sábado, fevereiro 25


A imagem dos pescadores Sri lankeses e sem duvida a que mais me marcou durante essa viagem. Eu os vi em outdoors logo no aeroporto e em cartoes postais em todas as paradas que fizemos pais afora.
Mas o mais emocionante, foi sem sombra de duvidas, ver um pescador de verdade, em cima do seu "pau de pescar".

Fiquei imaginando mil historias, mil formas com as quais esse habito passou de geracao em geracao. Perguntei para alguns locais o por que dessa pratica, o que havia por traz disso e todos ficaram me olhando como se esse fosse o unico jeito de se pescar no mar. "trepado" num pau, na agua salgada.

Historias a parte, essa memoria vai ficar comigo pra sempre. Pra mim, ela resume a simplicidade e a magia do Sri Lanka.

*****************************

The image of the Sri Lankan's fishermen are without doubt the one that struck me during this trip. I've seen them on billboards at the airport as soon as we arrived and saw the same postcards at every stop we made during our tours.

But nothing compares to the emotion I felt when I  saw a real fisherman, on top of his " fishing pole".
I imagine one thousand stories, a hundred ways in which this habit passed from generation to generation. I even asked why some locals about this practice, what was behind it and how it came about. Every time I asked, I got the same surprised look. As if this was the only way to fish in the sea. "Perched" on a stick, in salt water.
Stories aside, this memory will stay with me forever. For me, this image sums up the simplicity and magic of Sri Lanka.




6 comentários:

  1. Inaie, nossa que coisa super interessante.
    Deve ser um hábito frequente esse, pois sua pergunta foi bem pertinente. E pela reação dos perguntados, acho que sempre pescaram assim.
    Vivendo e aprendendo, não é?
    Grande abraço.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Acho isso o máximo, mas me passou pela cabeça: "e se eles escorregassem? Algo de muito ruim não poderia acontecer?" rsss

    Kisu!

    ResponderExcluir
  3. Perguntinha que não quer calar: será que isso não dói a bunda? Tenho a impressão que chega até a formigar huehuehueeu!

    Uma ótima semana Inaiê!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, que fantástico! E eu aqui, cheio de dúvidas, acho que vou continuar, né? Pq vc não inventou uma história pra contar pra gente?? ;)

    ResponderExcluir
  5. Quando vi a foto, pensei que era uma aula de tai chi, ou coisa parecida!!1 Mas PESCAR???? É, o que não faz a cultura de um povo!...
    E nós aqui, pescando com os dois pés no chão! (Nós, não, os pescadores brasileiros, classe na qual não me incluo!!!)
    Bjooo

    ResponderExcluir