sexta-feira, agosto 16

can't pay - can't play



Uma das coisas que tem causado maior choque na nossa mudança para os Estados Unidos tem sido a gritante diferença social antre as crianças que frequentam a escola para onde as meninas vão, e as escolas de onde elas vieram.
É claro que não haveria comparação entre a  escola britânica ( particular) onde elas eram matriculadas em Bahrain e  uma escola publica nos USA.
Nós já esperávamos alguma diferença, mas tem me doído o coração saber que mesmo num bairro de classe média como o nosso ( o poder aquisitivo médio de Gilbert é $ 100.000/ ano - mais que o dobro da média do Arizona, que é $ 41.000), muitas crianças não tem acesso a coisas básicas como poder praticar esportes na escola.
Não! Eu não estou brincando.
Aqui, se você não pode arcar com os custos envolvidos ( $25 do exame médico/ $ 100 por temporada ), não tiver seguro médico ( você sabia que nos USA o atendimento médico é através de seguro? esse negócio de saúde publica não existe aqui não), você não joga.
A coisa é tão séria que estamos tendo problemas para a Lia conseguir fazer o teste para o time de volley, por que a comprovação do seguro saúde delas ainda não chegou - e sem seguro não tem acordo.
Hoje eu fui conversar com o diretor de esportes do colégio, que concordou em fazer o teste dela depois da data normal, já que ele não pode fazer nada quanto é exigencia do seguro.
A coisa parece comum por aqui, por que as meninas dizem que não é incomum ouvir os colegas dizendo... "não pode pagar/ não pode jogar"
Meu coração fica apertado, querendo sair pela boca. e eu queria ter dinheiro suficiente para subsidiar essa molecada que quer praticar esportes e não tem condições financeiras.
Agora me diz: você imaginava que a coisa era assim aqui nos EUA?
Como podem chamar esse país do "País das oportunidades", se nem os prórpios americanos tem acesso a coisas básicas como praticar esportes no colégio?

+++

One of the things that has caused me the biggest surprise in the United States has been the glaring social difference between children who attend the school where the girls go, and their previous schools.
Of course there would be no comparison between the private British school  where they were enrolled in Bahrain and a public school in the USA.
We already expected a difference, but it breaks my heart to know that even in a middle-class neighborhood like ours (the average salary in Gilbert is $ 100,000 / year - more than double of Arizona's average, which is $ 41,000) many children do not have access to basic things like being able to play sports in school.
No! I'm not kidding.
Here, if you can not afford the costs involved ($ 25 Medical exam / $ 100 per season), if you do not have medical insurance (did you know that in the USA medical care is through insurance? There is no such thing as public health here ), you do not play.
The thing is so serious that we are having trouble getting Lia to try out for the volleyball team, because the insurance is taking it's sweet time to send us a confirmation of her policy.
 And without insurance, there is no agreement.
Today I went to talk to the athletic director of the college, who has agreed to let Lia try out after the normal dates, when her insurance card is ready.
The thing seems common here, my girls say it is not uncommon to hear colleagues saying ... "if you can not pay / you can not play"
I wish I had enough money to subsidize this kids who want to play, and can not do it for financial reasons. 
Now tell me: did you know USA was like that? Am i missing something here?

How can they call this country the "Land of opportunities" if they don't give opportunities to their own kids?



14 comentários:

  1. Eu fiquei chocada um dia que descobri que tem muita família aqui que tem o budget de $2/refeição para 4 pessoa. Dá para acreditar?
    Algo que acho interessante é que tem tanta faculdade de saúde pública, tanto órgão e financiamento do governo para subsidiar projetos, tanta pesquisa na área, mas hospital público que é bom, esses são contados a dedo! Eu posso dizer por experiência própria que com plano de saúde, se você tiver uma doença séria, as coisas são resolvidas na hora, mas se for algo minor, pode esperar...Não sabia dessa questão do esporte, fiquei triste também :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É rezar prá não ter doença séria - mesmo com a eficiencia americana!

      Excluir
  2. Eu sabia da saùde porque tenho um irmao que mora aì. Mas eu nao sabia dessa coisa do esporte... um absurdo!!

    Eu jà acho um absurdo que aqui na Italia as crianças devem pagar pela merenda na escola publica!! (Quem nao paga, nao come!)

    Absurdos! Como diz a Criatura, o Brasil è um paìs de contrastes... tanta desigualdade, mas algumas coisas se sobressaem. A saude è nogenta, mas ainda se consegue ser socorrido sem seguro de saude. A merenda pode ser ruim, mas todas as crianças podem comer.

    Eh louco, o mundo, Inaie, è louco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem subsidio para a merenda na escola. As minhas filhas pagam preço integral ( e é bem acessivel - 2.90/dia)
      Quem nao pode pagar, tem ajuda do governo e quem está abaixo de uma certa linha tem a comida totalmente de graça.
      Eles não podem jogar, mas pelo menos podem comer!

      Excluir
  3. Inaiê, creio que isto seja uma coisa do Arizona, ou então do distrito escolar. No Novo México (aí ao lado), não foi requisitado nada de mim para participar dos times de futebol (soccer) nem para o Atletismo, então, como tem muitas coisas que são decentralizadas, esta pode ser a razão de ser necessário pagar estas taxas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou as coisas mudaram desde 1900 e bolinha qdo vc veio pra cá...ops falei! :-)
      SAUDADE DE VC!

      Excluir
  4. E é ai que dou graças a Deus de ter imigrado pro Canadá... Sistema de saúde universal e as crianças tem acesso a todos os esportes na escola, o Hady, por exemplo freqüentou uma das piores escolas de acordo com o ranking do comitê escolar, mas até aula de golf ele teve e nao pagou um centavo extra.... Aqui nao é o paraíso, e nem tudo é perfeito, mas acho que estamos mais próximos de viver o que o tão sonhado "american dream" idealiza do que os próprios americanos

    ResponderExcluir
  5. Nossa fiquei passada! Agora tu imagina o psicólogo de uma criança que quer muito praticar um esporte mas os paus não tem condições de financiar e dai vem um "amiguinho" e diz can't pay, can't play!!!

    Bem triste!

    ResponderExcluir
  6. Em compensação aí não tem taxa dos produtos, por isso sai mais barato comprar as coisas por aí rs

    KIsu!

    ResponderExcluir
  7. Não adianta,como tudo na vida,viver nos EUA (como no Brasil ou qualquer outro lugar)tem seus prós e contras,mas essa do "Cant´pay,cant´play" é de última!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Que oportunidade????? Terra de intere$$e$ isso sim.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. Amiga, será que você tá no país certo? O Arizona não é um apêndice supurado dos EUA, não???

    ResponderExcluir
  10. Estranho... talvez por isso o esporte é tao valorizado nas series/filmes o status é que eu tenho dinheiro para treinar e eu achava que era eu sou bom e estou no time.

    ResponderExcluir