sexta-feira, fevereiro 18

BAHRAIN



Ontem, um pouco antes do por do sol, o governo voltou a atacar os manifestantes Bahrainis e mais pessoas se machucaram. Alguns falam em 25 feridos, outros falam em centenas. Nao ha como saber. Eu, que estava toda serelepe andando pela cidade pra ver o que estava acontecendo, resolvi enfiar a minha viola no saco e ficar quietinha, dentro de casa. Me aventuro pelas ruas tranquilas do meu bairro, para longas caminhadas - e mais nada.

Infelizmente inteligencia nao e a palavra de ordem no momento. Os dois lados do conflito me parecem extremamente burros. O governo matando estupidamente e os manifestantes morrendo em vao.

Tenho muita dificuldade em entender esse desapego a vida, esse desdem pelo ser humano.

A coisa esta feia. E nao parece que vai melhorar tao cedo. A situacao e grave, o problema e serio. A insatisfacao toma conta do pais, a revolta cresce com a violencia que so gera mais descontentamento e mais violencia.

Tenho dificuldade em ver uma saida. Num mundo cor de rosa, os manifestantes teriam direito a palavra, o governo os ouviria. Mas nao vivemos no pais das maravilhas. Vivemos uma ditadura onde poucos mandam e tem acesso a incriveis privilegios enquanto outros tantos sofrem a margem da sociedade.

Muitos amigos ja deixaram o pais. Sairam de ferias, fecharam para balanco. Dubai tem sido o destino preferido.

Eu, no meio desse AUE, continuo me sentindo segura. Triste, desolada com os acontecimentos, mas em seguranca. Aqui no meu bairro, e como se nada tivesse acontecido. Alem das ruas vazias ( ninguem se anima a sair de casa), tudo parece tranquilo.

So se notam pequenas diferencas. Os portoes, que sempre ficaram abertos, hoje estao trancados. Nao se ve uma viva alma nas ruas. Os supermercados ja reestocaram. O leite e os ovos que haviam sumido das prateleiras, estao de volta. 

Infelizmente a internet tem feito um desfavor a situacao. Pessoas mal intencionadas soltam rumores, postam fotos de vandalismo nos shoppings ( que nao aconteceu), tanques de guerra tomando a cidade ( ha militares por todos os lados, mas as fotos postadas na internet sao da guerra do Kuwait), fotos de uma menininha de 8 anos que tambem morreu na manifestacao ( foto tirada de outra guerra, outra crise).
Hoje e dificil saber o que e verdade e o que e mentira. Dificil manter a sanidade, manter a cabeca fresca. Eu, so posso dizer o que eu vejo, dividir a minha propria experiencia.E no mais, so resta esperar. Ver no que vai dar.

9 comentários:

  1. Que você continue com esse pensamento positivo e tenha muita força para enfrentar qualquer dificuldade!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Inaie querida,
    quando ouvi as notícias de Bahrain logo pensei em você. Fiz amigos na blogesfera e engraçado que mesmo distante me parecem tão próximos. Eu espero realmente que as coisas se acalmem. Parece que depois do que houve no Egito todos querem, com razão, renvindicar seus direitos, pena que pra isso tantas vidas sejam seivadas.

    Fique bem

    beijo grande

    ResponderExcluir
  3. Inae é sempre bom ouvir (ler) alguém que está perto dos acontecimentos e não tem que jogar com a mídia ou a audiência, pelo menos vemos um equilíbrio na opinião.
    bjs e Paz
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. Faço das Palavras Vagabundas as minhas também! Repetindo: dou muito mais credibilidade ao seu parecer do que a de pseudos cientistas políticos! Alguns merecem créditos, mas só quem vive aí sabe o que é!

    Deus continue protegendo tua família, mas todo cuidado é pouco!

    ResponderExcluir
  5. Vc tem razão Inaie...face à informação virtual e aos media, é preciso cada vez mais espirito critico e cabeça fresca.
    Admiro a sua coragem...eu acho que já estaria voando para algum lado, mas se estivesse aí quem sabe pensaria diferente.
    Ainda bem que a zona onde vive é calma, e que os supermercados estão abastecidos...
    Um abraço grande

    ResponderExcluir
  6. Querida, perdão pelo sumiço... mas espero que entenda.. é bem aquilo mesmo que vc me comentou... Fiquei preocupada com vc quando vi as notícias... mas ainda bem que tá tudo certo e é tão bom ver que está tudo bem com vc, apesar desse estado de guerra... concordo com vc e tb nçao entendo esse desdém pela vida.

    Fique bem.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Inaie, na minha infância eu vi muita coisa assim bem aqui no nosso Brasil durante a ditadura militar. Eu , menino, não compreendia muito as coisas e ficava alheio, já que brincar não era proibido pelos militares. Só depois vim a saber que até o meu pai sofreu na pele os efeitos de uma ditadura sangrenta. Imagine o que você não deve estar passando aí. Cuide-se bem.

    PS: OBRIGADO pelo seu carinho e solidairiedade indispensáveis. Meu irmão deve deixar esta semana o hospital em franca recuperação. O rim que ficou esta competente na função de dois. Agora é encarar uma quimioterapia para ver se o mal é extirpado de vez. Um abraço carinhoso, ótima semana. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  8. Mas, assim que vc sentir que não está mais segura, não espere a situação piorar. Nossa intuição e instinto de sobrevivência conta muito nessas horas.
    É uma pena que em algumas revoltas, vidas se percam.
    Fica bem!

    ResponderExcluir
  9. Ola Inaie... imagino como deve ser sufocante estar no meio de algo assim!
    E num meio de comunicação que cria uma guerra de falsas informações somente para distribuir pânico... fica dificil realmente saber se vc sai pra dar uma volta ou sai pra nunca mais voltar!

    Beijos

    ResponderExcluir