sexta-feira, maio 27

Tchau Tio Nelson...

Nao tenho nenhuma foto do meu tio pra ilustrar esse post, mas tambem nao preciso de uma. Tenho na memoria e no coracao a imagem nitida desse homem que foi tao especial na minha adolescencia.
Apesar do parentesco, nos so ficamos proximos quando eu tinha uns 11 anos. Fui fazer uma dessas visitas familiares e acabei ficando na casa dele as ferias todas.
Meu tio era um cara controverso.
Nada desse papo de santo. Nunca foi santo, nunca fingiu ser.
Meu tio bebia muito. Jogava a dinheiro. Era dono de boate ( alem de restaurantes). Meu tio tinha amantes. Incentivava os sobrinhos a irem a zona. Fazia tudo errado pros padroes convencionais. Esse meu tio era do balacobaco.
Mas no meio de tanta transgressao, ele tinha o maior coracao do mundo. Ele cuidava de quem quer que fosse, dava empregos para todo mundo, distribuia amor, carinho e dinheiro pra quem estivesse precisando.
Meu tio marcou a minha vida. Me ensinou que voce pode ser uma pessoa boa, sem seguir os 10 mandamentos, sem ler pela cartilha que todo mundo espera que voce leia.

Eu e o meu primo ( filho mais velho do Tio Nelson), eramos namoradinhos. Nos tinhamos 11, 12 anos e faziamos tudo juntos. Sentavamos na mesma poltrona, na mesma cadeira na hora do almoco, iamos a todos os lugares juntos, nao nos desgrudavamos.

E as tias, todas alvorocadas, todas nos nossos pes, pra ter certeza que nos nao iamos fazer "nenhuma bobagem".

Meu tio nos colocava no carro e levava pro restaurante dele com a desculpa que nos iamos "ajudar". Quando nos chegavamos la, ele nos dava uma mesa e mandava os garcons nos tratar como clientes. Eu me esbaldava nos coqueteis de frutas. Me achava tao chic...

Quando iamos pra Lindoia, ele dava a chave do carro pra gente sair cidade afora. Maluco, maluco, eu bem sei. Minha avo ficava alucinada.

Cansei de ouvir minha avo e algumas tias dizendo: voce acha divertido, acha engracado, mas a casa dele nao e ambiente para voce. nao va mais la, minha querida.


E eu ia, claro!

Num desses passeios de carro pela cidade, fomos trazidos de volta pra casa pelo delegado.

Meu tio nos passou um sermao na frente da autoridade, disse que nos pegamos a chave enquanto ele dormia.

O delegado virou as costas, ele jogou a chave de volta pro Sandro com a inequivocada recomendacao:

- Ve se voces dois deixam de ser estupidos e nao me aparecam mais aqui escoltados pela policia!

Nos nao tinhamos nem 13 anos.

Era ele quem me levava pra pular carnaval, que em deixava nadar a noite, que acobertava as nossas estripulias. Com o Tio Nelson, tudo podia. e nos nos divertiamos muito.

Passavamos a noite jogando baralho, pulando no sofa da sala, enchiamos a garagem de sabao em po e ficavamos escorregando pra la e pra ca.

Nunca levamos uma bronca, nunca uma cara feia, nunca uma represalia. Ta feliz, ta divertido? Entao ta otimo...

Eu cresci, meu amor e admiracao por ele nunca diminuiram. Quando eu ja era adulta, me lembro do meu tio vivendo numa gangorra. Horas estava bem, horas tinha perdido tudo. Trabalhava num restaurante aqui, numa pizzaria ali...

Eu o convidei para ser meu padrinho de casamento, ele nao foi por que estava pobre e nao podia me comprar um super presente. Fiquei arrasada, nunca quis o presente dele, queria que ele estivesse ali, comigo.

Sempre tentei manter contato, sempre ia aos restaurantes onde ele trabalhava depois que o dele fechou as portas. O jantar de batizado das minhas filhas foi no restaurante onde ele estava - assim ele passaria a fazer parte da vida das pequenas tambem.

Meu tio nao viajou mundo afora, mas falava da Italia comos e fosse sua terra Natal. Seus restaurantes eram italianos, e ele discutia geografia com os clientes como se ele tivesse crescido no pais da bota.

Com a memoria afiadissima, ele se lembrava do nome dos que iam ao seu restaurante, fazia questao de falar com todo mundo.Nunca conheci ninguem tao carismatico.

No batizado da Anita, levei doze pessoas para jantar la. Meses depois um dos meus convidados voltou sozinho ao restaurante e o Tio Nelson perguntou:

- Continua vegetariano?

O cara tinha um talento para tratar com o publico, que se equiparava ao carinho que ele dispensava aos amigos. Tenho certeza que muita gente esta chorando a sua partida hoje. NAo tenho duvidas que voce tenha marcado muitas vidas, exatamente como marcou a minha.

Tio, va com Deus, descanse em paz. Eu vou te amar pra sempre...

2 comentários:

  1. Quantas histórias e aprontações,heim?rsrs Agora ficam as saudades!Que ele descanse em Paz! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo devia ter um Tio Nelson na vida! Que bom que você teve o seu.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir