segunda-feira, fevereiro 18

Lava louça todo dia...


         


Quando me mudei para a Austrália, quase infartei ao ver como eles lavam a louça por lá.
Não sei se é por uma questao ecológica ou financeira, mas a lei é economizar água.
Nada de deixar a torneira ligada, a água escorrendo. Eles enchem a cuba de água e lavam toda a louça com aquela água. E não enxaguam. Isso mesmo, a louça é lavada em água suja e fica com o sabão e a sujeira, secando do lado da pia.
Quando eu ia jantar na casa dos outros, eu rezava pra louça ter sido lavada em lava-louças.
Até que uma vez eu fui jantar na casa de uma recem conhecida e ela veio com aquele discurso preconceituoso, de como alguns imigrantes são sujos, como os padrões de limpesa são diferentes... Ai ela olhou prá mim, viu que eu devia estar verde de raiva e completou:
- Não vocês, claaaaaaro!
Só me restou dizer para ela que nãos e preocupasse, que eu entendia perfeitamente o que ela estava sentindo, por que eu sentia exatamente a mesma coisa quando via Australianos enchendo a pia de água e lavando louça naquele lodo.
Chic como eu sou, nem cogitei que eu tinha visto a imundicie ali, na cozinha dela.
A mulher ficou quieta por uns instantes e depois respondeu, com uma humildade que até me desarmou:
- WOW! Prá vocês, os sujos somos nós?
E eu devolvi o mesmo comentário condescendente que ela fez anteriormente:
- Não vocês, claaaaaaro!


When I moved to Australia I was appaled to learn how people wash their dishes there. I am not sure if it is for an ecological or finantial reason, but there is no running waater involved in the process.
hey simply fill the sink with water and use that water to wash the dishes. The same water. And they don't rinse it either. So after the process you have dishes with food and soap residue. Charming!
One day I was visiting a local family who did the “fill up sink” routine.
The family was saying how some immigrants are dirty, and when they looked at me and realized I am an immigrant myself, they simply said:
- Not you guys, of coooourse…
I mentioned I understood their disgust, as I felt the same when i saw how Australians washed their dishes. Of course I did not mentioned I just saw it happen there, right in their kitchen.
They went silent for a moment and said: 
-WOW! So for you, we are the dirty people…
I charmingly extended the same comment she offered me before: 
- Not you guys, of coooourse

17 comentários:

  1. Aqui eles fazem a media coisa mas enxaguam. Mesmo assim eu acho u ó

    ResponderExcluir
  2. Legal a tecnica...
    economiza na agua
    e gasta moiiiito nos medicos, por que né?
    Alô estomago bacteria chegou rsrs
    OUUU nao?? rsrs
    Eu nunca saio daqui sem rir, tu é incrível!! rsrs

    ResponderExcluir
  3. "- WOW! Prá vocês, os sujos somos nós?" - sim ou com certeza?

    ResponderExcluir
  4. Hirrrrrrc, que nojinho!
    Pois é, alguém está sempre pensando sobre o outro alguma coisa errada ou certa, mas o fato é que quando é verbalizada tem que ter muito cuidado para não levar um espanão como o seu. gostei!
    bjs cariocas


    ResponderExcluir
  5. Serio? Q eh assim? Nunca vi funcionando uma lava louça em casa. Acredito que ela deve gastar mta agua... ela deve.

    ResponderExcluir
  6. Ri por horas. Você é muita assertiva! :)

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkk que noja! eu ia ficar mto nervosa tambem!

    ResponderExcluir
  8. KKKKKKKKKKKK Inaie, eu não te aguento!
    Adorei o post e mais ainda os comentários da Wilqui e da Luana! huahauhauaha

    Vir aqui é animar o dia! A D O R O!

    ResponderExcluir
  9. Morri de rir da história! Tenho amigos que moraram na Inglaterra e contam que a louça era lavada assim tb... Mas e se faz o quê com a espuma? Nunca consegui entender !
    Aqui na França é "um pouco" diferente: geralmente a pia tem duas cubas: uma se deixa a louça de molho com o detergente líquido e a outra para enxaguar...

    ResponderExcluir
  10. hjahahahahahhahhaha ótima resposta!
    Mas, ó, já vivi isso com os espanhóis, sabe? Muitos NAO TOMAM BANHO DIARIAMENTE. Aliás, acho que nao conheci UM que se limpava todos os dias. E, ó de novo, conheci uma família que fazia o mesmo, de lavar a louça numa bacia cheia d'água. Mas, eles trocavam a água. Nao com muita frequencia, mas trocavam-na.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eca, que nojooooooooooo!!! Do jeito que sou, ia perder a fome fácil! rs
    Inaie, que triste isso de não poder personalizar as casas, né? Espero que consigas dar uma enfeitadinha, de leve...
    Beijosssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  12. Oi Inaie. Eu tenho uma amiga que o esquema de limpeza na cozinha dela é sinixxxtro! Eu tinha nojo só de olhar!
    Mas a minha fama de quem gosta de comer muito vai looonge! Toda vez que eu ia lá, a mãe dela preparava um pratão de macarrão á bolonhesa. E eu tinha vergonha de dizer não!
    Sinto arrepios só de lembrar! Arrrgh

    ResponderExcluir
  13. Inaie, você consegue se fazer entender com uma certa categoria. Engole metade da explosão e solta a outra metade. E, claro, fica tudo certo, kkk!
    Fico imaginando as churrascarias de beira de estrada aqui no Brasil adotando esse método de lavar louças, kkk! E o pior é que eu sou desses caras que quando uma coisa gordurosa gruda em mim, enquanto eu não passar um "desengraxante", eu não me conformo, rs...rs!
    Manoel

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou das mais neuróticas com limpeza, mas essa aí não dá pra engolir, né?? Resto de comida + sujeira de pratos alheios + saliva + resto de detergente. Isso é uma bomba! Eca!!

    ResponderExcluir
  15. AUhauahuahuaa ótima Inaie, bem sua cara mesmo! Aqui a pia pelo menos tem aquele ralador de farelos auahuaahua Morro de medo de me cortar com aquilo de tanto filme de terror americano que vi uahauahuaa

    Kisu!

    ResponderExcluir