terça-feira, fevereiro 22

Bahrain


Ontem eu fiquei " enroscada" no meio de uma passeata pro governo. Eram milhares de pessoas, em carreata, exibindo bandeiras, slogans e camisetas com as cores de Bahrain.
Obviamente estrangeira, e claramente no lugar errado, tive um certo receio. No carro atras do meu, uma amiga Espanhola, recem chegada e gravida de um mes e meio. Fiquei preocupada por ela e com ela.
Tentando sair do cafe onde nos estavamos, nos enfiamos de carro e alma no meio de tantos outros carros. Na primeira curva, ela se perdeu de mim, ficou um carro atras.Puxei o freio de mao, desci, fui ate o carro de tras e falei:

- Olha, a minha amiga esta me seguindo, mas agora o seu carro esta entre nos.

Ele sorriu pra mim, subiu na calcada e a deixou passar.
Simples assim. Entre milhares de carros, tudo o que eu recebi foram sorrisos e olhares de compaixao. Muitos carros vinham na contramao, excitados pela farra da carreata. Como eu estava tentando sair dali, o meu carro ( e o da amiga, claro) eram os unicos contra a mare.

As pessoas se desculpavam pela sua ansia de chegar logo ao protesto ( pegando a contra mao), se desculpavam pelos compatriotas que estavam vindo na direcao oposta, todos civilizados e quase carinhosos conosco, duas forasteiras, presas no meio do rebulico.

Esses manifestantes eram pro governo, ate agora tudo o que a midia tem noticiado sao manifestos contra o governo. Mas nao tenham uma ideia errada da mensagem que eu quero passar aqui.

Os protestos anti governo tambem foram pacificos. Os manifestantes montaram tendas, trouxeram carrinhos de pipoca e fogareiros para fazer uma comidinha no balao da perola. Entre os protestantes, familias inteiras. Os homens trouxeram consigo suas criancas, mulheres, adolescentes. Desarmados. E lutando por direitos basicos. Direitos iguas. Democracia. Educacao. Bons salarios e bons empregos. Eles lutavam por igualdade. Por um lugar ao sol, em Bahrain, onde sol nao falta.

O que eu aprendi em meio a toda essa bagunca, foi que o povo, pro ou contra o governo e um povo bom. Um povo pacifico, um povo que quer acertar, que quer uma vida melhor. Pessoas falam em luta entre os xiitas e os sunitas, mas do pouco que eu entendo, nao vi nenhuma reivindicacao religiosa, apenas reivindicacos politicas e democraticas. Pessoas pedindo o direito de serem iguais, independente do seu credo.

Essa semana, o Principe Herdeiro apareceu na televisao e disse que nao ha sunis ou xias, mas Bahrainis. Que ele vai punir os responsaveis pela violencia, pelas mortes. Que ele quer negociar, que ele quer acertar. Falou, com sofrimento nos olhos que todo o trabalho que ele vem fazendo para elevar o perfil internacional de Bahrain nos ultimos 5 anos, foi destruido em 5 dias.

Ele tem investido em educacao, tem projetos para profissionalizar Bahrainis, investe em turismo na ilha. O cara esta no caminho certo. E pelo que eu tenho ouvido nas ruas, tanto os pro governo, quanto os anti governo estao de acordo com ele.

Pelo que eu ando sentindo, a coisa comeca a melhorar de verdade. E a minha alma canta feliz, por que em Bahrain, tudo o que eu encontrei, desde que cheguei aqui foi carinho e conforto. Mesmo quando fiquei "engastalhada" no meio da  carreata...

9 comentários:

  1. Inaie cata piolho!! vc tinha que perceber que eu errei o nome da Edlena!

    Mas falando de Bahrain, interessante sua visão próxima de um manifesto, a midia de longe não mostra isso... alias Bahrain esta pouco divulgado, ja que a Libia é a bola da vez! Kadafi é o centro de todo o mundo arabe ultimamente.

    Beijos minha amiga cata piolho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Inaie, já tinha escutado por aqui que as coisas estao melhorando por aí!! Fico feliz por vc e sua família! Fique sempre em contato. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Inae,
    boas notícias e vejo que você se sente segura para andar pela rua. Como diz o David: a mídia por aqui só fala da Libia.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus que as coisas estão caminhando por um meio mais pacífico possível! No meio de tanta turbulência e tragédia no mundo árabe, conforta em saber que nem tudo está perdido!

    Agora é torcer para que vocês e os bahrainis continuem bem, e rezar pelos líbios que morreram de forma tão cruel!

    ResponderExcluir
  5. Inaie
    Que bom que as coisas estão se resolvendo e que vcs estão bem.
    Mande notícias!

    ResponderExcluir
  6. Inaie,
    muitas vezes não se pode levar em consideração as notícias que chegam da mídia sensacionalista.
    É bom ouvir notícias de um olhar que convive , no seu cotidiano em Bahrain.
    Que a paz prevaleça sempre.

    beijo pra você.


    PS: tem um mimo pra você no meu blog, passa lá.

    ResponderExcluir
  7. Bom saber que você está bem. Espero que toda essa confusão sirva para melhorar a vida das pessoas que vivem aí. E que acabe logo. O mundo precisa de um pouco de paz.

    ResponderExcluir
  8. Espero que toda essa revolução que anda correndo muitos países ultimamente (Tunisia, Egito, Marrocos, Argélia, e agora Libia e Bahrein) tenha um reflexo positivo a médio e longo termo. Infelizmente as maiores conquistas foram sempre através de muita luta.

    Boa sorte e tome cuidado!

    ResponderExcluir
  9. Olha, aos olhos do brasileiro, é tudo muito triste, muita guerra, essas coisas que não entendemos muito bem. Mas acredito que lutar pelos seus direitos é um direito de qualquer ser humano, afinal, nós criamos as leis para nós mesmo e temos essa capacidade de mudar o rumo das coisas, por isso os conflitos.

    Espero que esteja tudo bem por ai.

    Kisu!

    ResponderExcluir