terça-feira, novembro 9

MINHA AVO

Eu sou uma das pessoas de mais sorte nesse mundo inteiro, e tive tres avos. Minha mae, perdeu a mae dela aos 4 anos, e com essa tragedia, eu acabei com duas avos por parte de mae. Calma la...ela nao foi adotada por um lindo casalzinho de lesbicas nao!!!  Mas como a minha avo verdadeira tinha varias irmas, ela acabou sendo criada pelas irmas da mae, e eu, herdei duas avos muito queridas.

Sobre a Vo Ninha eu ja escrevi aqui varias vezes, mas essa e a primeira vez que vou escrever sobre a Vo Lide.

O negocio e que esse babado nao e la muito bem resolvido na minha vida nao. Minha avo foi uma mulher extraordinaria, que aos 22 anos, assumiu a responsabilidade de criar a sobrinha orfa.



Ela por sua vez ( minha avo) teve a sua propria historia de tristezas - um namoro de 15 anos que acabou em traicao, um casamento com um homem bem mais velho, a viuvez depois de 9 anos de casamento, nenhum filho biologico, a morte prematura aos 59 anos de idade...

Mas nada disso a impediu de se doar de corpo e alma a quem ela amava. Minha avo, foi a avo mais querida e dedicada do mundo. Passei grande parte da minha infancia ao lado dela. Aprendi muitos dos meus valores com  ela, aprendi a amar e admirar essa mulher com todo o meu coracao.

Minha avo morava sozinha, tinha mania de limpeza ( eu tinha que lixar as unhas com uma toalhinha no colo para o pozinho nao cair no sofa branquinho da sala.

Ela fazia a melhor polenta do mundo e me dava cha de alho quando eu ficava doente.

Conta a lenda, que toda vez que eu ficava doente, minha mae entrava num taxi, e me levava para Serra Negra ( nos moravamos em Campinas), pra minha avo cuidar de mim. Outra lenda diz que ela queria a minha guarda definitiva e que a minha mae nunca quis dar - mas eu ia e voltava, de uma casa para a outra. Morava com a minha mae, mas no primeiro dia de ferias, eu despencava pra casa da Vovo e ficava la com ela.

Eu nao tinha primos por perto, ela nao me deixava brincar na rua. Eu ia la so pela sua compania - e pelo amor que ela me dava sem pedir nada em troca.

Hoje, 9 de novembro, ela faria 78 anos.Ela era exatamente 40 anos e 1 mes mais velha que eu. Quando eu tinha dez anos, ela me contou que estava com cancer. Foram 8 anos de batalha, e a maldita doenca a levou, depois de muita luta, uma perna amputada e uma metastase. Aos 18 eu fiquei sem a minha avo. Fiquei sem chao, sem colo, sem rumo. La se vao 20 anos!

Durante anos, eu ligava para o telefone dela, esperando que ela o atendesse. Foi dificil aceitar que ela tinha mesmo ido embora.

Quando a Anita nasceu (minha filha mais velha), ela saiu da maternidade com uma roupinha que a minha avo tinha feito para o meu primeiro bebe. Um calor de matar, e a Anita com um conjuntinho de la verde - por que foi a bisa quem tricotou para ela, anos antes dela existir.

Minha avo era assim. Nao reclamava, nao surtava. Na dela, ela ia nos enchendo de amor e carinho.

Eu fui sua unica neta. Ela foi a minha avo mais querida. Ela deixou saudade e um buraco que eu nunca vou conseguir preencher.

FELIZ ANIVERSARIO VO!!!!

5 comentários:

  1. Ter avós é mesmo delicioso, querida!
    Agradeço sua visita a meus textos...
    Quanto ao que vc disse, que eles são tristes, e não é assim a vida? Momentos felizes, outros tristes... e a poesia retrata a própria vida... e tem que ser autêntica! Eu escrevo também para desabafar o que meu peito não consegue suportar sozinho... as alegrias e tristezas cotidianas!

    Linda, agradeço sua visita, seu comentário, sua sinceridade... Sigo vc!
    Beijos lilases!

    Álly

    ResponderExcluir
  2. Olá Inaie...
    foi muito bom ter voce aqui para o chá de hoje...fiquei feliz com a sua presença, e estou te esperando na proxima terça...é muito bom estarmos entre amigas não é verdade?
    Li seu texto com lágrimas nos olhos...voce conseguiu expressar todo amor que teve e tem por esta avó.
    Ainda não sou avó, tenho tres filhos mas parece que não é tão já que vão me dar netos, então brinco de ser avó com os sobrinhos netos que moram aqui pertinho e cuido deles para os pais trabalharem.
    Lendo seu txto , pensei, quero ser lembrada assim, com muito carinho pelos meus "netos",
    Agora vou dar uma caminhada pelo seu blog...tenho certeza que vou adorar...
    beijinho
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  3. Que privilégio!Que bom poder sentir essa saudade...Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Inaie,
    Bonita homenagem!! Me faz lembrar a minha, que morava com a gente e brincava muito comigo. Ela só falava japonês mas de alguma forma a gente se entendia.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo! Como eh gostozo se sentir amada!

    ResponderExcluir