sexta-feira, julho 2

CHINA

Hoje li no blog alheio, descobri que o blogspot e bloqueado na China.
Me lembrei de todas as vezes que eu tento acessar uma pagina aqui em Bahrain, e logo recebo um aviso:


ESTE SITE ESTA BLOQUEADO

ESTE SITE ESTA BLOQUEADO POR QUE VIOLA AS LEIS E REGULAMENTOS DE BAHRAIN.


Sempre que essa mensagem aparece, eu me sinto mal. E como se eu realmente estivesse fazendo alguma coisa errada, tentando ver algo que nao me e permitido.

O problema e que isso nao e verdade. Algum doido da censura local decidiu o que e apropriado que se veja, e o que e proibido. E todos nos somos submetidos a esses criterios (que nos nem sabemos quais sao).

La na China por exemplo, pelo que eu percebi, o Blogspot e indecente, inadequado ou simplesmente errado! Entao ninguem le. E ninguem usa. Pronto e acabado.

Eu optei por morar aqui. Nao reclamo do pais, nao reclamo do dia a dia. Na verdade, amo as oportunidades que Bahrain me proporciona. Mas de vez em quando fico de saco cheio de levar um puxao de orelhas por tentar entrar nesse ou naquele site.

Gostaria de conversar com outros expats, de saber como sao as coisas em outros lugares, de aprender mais, de descobrir outros mundos.

Que mal pode haver nisso?

Diz ai, Alexandre http://mauj77.blogspot.com/ , como e a censura no Japao?

Um comentário:

  1. Não sabia que ai no Bahrain tb tinha censura na internet! E assim, tão pesada!

    Alguns amigos chineses q tenho sofrem pra usar a internet. Youtube, flickr, blogger, tudo bloqueado!
    Aqui no Japão não se censura nada... não há restrição alguma no Japão, a nenhum site (claro, a não ser de cibercrimes, pedofilia, essas coisas). Há certas restrições com quem posta pornografia (precisa-se cadastrar-se em um serviço governamental e o site passa por inspeção, para não postar nada criminoso - pedofilia, fotos de violência sexual, etc).
    Mas fora isso, sem problemas...

    Acho que a censura ai deve funcionar como a antiga censura brasileira: bloqueiam coisas à esmo, simplesmente pq o censor não gostou.... o critério é a burrice mesmo.

    bom fds!

    ResponderExcluir