quinta-feira, janeiro 5

MEDITACAO






Ha alguns anos ando namorando a ideia de fazer meditacao. Conforme as criancas vao crescendo, a minha necessidade de aprender a meditar, flutuar, sair correndo em disparada, rezar, ou qualquer coisa que me traga paz e serenidade tambem vao aumentando.

Semana passada finalmente consegui dar um pulinho num centro de meditacaoa qui perto de casa. A minha primeira surpresa foi ser a unica cara palida do lugar. Metade dos outros participantes do evento eram indianos, a outra metade arabes ( alguns ate com tradutor simultaneo, por que nao falavam ingles).

Foi bom ter ido ao centro, ter sentido a energia positiva que paira no lugar. Mas talvez eu tenha errado o alvo. Na minha primeira visita, fui logo me meter num curso sobre perdao. Pra ser sincera, fui ao unico evento que estava marcado para um fim de semana - nem me preocupei muito com o tema.

E perdoar deve ser mesmo uma coisa boa. Eu ainda nao consegui. Nao sou a perdoadora oficial do quarteirao, entao as discussoes foram um tanto "pesadas" pra minha pobre e ignorante alma atrasada.

Os conceitos sao bonitos. Racionalmente eu concordo muito com eles.

+ A falta de perdao envenena a alma de quem nao perdoa
+ Voce tem que perdoar todo mundo, para o seu proprio bem
+ Quando voce sentir raiva de alguem ou de alguma coisa, mande quantidades imensas de amor para essa pessoa

Tudo muito bom, tudo muito otimo, mas e quando o meu sangue ferve? E quando me da vontade de sair arrancando os cabelos alheios ( e muitas vezes os meus proprios) ? Mando amor ao inves de mandar a merda? Otima ideia, mas eu tenho um longo, longo caminho a percorrer.

E confesso que sai na metade da palestra. eles pararam para um cafe e eu desapareci...Espero que eles me perdoem!

**************************************************************************

I have been considering meditation for years. As my children get older, my need to learn to meditate, float, run away, pray, or do anything that will bring me peace and serenity is also increasing.

Last week I finally got to go to a meditation center close by. My first surprise was to realize I was the only western in the place. Half of the other participants of the event were Indian, half Arab (some even with simultaneous translation, because they did  not understand English).
It was good to have gone to the center, have felt the positive energy that hovers in the place. But maybe I chose a bad day to go. In my first visit, they were giving a lecture about forgiveness.
And forgiveness is probably a good thing. But I am far, far away from applying it to my life. At the moment, I'm not the "forgiving official" on the block.
The discussions were somewhat "heavy" for my poor, backward and ignorant soul.
The concepts are beautiful. Rationally I quite agree with them.


+ Unforgiveness poisons the soul of those who do not forgive
+ You have to forgive everyone, for your own good
+ When you feel angry at someone or something, send massive amounts of love towards that person


All very good, all very nice, but what should I do when my blood boils in my veins? And how should I behave when I feel like chopping someone else's head off (and sometimes my own)?Should  I send love instead of having a hissy fit? Great idea, but I have a long, long way to go before I can master the concepts. 
And I confess I left halfway through the lecture. They stopped for a coffee and I disappeared ... I hope they will forgive me!






8 comentários:

  1. Bom dia...com certeza se eles estiverem adiantados na meditação em relação ao perdão, ja te perdoaram...Eu costumo perdoar, mas será que sou perdoada nas vezes em que faço algo errado? Bem, faz tempo que na manado nibguem a merda...sinto vontade, mas reprimo...será que isso é o correto? Penso que nao...mas estamos aqui para evoluir, quem sabe, daqui mil anos...Bjinhos magicos

    ResponderExcluir
  2. Oiê... perdoar é muito difícil mesmo! Não dá para ser 'zen' 24 horas por dia... eu não consigo, sinto muito! Depois que a raiva passa, eu até posso ponderar as coisas e tentar perdoar, mas é complicado viu... acho que eu tbem tenho um longo caminho a percorrer =)
    bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  3. Inaie
    Já fiz yoga, mas meditação ainda não.Verdade, perdoar é muito difícil MESMO. Eu não guardo raiva de ninguém,acontecem as coisas e depois sempre esqueço,nem sei se isso é perdoar ou não. Bem, acho mais difícil lidar com a impaciência,aff.. tenho muita raiva de mim mesma. Mas vou vivendo e aprendendo.
    Adorei o post.
    Uma incrível semana,
    bjosss
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  4. Recomendo pilates e/ou acupuntura. Tu ia adorar. Vai por mim. rsrsrs
    Aliás, lendo outros posts teus, te digo que tu escreves super bem.
    Show o teu blog.
    Me acompanha lá. Novo post.
    Wanderlei
    www.o-cercadinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de meditação. Não sei o q seria de mim sem a meditação.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  6. Eu tambem PRECISO aprender a perdoar... Eu mando a merda, de cara... Depois penso, reflito e dai aquela sensacao passa e eu acabo desejando tudo de bom praquela pessoa... Sera q isso eh perdao? Acho que sim... Deixar de falar, esbravejar, xingar eu nao vou, mas guardar aquela magoa ruim eh minha meta pra esse ano.

    As vezes eu ainda me pego lembrando de cosias de 19eesqueci que me magoaram.... acho atraso isso!

    Forca ai!

    ResponderExcluir
  7. Como sempre a "punch line" foi ótima =)

    Acho que o perdão é um exercício e não algo que se aprende de uma hora para outra. Eu também prefiro mandar à merda. E por mais que eu queira mandar amor, eu fico feliz quando vejo a pessoa se ferrar. =/

    ResponderExcluir
  8. auhauhauaah saiu fora é o melhor... não sei se eu tenho o dom do perdão... conforme a gente amadurece não é que a gente perdoa, a gente releva.. certas coisas não ficam mais estressantes porque a gente não liga mais auhauhauaha

    E mandar à merda ainda continua sendo melhor do que mandar amor...

    Kisu!

    ResponderExcluir