sexta-feira, fevereiro 18

DOIS POSTS EM UM - EU E BAHRAIN




EU

Eu sei que tenho estado ausente. Estou passando por uma fase muito introspectiva, onde quero reavaliar tudo na minha vida. Jogar fora tudo o que nao me serve, reescrever a minha historia - e colocar nela um final feliz.
Estou cansada de aceitar o que eu tenho, por que " ja e muito mais do que a maioria das pessoas tem". Estou exausta de ter que me conformar em viver uma vida que nao e a que eu planejei, nao e a que eu sonhei e nao e a que eu quero.
O momento e de mudancas - de chacoalhar todos os alicerces, de fazer as coisas melhores. E felizes. No momento, tudo esta em cheque. Auditoria tomando conta do pedaco. Sentimentos a flor da pele.
E em meio a esse turbilhao interno, eu me descubro em Bahrain, no meio de protestos xiitas e retaliacoes ditatoriais.
 Enquanto eu fico trancada dentro de mim mesma, tentando fazer as coisas fazerem sentido, eu divido com voces, um pouco do meu mundo externo!






Bahrain


A midia esta enlouquecidamente falando sobre nos, pornato muita coisa aqui nao vai ser novidade para nenhum de voces. O que eu posso oferecer, e a minha visao pessoal e a minha experiencia, no meio desse aue todo.

Bahrain e um reinado. A Familia real se chama Al Khalifa e o Primeiro Ministro esta no poder ha 40 anos. Ele e tio do atual reai, e foi Primeiro Ministro ao lado do irmao, o finado Rei Salman. Nao e preciso ser cientista politico pra notar que democracia nao e uma palavra usada nesse lugar. O primeiro ministro e o cara mais poderoso do pais. Ele manda, desmanda e faz chover.

O governo e sunita. 70% da populacao e xiita - muitos descendentes dos Iranianos. Os xiitas sao em sua maioria pobres. Os sunitas tem os melhores empregos, os melhores salarios, a melhor educacao. Os xiitas acabam ficando com o que sobra. 

O governo contrata sunitas de outros paises ( Paquistao, Siria) para trabalhar no ministerio da defesa, por que eles nao querem arriscar ter xiitas em posicoes " perigosas" .

Os xias perderam a paciencia e foram pras ruas. Protesto pacifico (por parte dos xiitas). A policia caiu de pau nos protestantes e ja sao 6 mortos em Bahrain.

O nosso dia a dia no meio dessa panela de pressao

Algumas ruas estao bloqueadas, mas ha outras vias de acesso

O transito esta melhor por que ninguem tem coragem de sair as ruas - por outro lado, quem tem que sair por uma razao ou outra, acaba congestionando certos cruzamentos. Isso significa que as grandes avenidas estao livres, mas tem certas areas de entupimento pela cidade.

As pessoas estao muito anisosas e nervosas. E mails, twitter e text messages estao por todos os lados: Nao va aqui, nao va ali, escape de la...

Algumas empresas estao mandando funcionarios para casa antes do fim do expediente

Algumas pessoas estao saindo do pais, por precaucao

Todas as pessoas que eu conheco que tinham voos marcados para Bahrain, ou de Bahrain, conseguiram embarcar e desembarcar sem problemas.

A ordem e para que as pessoas fiquem em casa, nao se aventurem por ai desnecessariamente

Hoje estao acontecendo os enterros das pessoas que morreram durante o protesto. Milhares de pessoas presentes. A policia nao esta se envolvendo.

Eu, que sou da pa virada e nao me aguento, cruzei a cidade para ver o que estava acontecendo. Nao vi violencia - a policia esta bloqueando o acesso as areas de manifestacao. Se o pau esta comendo, esta comendo por la.

No supermercado vizinho, acabou o leite, o pao e os ovos. Um outro supermercado proximo, fechou as portas. Muitos negocios tambem preferiram nao abrir - outros estao funcionando normalmente.

A impressao que eu tenho e que tudo e muito distante, e que como voces, eu vejo os acontecimentos pela TV.

18 comentários:

  1. Querida, desculpe-me a indiscrição, mas é absolutamente necessário que vocês fiquem nesse país com todos esses conflitos acontecendo? Existe embaixada brasileira por aí? Ela oferece algum tipo de proteção? Eu não conseguiria ter a sua atitude, que aliás é admirável, de calmaria perante tanta turbulência, acho que faria o possível para voltar para o Brasil. Por favor, por amor aos seus seguidores que, como eu, a adoram, certifique-se que está realmente em segurança, ok?
    Beijocas preocupadas
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Olá Inaie, o lugar é lindo e fascinante, mas...tem seus problemas. Para começar, o "homem" está muito tempo no poder e isso vai gerar conflitos em tudo e os xiitas querem seu lugar ao sol!Eu acho que um protesto pacífico nao faz 6 mortos. Vc viu lá no Egito?? Desculpe perguntar, mas o que vc está fazendo em um lugar tao instável?? Imagino como vc e sua família devem estar inseguros. Se complicar, façam as malas e vao para outro lugar!!!Nao tenham medo de começar tudo de novo. Eu e minha família começamos do zero quando viemos para cá e conseguimos!!! Pensamentos positivos, minha querida!!Fique em contato.Beijos e se cuide.

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii,obrigada pelo carinho..Agora Chuchu de Deus ,realmente esta muito perigoso por ai,aqui nao se fala em outra coisa .mas achei muito interessante ler o ponto de vista de quem mora ai,o dia a dia nesta fase dificil,mesmo assim se cuidem esta bem?!Nao corra risco desnecessario,Que Deus proteja todos vcs neste pais!!beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Inaie, o duro de tudo isso é que vcs não podem simplesmente ir embora! Você mora na embaixada NeoZelandeza? Acho que nela as coisas são mais seguras, creio eu. Mas mesmo assim, não poder ir e vir deve ser um porre! Ainda mais quando a gente esta passando uma crise pessoal!
    Força amiga, pense que daqui um tempo vc estara catando pernilongo na amazonia!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Inaie,

    Se não podemos contar 100% com a democracia exterior, ao menos podemos contar com a interior: Faça o melhor para você, afinal cada um de nós é dono de sua própria história.

    Obrigada por partilhar sua visão dos ocorridos conosco!

    Grande beijo para ti!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Inaie,
    Espero que vc e sua família fiquem seguros, vou orar por isso. Quanto a sua " auditoria interior, espero que vc obtenha os mais belos frutos, que se recoloque na vida e faça suas melhores escolhas.
    Um beijo grande e cuidado, não saia mais. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Dou MUITO mais credibilidade ao seu parecer pessoal do que certas notícias, de certas "opiniões" de certos cientista políticos que muitas vezes, falam o que não sabem! Mas falam como se fosse uma verdade absoluta e que muitas pessoas acreditam, já que eles têm o dom de saber falar, e propagar muita demagogia! Nem todas as notícias são mentirosas, mas fica difícil de saber, né?

    ResponderExcluir
  8. Mas faço coro ao que todo mundo comentou aqui: Deus proteja você e a toda tua família! Esperamos que vocês fiquem bem, sãos e salvos, independente se for no Bahrein ou em qualquer lugar do mundo!

    ResponderExcluir
  9. Menina, tanta coisa acontecendo dentro e fora, hein? É um turbilhão dentro e uma guerra aí fora. Corre, menina, corre! Mas, seja feliz, principalmente!
    Que todos fiquem bem!
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Inae, já ia mandar mensagem para saber de você e sua família. Quanto a auditoria interna espero que te leve para uma melhor, e que por aí tudo se ajeite da melhor maneira possível.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. Menina,
    Que período você escolheu para mudar!

    Não seria melhor umas féria longe daí? :>/

    ResponderExcluir
  12. Oi Inaie

    Você está bem protegida? Estou aqui pedindo por você e por todo esse povo. Que haja paz sempre, isso é o mais importante.
    Quanto à auditoria interna, faça o que o teu coração mandar. Sempre será o melhor para você.
    Já estava com saudades e esperando notícias.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga!
    Pensei em vc ainda hoje, quando ouvi mais notícias na TV. Jeeez! parece até uma coincidência essa sua revolução interior surgir neste momento. Isso não torna as coisas mais fáceis para vc...julgo eu.
    Mais uma vez, como no Egipto, parece uma luta de Hórus contra Seth. O deus falcão contra o rei ilegítimo e usurpador. Hórus recuperando o seu olho do sonho...
    Desejo do coração que essa sua revolução individual resulte em liberdade e felicidade...o mesmo para o Bahrein...
    TERNURAS
    BEIJOS
    Simpatizo com sua reviravolta, auditoria, whatever...

    ResponderExcluir
  14. Inaie querida!!!
    Pensei tanto em voce essa semana vendo todas essas notocoas em Bahrain!! A primeira vez que vi onde era, quase cai do sofa, gritei como uma louca :"E la que esta a minha amiga, e la que esta a inha amiga"
    Bom ler o seu ponto de vista!
    To vendo que alem dessa confusao externa a interna tambem esta passando por certos conflitos,ne?Aiii...amiga...pode contar comigo se precisar,viu?
    Tem sido dificil voltar peridicamente como antes, mas vou conseguir...rsrs...adorei o puxao de orelha!!!
    Beijocas querida e adorei as fotos(as tuas), que energia boa voce passa!!!

    ResponderExcluir
  15. notocoas????hahahaha...nao.... NOTICIAS!!!!

    ResponderExcluir
  16. Menina....relendo o meu post, acho que eu tava bebada...hahahah...tudo bem, estava tomando uma cervejinha..mas nao era pra tanto,ne?

    ResponderExcluir