terça-feira, janeiro 24

Piloes, mascaras e maes

Minha mae colecionava piloes. Isso mesmo, piloes. Desses enormes, com quase um metro de altura. E como ela tem mania de querer ser camponesa raizes no campo, ela cismou que o bonito mesmo era ter pilao mal feito rustico.
Eu me lembro de ter pelo menos uns 8 piloes horriveis pela casa. Ela adorava.
Ai sem mais nem menos ela resolveu incrementar a maldita colecao, comprou tinta preta xadrez ( era um pozinho que se misturava na agua, mas nao tinha nenhim fixador) entao e mais ou menos como passar carvao num objeto qualquer. Resultado : 8 piloes horrorosos, pintados de preto, e que sujavam cada infeliz que esbarrasse neles. parecia ate praga:

- Vai encostar em mim? Com a sua calca branca? hahahahahahaaaaaaa

E la saia a crianca ( eu), a visita, ou seja la quem se atrevesse a chegar perto do diabolico pilao, todo sujo de preto.

Mas a coisa nao acaba ai.
Um dia, minha mae estava se sentindo mais generosa que o normal, e resolveu dividir seus sentimentos maternais comigo:

- Filha, um dia esses piloes vao ser seus!

Gelei. Pensei em chorar. Em pular do predio. Pensei em morrer ainda crianca pra me livrar da maldicao. Mas como a alma infantil nao sabe mentir,enganar, sacanear nao tem a sofisticacao e jogo de cintura dos adultos, simplesmente respondi:

- NEM MOOOORTA! Detesto isso. Nao quero, nao quero e nao quero. e como sou filha unica, vou jogar tudo fora quando voce morrer.

Nao sei se a minha mae conseguiu se recuperar do golpe, mas pelo menos ela nao disse nada - e nunca mais tocamos no assunto.

Acontece que o tempo passa, o mundo gira e a historia se repete.



My mother collected mortar and pestles. That's right, M O R T A R  AND P E S T L E S. Those enormous, almost-a-meter-high pieces. And my mother sometimes feels like going back to rustic life, simple things, and the mortar and pestles were the most ugly, badly crafted items one could find. Handmade by monkeys probably. Blind monkeys, I am sure.
I remember she had at least eight of these aberrations around the house. She loved it.
One day, without warning she decided to "improve" the damn collection, she bought black ink  (which was a powder you had to mix with  water). It looked like she had splashed charcoal onto the horrible pieces. 
The result was dreadful: 8 hideous mortar and pestles, covered in black, leaving black traces on everyone who dare touching them.
And the child (me), the visitors, or whoever came near the diabolical mortars, got dirty.
But the drama does not end there.
One day my mother was feeling more generous than usual:
- Inaie, one day these mortars are going to be yours!
I froze. I thought I'd cry. I considered jumping from the building. I thought of  dying young, to avoid the curse. 
 But kids can not lie or cheat, and do not have the sophistication of an adult,  so I simply said:
- NO WAY IN HELL!! I hate it. I do not want it. Simple as that. And being the only child, I'll throw it all away when you die.
I do not know if my mother was able to recover from the blow, but at least she never mentioned it again.

But time can be a bitch, and more than 30 years later...



Eu coleciono mascaras. mas nao tenho 8 mascaras como tinha a minha mae nao. Naaaaaaoooooo.
Tenho 130 mascaras. Do mundo inteiro. Feias, bonitas, grandes e pequenas.
E duas filhas. Ate o momento, 65 mascaras pra cada uma. Nada mal, ne?

Mas ja tive uma crise de boa moca e chamei as duas pra conversar:

- Olha, se um caminhao em atropelar, ninguem tem que se sentirnresponsavel pelas mascaras nao. A colecao e minha, a paixao e minha. Voces nao precisam andar pelo mundo arrastando um container de mascaras como eu faco. Deem de presente. Joguem fora. Vendam.

Mas pelamor de Deus nao se sintam responsaveis pelas minhas esquisitices...

Em tempo: os piloes da minha mae pegaram cupim e hoje em dia so existe um - e ele nem e rustico, nem esta lambuzado de po xadrez preto. Deus e pai!


I collect masks. But I don't have 8 pieces of masks, like my mother had the mortars. Noooooo.

I have 130 masks. Drom all over the world. Ugly, beautiful, big and small.
I also have two daughters. To date, each one is entitled to 65 masks. Not bad, huh?
But I have had an enlightened moment and called them for a sweet chat:
- Look, if I get hit by a truck, no one is responsible for the masks. The collection is mine, it is my passion, not yours. You don't need to go around the world dragging a container os masks as I do. Give them out as gifts. Throw them out. Sell them.
But please don't feel I left you a burden.

In time - my mum's mortar and pestles are long gone. They got termites and died. God is good...

17 comentários:

  1. Rsssssssss...manias que se repetem e máscaras pra ninguém botar defeito,heim? rs beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Paixões é algo complicado...
    Eu colecionava livros... Tinha mais de mil, um dia queria ter 20 mil como um professor que eu tive, que tinha um apartamento APENAS para acomodar seus livros, com estantes que ocupavam cada milimetro do espaço. Depois que vim para a França me desdiz de mais da metade (doei para bibliotecas, amigos)... Queria continuar colecionando, mas não tenho espaço, não posso comprar/ alugar um outro aparamento para continuar guardando...
    Mas se pudesse, deixaria esse legado a uma biblioteca... Assim como se suas filhas não quiserem, poderiam de repente doar para um museu ou instituição que se interesse por cada estilo?
    Com os meus livros, eu morria de medo de um dia morrer e meus "herdeiros" venderem tudo a um sebo por 1 real cada peça!!!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, que alívio! Tinha certeza que ia chegar ao final com suas filhas chorando pra não ter que arrastar as máscaras por aí... hehehe. bjos

    ResponderExcluir
  4. Que delícia ler seu post!
    Incrível! As manias realmente se repetem,
    de outra forma mas se repete.
    Abraços! Um dia radiante pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Eu admiro quem consiga colecionar alguma coisa!! Eu não tenho paciência, ou melhor, mudo de interesse sempre. Sendo assim fica difícil eu me apegar numa única coisa durante a vida. Não coleciono nada...rs...

    ResponderExcluir
  6. Oi Inaiê, eu adoro objetos rústicos! Mas o que eu achei sensacional foi a sua coleção de máscaras. Amei!
    Eu comecei uma coleção de corujas, mas não levei adiante, de tanques em miniatura do exército do mundo inteiro, mas desisti, de filmes de ficção científica, mas não levo adiante e de filmes do clinst eastwood, que sempre deixo de lado.
    Eu canso sabe...

    ResponderExcluir
  7. Adorei a postagens. Eu adoro colecionar coisas pequenas.Tenho uma coleção grande de coisinhas risoss.
    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Vc 'e muito engracada, a vida das pessoas ao seu redor deve ser uma eterna alegria!nao tem como nao rir. marciaf56@yahoo.com

    ResponderExcluir
  9. Me identifiquei com sua mãe, adoro objetos rústicos e me acho a camponesa que corre pelos campos de trigo...kkkkk

    Adorei as histórias de ambas coleção e se fosse sua filha iria amar a herança, a minha mãe, ainda viva, me deixa de herança muita loucura e desorganização.....hahaha

    ResponderExcluir
  10. Tô aqui explodindo de rir do teu post.

    Achei legal o pilao natural, mas ter 8 dentro de casa? Pelo menos tuas máscaras enfeitam as paredes, rs.

    Tb acho que colecionar é muito pessoal e cada um deve cuidar das suas e nao passar esse peso pra ninguém.

    Eu colecionava cartoes do mundo inteiro e ai meu filho pediu a colecao para ele. Ele me pedi minha colecao, isso é diferente.

    Ele coleciona cartoes e lápis do mundo todo.

    Bjao

    ResponderExcluir
  11. Auhauhaa tal mãe, tal filha... nada é tão certeiro aqui como a música Pais e Filhos da Legião Urbana uahauhuahua... mas tá certo, assim como suas filhas um dia poderão colecionar alguma coisa na vida, todo mundo tem isso e não precisa carregar... isso demonstra que sua família herda a parte de colecionar coisas rs...

    Kisu!

    ResponderExcluir
  12. Estou correndo atrás de um pilão rústico, pensei: UfA! Já sei onde ir buscar um! Eu aqui toda feliz e você me diz que eles deram cupim, sniff, sniff
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  13. Volto para assombrar meus filhos se eles despacharem minha coleção de quadrinhos... nem faz tanto volume... só tem 5mil revistinhas... a vá! e até eu morrer serão o que? 10mil? Eles que arrumem um contêiner portuário para guardar tudo e todo mes tirar pó de tudinho!!!
    Vc foi cruel de mais com sua mãe, o que custava vc cuidar dos pilões????? E por que ninguem passou um verniz fosco em cima do xadrez para parar de soltar tinta? Acho que existia uma certa crueldade nisso!
    Eu entendo ter uma coleção de revista em quadrinhos ou ter uma coleção de pilão, afinal são coisas úteis... agora... por que mascaras? pra fazer sua parede parecer uma peneira de tanto furo? muitas duvidas... Preciso saber de tudo!

    Beijos Inaie!

    ResponderExcluir
  14. Eu acho legal colecionar alguma coisa, mas eu não coleciono nada...Gostei muito do teu post e do teu blog...Estou seguindo teu mosaico de seguidores e agradeço se me seguires de volta em meu mosaico! Seja bem vinda ao meu espaço, nosso espaço!! Uma 6ªF iluminada e repleta de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Inaie, aquela tinta xadrez era mais fraca que as tintas de aquarela para crianças. Era colocar as mãos e já perceber instantaneamente o resultado.
    Ri muito ao ler sua postagem. Você é demais.
    Bjs.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  16. Nao tenho filhos, mas alguém da minha família vai ter que cuidar da minha coleção de "My little pony" (tenho 6 anos? Pois eh). E eu sempre falo pros meus irmãos que os meus pôneis velhinhos ja valem mais de 100 dólares cada HOJE, imagina quando eu tiver 80 anos de deixá-los para meus sobrinhos-netos?

    ResponderExcluir