sexta-feira, abril 9

MInha avo

Eu tenho muita sorte na vida! Tive avos maravilhosas. E foram varias. Uma "de sangue", outras adotadas. Mas todas de coracao.

Ontem foi o aniversariod e 88 anos da minha unica avozinha que ainda esta viva.

Liguei pra ela, botei minhas filhas no telefone pra dar os parabens , conversei um pouco com essa mulher que me deu tanto amor e carinho ao longo da minha caminhada.

Me lembro de passar longas ferias na casa da Vo Ninha. Eu ficava la, na maior parte das vezes sozinha, sem outras criancas pra brincar, mas me sentia em casa. Feliz. Em paz.

Me lembro de "catar formiga"no jardim, de ajudar a fazer o "pao pullman da Vo Ninha" (que era o meu preferido, e ela sempre fazia pra me agradar), me lembro de passar horas na frente da televisao, e depois de mais crescidinha, horas ao telefone, falando com meninos variados.

E a minha avo sempre ali. Sempre aquela presenca gostosa na casa. Nunca se intrometendo, nunca confrontando. Nao me lembro de ter levado uma unica bronca dela a minha vida inteira. E Deus sabe como eu mereci!

Minha avo teve tres filhas. Perdeu duas antes delas completarem 5 anos. Muito tempo depois, nasceu a terceira. Essa sim, cresceu e se transformou numa mulher maravilhosa, minha madrinha. Minha avo nunca reclamou das filhas que "Deus levou". Eu so soube dessa historia por outra pessoas, por que a Vo Ninha nao e de se lamentar.

Ela levanta, sacode a poeira e da a volta por cima! Sempre.

Por isso mesmo, a nossa conversa me deixou preocupada. Ontem, quando liguei pra cumprimenta-la, ela me disse que estava otima, nao sentia dores, estava andando e a unica coisa que era um pouco diferente era o constante balao de oxigenio que ela tinha que usar o tempo todo.

Ai, como quem nao quer nada, ela me disse que 88 ja estava de muito bom tamanho e que ela nao queria viver muito mais tempo nao. Que ja estava satisfeita. Pronta para partir.

Fiquei assustada. Um pouco sem palavras, sem saber o que fazer, dizer, pensar. Ficou so um grande medo.
Medo da minha avo estar mais uma vez pensando em todo mundo a volta dela. Ela deve estar sentindo as forcas se esvairem, e pra nao deixar ninguem arrasado, ja vai nos preparando para o pior. E ainda pinta a coisa como se ela estivesse indo de livre e espontanea vontade.

Vo Ninha, vai nao. Fica aqui. Toma mais um cafezinho!

6 comentários:

  1. Pois é! Muitas coisas q vc vivenciou com a avó NINHA eu também vivenciei, muitos anos antes de vc nascer...sempre a mesma pessoa...sempre transmitindo calma,paz,tranquilidade...E foi sempre assim..com todos q a rodeiam...sempre! Eu também passava as férias na casa dela e brincávamos,eu e sua madrinha,de bang bang,correndo pelo quintal e pela lateral da velha casa...Nós a 'ajudávamos' a fazer bolos e doces...ai q bagunça q aprontávamos...E agora?Agora quero q ela continue assim...q nunca chegue o último cafézinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Falar sobre essa mulher maravilhosa é algo prazeroso e fácil! Sendo um dos recheios do sanduíche de netas, tbm fiz parte de todas essas aventuras narradas anteriormente, mas lembro-me de coisas além: ajudar a enrolar as tranças de pão de beterraba era fácil, mas vivenciar o amor que ela dedicou ao marido durante 54 anos de casamento .. Isso sim foi uma experiência única! Lembro-me de vê-los darem beijinhos na boca, como passarinhos apaixonados. Do amor e dedicaçao absolutos dela para com ele, mesmo tendo de ajudá-lo na diálise 6 vezes ao dia.. Incansável!!!! E mesmo com todas as adversidades que a vida lhes preparou, nunca ouvir uma briga ou discussão entre eles.. apenas diálogo e compreensão! Ser sua neta é uma dádiva de Deus!

    ResponderExcluir
  3. ah eu tb vou fazer meu comentario! eu tb aprendi com a vo ninha de nunca reclamar de nada! nao aprendi, ne...mas sei que é melhor! ela semore fala que devemos ver sempre o lado positivo e fazer bem ros outros...e fala com tanto carinho do vo americo...saudadesss da familia!! bjaaoo
    Nalu

    ResponderExcluir
  4. falar dessa vó teriamos milhares de coisas pra contar, e falar dessa mãe que nos seus 88 anos sempre me da colo nas horas que mais preciso, e que sou o que sou hoje devo a ela, nos meus quase 55 anos de vida nunca fiquei longe dessa mulher, por isso peço a Deus todo dia que deixe ela tomar muitos mais cafés com a gente, porque meu alicerce é ela.
    Ana Cesira

    ResponderExcluir
  5. D Ninha É mãe de muitas Pessoas ... Nem ELA SABE qtos Filhos TeVe ... OS AMIGOS DA FILHA ... OS ... OS parentes Vizinhos ... Todos iam chegando devagarinho ... e iam se aconchegando 'a SUA Volta Semper ... Uma palavra amiga ... nsa Um Sorriso Lábios ... e qdo uma dor É Muito forte, ELA Deixa Escapar Apenas Uma lágrima fortuita e hum nsa sorriso triste Lábios trêmulos ... mas uma Palavra q se ouve É "DEUS COM vai, Minha FILHA!" agradecendo Sem mágoa sem rancor .. ... semper um DEUS e EAo SEUS Espíritos de Luz, a Vida Tem que recebido, semper achando Tudo Perfeito e maravilhoso! Sua benção!

    ResponderExcluir
  6. é agora essa mulher tão forte, tão cheia de luz esta nos deixando devagarzinho, esta indo aos poucos levar sua luz pro outro lado, mas nos deixando lições e exemplos inesqueciveis.Infelizmente ela esta indo aos poucos tomar café do outro lado. Amo muito.

    ResponderExcluir