sexta-feira, outubro 28

SIMON PETERS


Ha mais de dois anos eu perdi um grande amigo. Um dia ele se levantou, se trocou pra sair, cambaleou e caiu morto no meio do quarto.
Nao avisou ninguem, nao deu sinais de que ia dar o pira.

 

Foi um baque que eu nao estava preparada pra receber. Soube da noticia pelo Facebook, o filho dele me escreveu contando quando eu estava em Orlando, em ferias com a minha familia. Liguei e ainda consegui falar um pouco com a familia dele que eu tanto amo.

 

Menos de uma semana depois foi a vez da Beth, minha amiga e conselheira, me abandonar nesse mundao. Depois disso perdi o Ian, um outro amigo, exatamente da mesma forma. Consegui escrever tributos a eles, Ian e Beth, mas nunca escrevi nenhuma linha aqui sobre o Simon.


 

Planejei, pensei, ensaiei e nao escrevi nada.

 

Tenho ate hoje todos os e mails que a gente trocava ( as vezes eram 20 na mesma noite), tenho as fotos dos jantares, das festas, das visitas. Mas acima de tudo, tenho o coracao cheio de saudade. E de amor por esse cara que significou tanto na minha vida.

 

O Simon foi meu mentor, foi meu amigo, foi meu conselheiro. ele me deu broncas, colo e carinho. Sempre. E riu muito. Riu de mim e riu comigo.

 

Foi ele quem me deu meu primeiro emprego na Nova Zelandia. Diz ele que achou engracado quando no fim da entrevista eu perguntei: e ai - vai me dar o emprego?

 

Ele riu. Foi a primeira vez que ele riu de mim ( e comigo).


 

O que ele nunca soube e que eu nao queria aquele trabalho de jeito nenhum. Tinha ido a entrevista pro Fabio parar de me encher o saco pra trabalhar, mas nao queria ir trabalhar em call centres. nao queria, nao queria, nao queria.

 

Mas quando ele me ofereceu a posicao, acabei aceitando, sei la por que. Eu nem imaginava que esse seria um dos melhores empregos da minha vida. Nem me passava pela cabeca que aquele call centre ia me dar a maior experiencia profissional e pessoal que eu ja tive.


 

Nos primeiros meses, eu detestava o trabalho, a empresa, TUDO. E toda sexta feira eu me demitia. Ficava brava com alguma coisa e me demitia. E ele nao aceitava a minha demissao, dizia que hoje nao ia dar nao, que eu por favor voltasse amanha. O fim de semana passava, os animos se acalmavam e eu ficava mais uma semana. Ate a proxima sexta, quando ahistoria se repetia.

 

Me lembro de duas vezes ter me sentido profundamente ofendida. E ele sabia exatamente o que estava fazendo...


 

Uma vez ele me comparou com uma outra funcionaria, que vivia tete a tete comigo nas competicoes de vendas. Ele disse:


 

- A Dani tem muita paixao.


 

- o que? E eu? Eu nao tenho paixao?

 

- Ah, ate tem. Mas nao pelo emprego.


 

Fiquei tao puta da vida que mostrei pra ele direitinho quanta paixao eu tinha por aquele trabalho...

 

Em quatro anos ele foi promovido na empresa 3 vezes - e eu fui ocupando a vaga que ele deixava vazia. Quando ele se demitiu para ir pra uma empresa melhor, eu fiquei puta da vida - e queria ir junto a entrevista por que eu tinha que gostar do meu futuro emprego. Quando ele fosse promovido, eu poderia ir la me oferecer pra vaga dele e explicar que era uma progressao natural...


 

A segunda ofensa veio ainda quando eu trabalhava como atendente do call centre. Estavamos eu e uma amiga conversando e ele falou:


 

- Karin, voce seria otima em key accounts ( a elite do call centre)


 

- E eu?


 

- Voce nao.


 

Naquela epoca ele era gerente de Key Accounts - meses depois a gerente de key Accounts era eu. Mostrei pra ele quem e que nao ia ser boa em Key Accounts... Ora faca me o favor!


 

E a gente vivia brigando por isso. Eu dizia:

- Ta vendo? Engoliu bonito. Quem e que disse que eu nao podia ser Key Accounts?


 

- Nao podia ser atendente...nao podia ser atendente..


 

Mas a discussao durava pra sempre. E eu dizia que eu ia ter 90 anos, ele ia ter 110 e a gente ainda ia estar brigando pela semantica dessa discussao do passado.


 

Quando nossos caminhos profissionais se separaram, eu ligava pra ele para pedir conselhos, para dividir preocupacoes, pra jogar no colo dele tudo o que me aborrecia. e ele, com a maior maestria do mundo, picava meus problemas em pedacinhos pequenos e me devolvia pra ser mastigado e engolido.


 

O cara era uma fera. Era competente, dinamico e via anos luz a frente de todo mundo. AMs ia embora as 5 da tarde. Nao ficava esquentando assento na empresa nao. Chegava no horario e saia no horario, por que ele tinha mais o que fazer.


 

E fazia. Simon cozinhava, Simon dancava, Simon era festeiro e adorava o seu vinhozinho. Simon era super pai, super marido, super amigo. ele irradiava luz onde passava.

 

Uma vez eu comentei com ele que a minha sogra estava chegando em Auckland com as criancas. Sem ninguem pedir, ele foi ate o aeroporto, pegou as tres, atravessou com elas ( e muuuitas malas) pro terminal domestico e despachou as tres pra nossa cidadezinha.


 

Simon nos visitou duas vezes em Palmerston North. Conheceu nossos amigos,e ncantou a todos.


 

E eu nao tinha escrito nada sobre ele ate agora por que eu nunca vou conseguir descrever essa pessoa iluminada que cruzou a minha vida e deixou tantas marcas. Meu amigo, dois anos depois de voce ter nos deixado, eu ainda nao te perdoei. Nao consegui fechar o bendito "file"


 

Quando ta tudo uma merda, quero ligar e dividir com voce. Chorar no seu colo. Quando eu estou feliz, rolando de alegria, eu quero dividir com voce, ver voce vibrar comigo tambem!


 

Fica em paz, meu amigo! E me perdoa, foram mais de dois anos tentando fazer a minha voz sair, mas o vazio, a tristeza e a sozinhes nao deixavam... Amo voce.


6 comentários:

  1. Ai, que lindo!!!!
    o mundo precisa de mais pessoas como ele e como vc também!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Demorou mas foi lindo o que vc escreveu....
    Obrigado pela visita no meu blogzinho!!!

    Beijao

    ResponderExcluir
  3. Oi Inaie, vim retribuir a visita e ao ler seu post quase não consegui escrever de tanta emoção. Que texto lindo, cheio de amor e sinceridade. Obrigada pela visita!
    Bjos,

    Alê

    ResponderExcluir
  4. que lindo Inaie!! muito bom ter amigos assim!

    ResponderExcluir
  5. Inaie,
    Vou quase plagiar você: Belíssima declaração de amor de amigo. Amor de amigo é muito mais que amizade, é isso que você viveu com Simon.

    Entendi ainda mais o seu comentário no "29 de outubro ou um anjo maujigo." Que me emocionou!

    Aqui também me emocionei. Lindo!
    Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir