sábado, fevereiro 26

Traicao

Hoje, sassaricando pela blogsfera, dei de cara com um post da Dani, chamado Perdoa-me por me traires? E o dito post me colocou a pensar.
Cansei de me empolgar em rodinhas de  conversa fiada e defender o empalamento do traidor hipotetico. Ja cansei de dar conselhos a amigas que traem e amigas que sao ou foram traidas. Ja ouvi historias de arrepiar o cabelo.
Mas o que o texto da Dani provocou em mim foi um outro tipo de reflexao.

O que e traicao? O que constitui traicao?

Pensar em outra pessoa e trair?
Relacionamentos platonicos sao traicao?
E os modernos relacionamentos de internet ( os que nao se consumam, que vivem na ilha da fantasia?)
Sentir desejo por outro e trair?

As opinioes divergem. Tem o  pessoal que vai dizer que claro que nenhuma dessas coisas pode ser considerada traicao, ja que nao houve consumacao, e a turminha que acha que traicao e voce estar emocionalmente " implicado" com outra pessoa, independente de ter tomado qualquer iniciativa a respeito.

Nessa mesma linha eu continuo a questionar:

Se o negocio e envolvimento emocional, entao sair com prostitutas ( ou prostitutos) pode?
Ter um " fling" sem envolvimento e ok?
Sexo por sexo nao conta?

Eu sei, eu sei. Mais uma vez as opinioes divergem.
 
O problema e que eu, quase a porta dos 40, cheguei a conclusao que e muito facil, muito engracado e muito divertido ter milhoes de opinioes a respeito de tudo, sentadinha no alto da minha cadeira intocavel.

Ja recriminei mulheres que perdoaram traicoes das brabas. Marido indo embora de casa, indo morar com outra, e algum tempo depois, as vezes anos, voltando para a esposa, que o recebe de bracos abertos ( e coracao estracalhado). Marido traindo a mulher com a secretaria, entao e o maior cliche do mundo. Ja recriminei mulheres que perdoaram traicoes em todos os niveis. Mas tambem ja me vi dando conselhos para a " outra parte":

Veja bem, se esse seu caso nao tem importancia, deixa pra la, esquece, reconstroi a sua vida, vai cuidar do seu marido. Chuta esse vagabundo ( o amante) pro canto e finge que ele nunca existiu.

Hipocrita? Pode ser que eu seja sim.
Dona de dois pesos e duas medidas? tambem pode ser...


Ja ouvi coisas do genero:

Ta bom. Estou mais feliz. Acho que ate meu casamento melhorou por que eu trata o meu marido/mulher melhor por causa do remorso.

Tem doido pra tudo...

Mas cheguei a conclusao que nenhum pitaco meu valeu nada, que na verdade so quem esta vivendo a situacao e capaz de pesar os pros, os contras, as verdades e a importancia de cada coisa. E essas verdades sao sempre diferentes. No final, o mundo nao e preto e branco. E nem  rosa choque, como eu insisto em pinta-lo. Ele tem todas as cores, todos os tons, todas as nuances... e eu, aqui, nao sei de nada.


O que e que voce acha?

15 comentários:

  1. Sou a favor do jogo limpo. Saber, no começo, a condição de cada um.

    Descartar o amante, como se fosse lixo e fingir que nada aconteceu, é tão sacanagem quanto trair o oficial. Afinal, ele chegou depois, não tem culpa da crise instaurada!

    Não dá pra estabelecer o que é considerado traição ou o que é passível de perdão ou não. Acho que tudo se pesa na balaçna! Tem cara que não trai a mulher com outras, mas é um traste, um atraso de vida! Por isso que é complicado!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Inaie... realmente, disso eu não sabia! Obrigada por me esclarecer...
    Ainda mais pela cultura do tolerância zero em mtas coisas, achava q a fiscalização fosse 100%!

    Uma dúvida que me persegue: aí no Bahrein e/ou no Catar, é como na Arábia Saudita, em relação às mulheres?

    Na Arábia Saudita, até mulheres estrangeiras ou não-muçulmanas são tratadas com super proteção ou inferioridade?!

    Você, como mulher e expatriada, o que acha???


    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  3. Ai Inaie,

    esse assunto dá conversa para mais de horas e muitos chimarrões para se tomar...

    Acho que antes de tudo deve existir respeito. Quer trair? Separe-se e vá viver a vida belamente. Sou contra trair e ficar com o atual, acho muita cara de pau e ser traída eu já fui, perdoei, mas se acontecer de novo, tenho certeza do que farei: muito calmamente, tranquilamente direi que cachorro ovelheiro não perde a mania e com certeza, largarei a criatura, QUE jamais ENCONTARRÁ OUTRA COMO EU. ÊITA AUTO-ESTIMA, hein????

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente Inaie.
    Eu também não sei de nada. E não julgo ninguém, cada um sabe do seu momento, das suas necessidades.
    Traição talvez seja mais uma característica do ser humano e pronto.

    beijos querida e obrigada pelo carinho sempre.

    ResponderExcluir
  5. Oi Inaie, vim especialmente para te agradecer e retribuir a sua gentil visita em meu Blog. Obrigada e por favor sinta-se a vontade para voltar quando quiser.
    Fiquei imaginando a loucura de morar ai, com tantas riquezas..ouro e pedras....espero que a violencia não seja tão grande quanto aqui....pois nem posso querer trabalhar com ouro por causa da segurança...
    Já me tornei sua seguidora tbm.
    E caso ainda não esteja participando da promoção das Joias, corra que ainda dá tempo e caso já tenha se inscrito...BoA SORTE!!!!
    UM grande e especial abraço.

    ResponderExcluir
  6. Passei aqui pra saber como estás, sempre que vejo a situação aí no oriente médio, no noticiário penso em vc e peço a Deus que vcs estejam seguros!
    Beijo, ah, tá de roupa nova seu blog tb!!! Lindo!

    ResponderExcluir
  7. é muito complicado da opiniao,como vc mesmo escreveu,so quem esta passando pela situacao que sabe a fundo o que fazer.E cada pessoa carrega valores ou educacao diferente.O que é um erro imperdoavel para um,para outro pode nao ser.
    um beijao.

    ResponderExcluir
  8. Olá Inaie,

    Fico feliz que meu post tenha ultrapassado fronteiras e causado tamanha reflexão: seu post foi muito além do meu! Excelente!!

    Grande beijo para ti!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Acho que toda a traição, envolva sexo ou não, tem um porquê e é isso que deve ser buscado, o que está errado na relação que levou um dos parceiros, ou ambos, a trair , o que pode ser melhorado e se a relação realmente vale a pena ser vivida ou ter seguimento.
    Obrigada pelas palavras de incentivo lá no blog, adoro você!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  10. Honestamente, acho que às vezes os comentários são tão interessantes quanto o post.

    Já sobre traições, sempre acreditei na conclusão que você também chegou: a opinião alheia não vale nada. Cada um vive a vida que escolhe viver.

    ResponderExcluir
  11. É isso aí Inaie, com tantas cores, temos que ser artista. Temos uma tendência a achar que traição é quando um dos integrantes de uma coisa que se chama casal se desvia do caminho e vai ter com outra pessoa. Mas vai muito além disso, com certeza. Valeu a reflexão! Ótima semana pra vc! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Inaie querida

    "Só sei que nada sei", quando o assunto é a vida do outro "só sei que nada sei".

    Beijos Juju e Ronda (ele é lento para ler e comentar em blogs...rs)

    ResponderExcluir
  13. Querida, traição pra mim é aquela que vai contra os princípios de vc mesma. Se vc está com uma pessoa que teoricamente é monogâmica, então ficar com outra, consumir o ato é uma traição. Já aqueles platônicos, onde os pensamentos são tomados por conta, pensar em outra também o é. Vc estar com uma pessoa e desejando estar com outra pode ser, a não ser que a ação o leve a isso. Trair uma pessoa é bem relativo, mas a confiança é uma coisa certa ou trai ou não.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  14. Inaie!
    Costumo não julgar e tirar conclusões de tais situações, pois cada um tem seus motivos... anseios, sofrimentos, solidão que às levam a fazer tal coisa...
    e como vc mesmo escreveu que só quem está vivendo a situação, pode de verdade ter a dimensão!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Eh tão difícil definir traição!!! Então por isso prefiro não dar "conselho" nenhum quando me pedem... Mas felizmente eu e meu marido temos a mesma definição para o verbo "trair", então neste aspecto não existe confusão entre nós!

    ResponderExcluir