domingo, abril 10

Censura

Eu me juntei a um grupo de jornalistas no facebook. Me juntei por que fui convidada, por que na minha ultima encarnacao eu fui jornalista, por que tenho diploma universitario e MTB ( registro profissional) que me dao o direito de me dizer jornalista.

Em duas semanas eram mais de 1000 pessoas no grupo. Sucesso total, e eu, fiquei feliz da vida em ser parte disso.Tudo nao passava de conversinha mole, superficialidades, conversa pra boi dormir. Tava bom. e de quebra eu ainda encontrei ex colegas de profissao, ex professores, gente que eu admiro. So alegria.
Ate que ha uns dias atras, um dos meus ex professores, o Giba, se empolgou durante uma discussao e xingou a mae de um outro jornalista. Nao to brincando nao. Xingou a mae mesmo. Um cara de 60 anos, barbado, vacinado, batendo boca nesse nivel em uma rede social da internet. Um vexame. mas o vexame maior, na minha opiniao foi a resposta do moderador do grupo. O cara foi la e excluiu o Giba.

Vamos aos fatos: O Giba e um cara super controverso. Uns amam, a maioria odeia. Ele chuta o pau da barraca, e grosso, fala merda o tempo todo...mas e no fundo um apaixonado.

Pra voce ter uma ideia do tipinho, quando ele era meu professor, uma vez ele veio me dizer que eu era sapata. Do nada ( ou pelo menos eu nao sei de onde ele tirou isso). nao respondi nada - minha orientacao sexual nunca foi nem vai ser da conta de ninguem. era so o que me faltava...

Mas esse negocio de o excluirem do grupo me deixou P da vida. Nao sou a favor dele ( do Giba), nem das baixarias que ele falou. E se isso fosse a votacao, eu provavelmente votaria pra que ele fosse excluido - ou que se retratasse com a mae do outro. Mas quando o moderador do grupo o botou pra fora, eu perdi as estribeiras, e no meu jeito mansinho (oi?) fico la, martelando na mesma tecla incansavelmente:

- Ditador, tirano, despota... nao pode e nao tem o direito de sair por ai dando cartao vermelho pros outros.

Que isso? Abriu o grupo e ai volta imediatamente a infancia?  Abola e minha, o campo e meu e quem manda  nesse jogo sou eu? Vai mandar nas suas negas - que eu nao me animo em ser mandada nao.

To ate pensando em xingar a mae de alguem por la, pra ver se me excluem tambem. so nao escolhi a mae ainda. Se o Giba nao tivesse sido excluido, xingaria a dele, ele nao deve se importar...
E o pior e que eu conheco os dois fulanos. O Giba foi meu professor e me encheu bastante o saco na epoca da universidade ( alem de ter me ensinado um monte), e o moderador do grupo trabalhava na radio Cultura quando eu era radio escuta - e o babaca tentou me dar um "cata"num dos corredores do predio.Nunca me esqueci e morro de nojo de me lembrar.

Num nivel pessoal, tenho motivos pra fazer wodoo com os dois, mas por uma questao etica, defendo ate a morte o direito de expressao de um e de outro !

Babacas

10 comentários:

  1. Acho que vc está certa! I agree with you!

    ResponderExcluir
  2. Umas dúvidas: o que o moderador disse antes de expulsar o Giba?
    O que o outro disse para o Giba ofender a mãe dele?
    O que a mãe do outro tem a ver com a história?
    Há regras para o grupo, em caso de ofensa pessoal, ou algo do tipo????

    ResponderExcluir
  3. Por tudo que você contou o Giba é um tanto lesado, mas, ainda assim, também sou contra terem expulsado ele. O outro é tão lesado quanto por ter expulsado ele...
    Tenho uma idéia, não ofende a mãe de ninguém, convida todo mundo pra sair em rebelião (desculpa ae, coisa de historiadora formada em universidade publica, um bando de rebelde sem causa)...rs
    Beijoca

    ResponderExcluir
  4. É... você tem razão, depois disso tudo! E o cara que tirou o Giba do sério? Não foi expulso? Deve ser um desses cachorros que cagam na tua porta e aí vão embora... vai vendo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Inaie,

    Abaixo à censura (seja quais forem as circunstâncias...)

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Inaie, concordo com você, mas esse Giba xingou a mãe do outro sem motivo? Ele pode ter um jeito esquisito, mas xingar a mãe do outro sem motivos concretos... ele deve ser loucão mesmo... beijokas

    ResponderExcluir
  7. Se esse moderador simplesmente excluiu sem dar sequer uma advertência está mesmo sendo tirano. Concordo com você, a liberdade de expressão deve ser livre, mas esses grupos fechados também tem de ter as suas regras de participação bem estabelecidas. Em grupos do Yahoo, por exemplo, esse tipo de comportamento já é proibido e a advertência está bem visível na página inicial, então já se sabe o que esperar.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  8. PARA NÃO ME FURTAR AO DIREITO DE DEFESA:
    - 1 - Não xinguei e nem ofendi a mae de ninguém do grupo gratuitamente.
    - 2 - Como jornalista profissional e ex diretor do sindicato da categoria em Campinas/SP/Brasil cobrei de um colega do grupo, diante de suas críticas à entidade, seu número de matrícula sindical. Eles respondeu dizendo que não devia satisfações a jornalista algum especialmente a mim; um sem moral para cobrar quem quer quer fosse. Um terceiro integrante do grupo resolveu entrar na discussão em defesa daquele que me atacava. chegou dizendo que eu era mesmo um bosta, quen ão merecia respoeito de ninguém e que precisa explicar aos colegas jornalistas algumas questões sobre minha conduta profissional. Uma saravaida de impropérios e palavrões foram disparados de lado a lado, até que o primeiro, a quem havia solicitado o número da matrícula, depois de outras tantas difamaçõesdisse que eu merecia era eletrochoque, por ser louco. Não tive dúvidas e respondi que "eletrochoque merece a tua mae que pos uma merdinha dessa no mundo".
    - 3 - Até hj não sei quem é, nem se existe moderador no grupo.
    - 4 - como garanti que toda vez que meu nome fosse colocado em pauta de forma depreciativa eu ia mesmo chutar o balde, fosse de quem fosse.
    - 5 - Quando já achava que o episódio havia sido superado, fui expulso, sem nenhuma explicação de quem quer que seja.
    - 6 - Quem tiver interesse, tenho o triálogo que aconteceu no grupo do face. Basta pedir envio via e-mail uma cópia.
    abs
    gilberto

    ResponderExcluir
  9. EM TEMPO:
    Minha expulsão gerou a criação de outro grupo de jornalistas, agora com o sugestivo nome: "Jornalistas que falam palavrão"

    ResponderExcluir
  10. Como disse, censura é algo tão obsoleto e tão atual...

    Kisu!

    ResponderExcluir