sábado, janeiro 15

O DENTISTA





Levei as meninas para fazer uma limpeza nos dentes, e aproveitei para pedir um check up.
Quando acabou a consulta, a mocinha veio na maior calma:

- A Lia tem uma carie grande no ultimo dente. Precisaria fazer o canal, mas o Dr Ali Mattar acha melhor arrancar.
Nao preciso dizer que surtei. Minhas pernas ficaram bambas, meus olhos se encheram de lagrimas e eu achei que o mundo, meu mundo, ia acabar ali.

- Ninguem vai arrancar dente nenhum. Nao estamos na pre historia. E por favor faca uma copia do raio X num CD, que eu vou levar comigo. Agora.

Ja ia saindo porta afora com o envelopinho debaixo do braco quando vem o proprio Ali falar comigo.

So pra esclarecer: esse cara e ultra conceituado aqui em Bahrain, eu tenho varios amigos e conhecidos que frequentam seu consultorio. A sua clientela e enorme. O pessoal do trabalho do Fabio, da comunidade brasileira, dos meus grupos de mulheres desocupadas...todo mundo vai la.

- Me disseram que voce ficou chateada. Vem aqui que eu te explico.

fui.

- O dente dela esta com uma carie enorme, e tem o sizo que em 4 anos deve nascer. A gente arranca esse que nao esta bom e daqui a 4 anos o sizo pega o lugar dele.

hmmm

- Ja fiz isso milhares de vezes, pode ficar tranquila. Ai ela vais er uma adulta com os dentes em otima condicao. A recuperacao da extracao e mais rapida e mais segura. Se fizermos o canal, ela vai etr dor, recuperacao lenta e vai custar muito mais caro.

Fui embora. mandei o raioX prum dentista amigo na brasilandia, fiquei como louca procurando a indicacao de outro dentista. Encontrei uma libanesa, formada nos EUA, qus so trabalha duas manhas por semana. Fui la.

- Oi. A carie da Lia esta imensa, esta "quase" chegando ao nervo. Nos temos duas opcoes

ai eu nao aguentei e fui logo interrompendo

- Temos uma opcao so. salvar esse dente. ninguem vai arrancar nada.

- Arrancar? como arrancar? Claro que nao vamos arrancar. Eu ia sugerir uma estrategia nova, que esta sendo muito usada nos EUA, para tentar salvar os dentes de pessoas muito jovens sem ter que fazer o canal.

quando eu ouvi isso, desabei a chorar, dei carta branca para ela fazer o que ela quiser no dentinho da Lili e fiquei la, com o meu coracao finalmente em paz, esperando ela acabar o tal tratamento novo.

Daqui a 15 dias vamos saber se ela vai precisar fazer o canal ou se so isso vai ser suficiente. O importante e que o dente FICA!

9 comentários:

  1. Nossa.. como tem dentista carniceiro por aí! Aposto como tiraram a CRO por correspondência, só pode! Fazer canal numa criança tão nova?! Só se for em caso de vida ou morte, mesmo!

    O importante é que uma solução mais eficiente e amena foi encontrada!

    Eu sei bem o que é ter uma raiz de dente apodrecendo e um dente saudável ter sido arrancado.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo, também não concordo com o trabalho do povo aqui nos Estados Unidos. Desconfio de tudo.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Caramba Inaie...que loucura,hein?Se voce nao escuta uma segunda opiniao!
    Que bom que voce encontrou uma solução, pena que teve que passar por um estresse antes...afffe!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que procurou por uma segunda opinião, nem sempre o mais conceituado, está atualizado.
    Depois conta que nova técnica é essa, fiquei curiosa!
    O último dente é sempre mais difícil de escovar, mas evite biscoitos industrializados e principalmente recheados, porque mesmo com a escovação, a farinha muito fina, impregna no esmalte dentário e pode até entrar pela base exposta, na gengiva, começando uma cárie inversa, que começa na raiz e aponta para a parte externa.
    Boa sorte! Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Nossa,depois que fiquei queimando meus neurônios lendo esse texto em inglês, agora achei ele em português hahahahahahaha,mas valeu,treinei meu inglês né?

    ResponderExcluir
  6. Pensei que você tivesse trazido a lindinha aqui no Brasil...que horror.
    Pelo menos aqui particular eles fazem questão de tratar o dente, ainda bem, espero que façam o melhor para ela tadinha.
    Beijos e que ala não sinta dor.

    ResponderExcluir
  7. Bom, percebi que dentista em Bahrain é igual dentista no Japão... dão diagnóstico errado e qualquer coisa querem tirar o dente... aqui no Brasil ainda tem jeito. Toda a área de saúde ainda é melhor...

    Kisu!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! è incrivel como alguns médicos são assim... eu ´já vi médicos de todos os tipos, até aqueles que parecem se assustar mais do que o paciente em relação a sua doença... hehehe que bom que no final das contas você conseguiu uma forma melhor de lidar com isso :DDD

    ResponderExcluir
  9. Oi, vim por aqui pela indicação da Tati, td bem?
    Que bom que vc conseguiu um tratamento menos invasivo, tbm acho que na atualidade não é cabível arrancar os dentes.
    Abraço.

    ResponderExcluir