sábado, abril 2

E agora?

To precisando de ajuda,de uma maozinha, de uma palavra amiga!
Ha um mes, troquei de empregada. A minha super ultra eficiente e maravilhosa ajudante Filipina so trabalha meio periodo e o meu marido ha muito vinha reclamando por nao ter uma empregada em periodo integral, que cozinhe, limpe a bagunca da casa depois que as meninas chegam da escola, que desemporcalhe arrume a casa nos fins de semana, principalmente depois dos meus jantares semanais. Sim, eu convido amigos para jantar TODA SEMANA!!

Bla, bla, bla...ja cansei voces?

Entao vai ficar pior. Segue aqui a minha lista de reclamacoes da empregada nova - e um pedido encarecido de ajuda, pitacos, sugestoes...

Ja explico que sai do Brasil ha mais de 10 anos e me desacostumei a ter empregada o dia inteiro me enchendo o saco , me ajudando, tambem ja nao sei mais como ensinar, nem como dar bronca sem fazer a mocinha chorar ( isso acho que nunca soube).

Uma breve descricao da mocinha:

Ela tem 23 anos. E Etiope e muito sorridente e bem intencionada, MAS

nao sabe fazer quase nada e fala pouco ingles. Ela limpa direitinho a casa, mas...

OS PROBLEMAS:

criatividade - ela esconde tudo o que ela pega, depois ela nao entende o que eu estou procurando e naos abe me dizer onde enfiou guardou, por que o ingles dela e limitado.

iniciativa - ela cisma de fazer coisas que ninguem pediu, fica ultra orgulhosa que fez e eu fico sem coragem de dizer que nao tinha pedido por que NAO QUERIA AQUILO!

organizacao - ela tem criterios proprios de organizacao ( principalmente guarda roupas) e as minhas roupas vao pro quarto das meninas, tem roupa de todo mundo em todas as gavetas, ela tem dificuldade em identificar ate as roupas do Fabio - unico homem na casa! Nao, ela nao gosta de perguntar!!

toc toc toc - ela usa um sapato que faz toc, toc, toc o dia inteiro pela casa. Esta me deixando LOUCA!

mais iniciativa - ja pedi para ela nao lavar nem a minha roupa, nem a do Fabio. Eu lavo, ela passa e guarda. Claro que nao funciona. Ela sabe muito bem que ela e responsavel pela casa, e SEMPRE lava tudo. Tudo misturado.Cores, roupas intimas, delicadas, tuuudo...

responsabilidade - outro dia deixou o portao abertoe  minha cachorra fugiu. O vizinho a encontrou a quadras daqui.    Enquanto estavamos em londres, expliquei claramente que ela nao poderia dormir fora de casa NENHUM dia, por que a minha cachorra nao pode ficar tanto tempo sozinha. Claro que ela deu sua escapulida e foi "pega no pulo"pelas madrinhas da Mia que vinham vistoriar a casa todos os dias.

senso estetico - minhas esculturas tem o dom de ficar de costas, de lado ou enviezadas. Nunca no lugar onde deveriam estar.

honestidade - nunca sumiu nada da minha casa, mas tenho a leve impressao que meus cremes andam um tanto "aguados"...

culinaria - ela naos abe fazer comida ocidental, mas tem boa vontade e quer aprender! O problema e que ela SABE fazer comida Etiope e a casa inteira fica com um cheiro ultra forte e desagradavel, da culinaria dela. Nao, ainda nao tive coragem de reclamar!

E ai, mocoilas e mocoilos, alguem pode me dar umas dicas???

13 comentários:

  1. O jeito é falar de maneira mais firme, sem ser grosseira, não há outra alternativa! E bota a moça num, curso de inglês! Impõe essa condição à ela!

    ResponderExcluir
  2. Aiii, juro que queria te ajudar, me esforcei muito para isso, mas acho que está na hora de começar a procurar outra... Sinto muito! São muitos problemas para tentar outra solução.
    Um bj querida amiga

    ResponderExcluir
  3. Meu pitaco,sei lá, rs
    Eu não tenho mais paciência de ensinar ninguém, sem falar a língua... então!!!!!
    Ela só tem 23 anos vai te abandonar logo,logo... abandona ela antes.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. Melhor tentar achar uma outra um pouco menos problemática...beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Enquanto vivi no Brasil tive excelentes empregadas, agora vivo em Portugal e só tenho diarista, pois empregada a tempo inteiro fica caro e é dificil arranjar; elas preferem ser diaristas, pois ganham mais; já há algumas a ganharem 7 euros à hora; eu tenho uma duas vezes por semana, muito boa; vem 4 horas à segunda e 3 às quartas e faz-me tudo, menos cozinhar. Agora também já não justifica ter a tempo inteiro, pois somos só 3 pessoas em casa e a minha filha tem 29 anos, por isso já se cuida. O meu filho mais velho já está casado. Bem, quanto à tua, o melhor será despedi-la, pois me parece que não vai dar certo e o problema não está na lingua; não é preciso saber inglês para distinguir as roupas ou para lavar as roupas separando as escuras das claras. Como poderás ver, já me fiz tua seguidora e voltarei, podes estar certa. Beijinhos
    Emília

    ResponderExcluir
  6. Olá, Inaie! Eu concordo com você!

    Mas justamente as que reclamavam da metodologia dela, são as que ficam de cochichos, chegam atrasada ou saem mais cedo da aula ou que faltam! Como podem reclamar ou falar de desmotivação se não são comprometidas ou não agem nos conformes?

    Eu sou uma das que mais participam da aula.

    A aula dela melhorou ainda mais depois da troca de e-mails, mas quando ela falou da tal motivação, inclusive contando episódios da vida profissional dela sobre isso, elas ficaram TODAS sem graça!

    Bom, melhorou o comportamento delas também, agora tá tudo bem, graças a Deus!

    Graça a Ele que não teve desconforto ou desentendimento! :)

    Ah... se decidir trocar de ajudante, boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Olha nem posso te dar um conselho sobre, pq já ando de saco cheio disso; não aguento mais arrumar uma pessoa pra me ajudar, explicar tudo, como eu gosto que limpe, que arrume, como gostamos da comida e etc; daqui a pouco vai embora e tenho que explicar tudo pra próxima, já perdi as contas de quantas vezes fiz isso, tô de saco cheio disso. Ainda mais agora que uma que saiu daqui me colocou na justiça falando um monte de mentira pra me tirar uma grana. Eu sei que é difícil ficar sem uma ajudante, mas por enquanto vou ficar sozinha por um bom tempo!!

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  8. Eu, que estou morando no Brasil agora, não suporto a idéia de ter alguém em casa todos os dias... Acredito que você deva tentar explicar para ela o que quer e, se não der certo, mude de pessoa, para todo o dia ou apenas para faxina. Ah, e lembre-se, NINGUÉM irá fazer como você!
    Boa sorte!
    Adri

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkk...
    Inaiê, vc é muito engraçada mesmo.

    Já passei por isso inúmeras vezes na minha vida e agora Deus resolveu me falar que meu karma com secretárias doméstias está quitado. Tenho uma há dez anos, ela tem a minha idade e é perfeita.

    Dois conselhos:
    1º- Contrate uma de mais idade e responsável;

    2º- Traga uma secretária dom´stica do Brasil (será que viajei)...rrrssss....

    Bloqueei meu blog por uns dias, porque infelizmente o pessoal do trabalho descobriu que tenho blog e não gosto que eles leiam, daqui há alguns dias eles esquecem e eu libero, certinho?

    Bjus.
    Nara.

    ResponderExcluir
  10. Estou achando difícil demais e ando com uma preguiça tremenda de coisas muuuuuito difíceis...rs. Arruma outra, tem coisa demais pra consertar nessa ai!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  11. Vixe! Já tive algumas empregadas quando morava com minha mãe. A pior que tive foi a mau cáráter. Affe! Roubava tudo que podia, mentia, dissimulava...

    Obrigada pela visita!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  12. Sinto muito. Costumo ser diplomático e pacificador, mas no seu lugar eu trocaria de empregada. Deixaria claro à nova ajudante as regras e orientações desde o início. :/

    ResponderExcluir
  13. Sem comunicação como poderá deixá-la como quer? O bom de pegar alguém sem experiência é que você ensina como quer porque ela não está cheia de vícios. Mas sei lá, se quer mesmo mantê-la, aprenda você o filipino! :D Boa sorte!! Beijus,

    ResponderExcluir