segunda-feira, março 14

Encontrar escola para as meninas : tarefa facilima!

E maravilhoso ter a oportunidade de experenciar uma cultura tao diferente!



E melhor ainda depender de resultados nessa cultura TAO DIFERENTE!



Pois a missao da semana foi encontrar uma boa escola para as meninas. Um lugar que desenvolva os sensos, estimule o aprendizado, ajude as meninas a se relacionar com outras criancas e de lambuja aprendam uma coisinha ou outra!



Usei criterios muito sofisticados:



Criterio numero um : Aulas tem que necessariamente ser em ingles



Criterio numero dois: Brochuras em ingles – sem erro de grafia ou concordancia. E que facam sentido! Algum sentido – seja o qual for.



Criterio numero tres: Escola nao muculmana. Nada de ler o Corao dia e noite e rezar pra Alah.



Criterio numero quatro: Nada de escola que tenha o curriculo ajustado as escolas da India, Paquistao ou Indonesia.



Criterio numero cinco: Que Deus nos ajude. E Alah nao nos atrapalhe!



La fui eu, lepida e fagueira com a minha listinha de 10 escolas, das 374 disponiveis em Sharjah. Trabalho de emstre, consegui desclassificar 364 escolas numa sentada. Eficientissima.





Escola britanica. Na secretaria, antes de perguntar nosso nome, a fofa perguntou em que ano nos queriamos matricular as meninas.



- Ano dois esta lotado! Desculpe, volte ano que vem.



Aproveitei a simpatia e a dedicacao e dei a listinha para ela dar uma olhada.



A American International School e na verdade indiana. A Creative Science, com curriculum britanico, modernerrima e cheia de atividades interessantissimas e muculmana (nao acreditei e fui espiar, a escola adoraria converter duas catolicas para o muculmanismo...ops...).



Resumindo: fiquei com cinco outras escolas para visitar.



De taxi em taxi, la fui eu embaixo de sol ardidio visitar escolas. A estorias dos taxis, em si merece uma pagina sozinha. Taxistas que fumam, que nao sabem o caminho, que nao falam ingles, que se perdem...Taxistas que nao aparecem pra te pegar na hora e te deixam 2 horas plantada esperando ! E so alguns poucos taxis tem taximetro. O resto e na “negociacao”. Sintod e seguranca? So na frente. Atras nao precisa nao...

Mas nos vamos deixar isso tudo pra la. De volta a nossa peregrinacao escolal:



Na proxima escola, tivemos a sorte de chegar bem na hora do recreio, e foi um deleite ouvir o bedeu aos gritos:



- FORA! FORA! Vai ja pra fora!



- Voce ai! TA surdo? Vai la pra fora brincar. JA!



- Sai daqui. Vai pra fora! VAI ! VAI! VAI!



Fiquei sensibilizada com a enfase que eles colocam nas brincadeiras, mas achei que as meninas precisam levar escola mais a serio ( e talvez os gritos danificassem os ouvidos sensiveis das duas).



Escola numero tres : indiana outra vez.



Escola quatro : professores de todas as partes do mundo. Nenhuma parte que fale ingles.



Escola cinco: Preencha a inscricao aqui e tchau. Nao pode visitar a escola nao....



Escola seis ( e ultima possivel): nao sei se por sorte ou desespero, nos ADORAMOS a escola.



A diretora e os professores sao todos britanicos ou tem ingles como promeira lingua. Recepcionista simpatica.Antes de falar qualquer coisa, tive que deixar meu nome e telefone, assim as meninas seriam chamadas para fazer um teste. Ingles e matematica. Tudo muito lotado. Talvez no fim da semana que vem. Vestibulinho aos 6 e 8 anos. Quase morri de pena, mas eu tambem nao estava la em condicoes de criar caso. Recolhi –me a minha insignificancia temporaria e dei o telefone.



Voltamos quando nos foi “mandado” para fazer o teste. As duas passaram com merito!



Agora e so voce preencher a matricula, pagar, comprar o uniforme e nos as esperamos aqui amanha.



- Querida, eu gostaria de conhecer a escola. As instalacoes....



- Agora ninguem tem tempo nao.



- Entao voce pode por favor marcar uma hora, e nos voltaremos pra conhecer a escola.



Depois de olhares de terror, a secretaria da diretora disse que ia “verificar” se a senhora diretora poderia dar o ar da graca.



Sentamos e esperamos. Calmas e placidas no sofa da recepcao. Como tres boas meninas.



Uns 20 minutos depois a sra diretora apareceu e nos levou pra passear. Fizemos um otimo tour.



O ponto alto foi passar em frente a uma classe cheia de malas no corredor. Hittler, digo, nossa querida diretora abriu a porta e disse gentilmente: voces estao tentando fazer uma barricada no corredor ou e so preguica? Pode vir arrumar essa bagunca aqui!

So se via criancinha arrumando as malinhas nos armarios. Convidei a diretora para fazer uma inspecao no quarto das meninas, mas ela esta comprometida pelos proximos meses. Que pena!



A escola e linda. Os professores todos tem ingles como primeira lingua ( de ingles ruim ja basta o nosso) e nao ouvi nenhum berro. Predio novo, super bem equipado, piscina coberta e com temperatura controlada, parede de escalada...um show de bola!!!



- Otimo. Agora va la preencher a matricula, pagar, comprar o uniforme e nos esperamos as duas aqui amanha.



- Eu gostaria de fazer algumas perguntas.



Outro olhar de terror.



Como assim, perguntas? Que perguntas ? Pra que perguntas ? Eu nao tenho tempo. Estou muito ocupada.



Tive que repetir a estoria do remarcar visita, que a escolha da escola das minhas filhas e a decisao mais importante da nossa vida aqui nos Emirados (Gracas a Alah eles nao sabem que essa e a nossa tabua de salvacao, pq as outras escolas do pais estao fora de cogitacao).



Sentamos e esperamos mais uns 20 minutos, quando uma simpaticissima secretaria veio me responder perguntas sobre disciplina, curriculum, dia a dia na escola e tudo mais que eu quis perguntar. E fez questaod e repetir que eles so tinham uma vaga no ano 2 e duas no ano 3. Se a gente bobeasse, as vagas iam embora.



Nao em pareceu balela nao. Duas escolas estavam com o ano 2 lotado (uma que eu nem tive a chance de conhecer e a que tinha o bedeu gritao)



Acabei o interrogatorio, preenchi a matricula e fui ate a tesouraria pagar.



Mas a mocinha do uniforme ja foi embora. Agora so amanha de manha....AAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII !!!!!



Pelo menos essa pagina esta encerrada.



As meninas comecam na escola sabado!



So falta conseguir transporte para as meninas ja que o onibus da escola esta lotado. Um taxista que queria se comprometer a levar e buscar as meninas todos os dias. Tenho certeza que vai ser facinho, facinho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário