirinho...
E eu pensando na sorte que eu tive de ter nascido do outro lado do mundo, onde eu escolho quem dorme na minha cama e partilha a minha vida.
De repente a mulherada comeca a cobrir a cabeca. O salao empretece e a porta se abre novamente.
Entram o noivo e uma comitiva de homens. Todos arabes.
Eles sobem ate o palco, entregam o noivo para a noiva e saem em comitiva, jogando dinheiro para os convidados. Bolos de dinheiro.
Minha mae pega 20 dirhams do chao.
Vejo uma lulher com um bolo imenso de dinheiro na mao. Fico pensando nela embolada com as outras mulheres no chao, brigando pelas notas...
O noivo fica la no palco com a noiva novinha dele...e as dancarinas alegrando a festa.
Uma delas vem, me pega pela mae e la vou eu dancar no meio da mulherada.
Depois descubro que so quem e muito proximo da noiva danca. pelo jeito quem e muito proximo ou quem esta semi pelada.
As mulheres me olhavam engracado. NAo sei se elas me achavam esquisitissima, se ficaram com uma certa inveja da minha liberdade ou com pena por eu ser uma perdida, mas uma coisa e certa : todo mundo me notou.
A festa foi inesquecivel.
E pelo jeito eu tambem fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário