segunda-feira, agosto 29

Voltando a ser cidada

Entre o passeio a Amazonia e as minhas ferias na Europa ( ai que mulher viajadeira...), passei dias tentando resolver a minha vida no Brasil.

Eu sai do Brasil ha 12 anos e acabei descobrindo na marra que a minha situacao “legal”nao e tao boa quanto eu imaginava. Achei que sempre tinha feito tudo direitinho, seguido a risca as minhas obrigacoes e compromissos, e que tudo estaria em ordem, ne?

Hoje, uma conversa imaginaria com um fulano mais intrometido toda loja real ou virtual/ pastelaria/ orgao publico ou privado, ou seja qualquer Ze mane hoje em dia se acha no direito de pedir seus documentos seria mais ou menos assim:
Titulo de eleitor?

Cancelado.

CIC?

Cancelado.

Carteira de Motorista?

Vencida em 2006

RG?

TEEENHO!!! Mas a foto e de quando eu tinha 17 anos. Vale?

Fabio, que e um cara decente, resolveu regularizar a situacao dele, que e igual a minha, e la fomos nos bater de orgao publico em orgao publico, pra resolver toda essa pendenga. Nao preciso dizer que foi tudo uma grande novela. Para tirar um novo CIC, eu precisava do titulo de eleitor Pra que, meu Deus,pra que?

Fiquei sabendo que ele - o titulo de eleitor, tinha sido cancelado por que eu perdi 20 turnos eleitorais ( claro que eu transferi meu titulo para a NZ, mas o efientissimo pessoal da embaixada brasileira na kiwilandia perdeu a transferencia e nao ha registrio em porra de lugar nenhum. Claro, que quem paga o pato sou eu...)

Como cancelaram meu titulo, tive que tirar outro, zerinho.

Por sorte o cartorio eleitoral estava vazio, a mulher que me atendeu, apesar de ser meio lerdinha, resolveu tudo sem grandes sobressaltos e sem exigir muita papelada. Nem entrei em detalhes sobre a minha tentativa de transferir o titulo para o exterior nem nada. Simplesmente fiz de conta que eu era uma puta nega relapsa e tinha me "esquecido"de votar em todas as eleicoes ha 13 anos.

Pra tirar o CIC, tive que ir tres vezes a receita federal e em nenhuma delas consegui passar dos caes de guarda da recepcao - do pessoal da triagem, que alem de nao entender nada, sao mal humorados.

- Acabaram as senhas.

- Mas sao 10 da manha e voces atendem ate as 9 da noite.

- Pois eh. Acabaram. Alem do mais, voce tem que ver qual e o problema pela internet.

Volto pra casa, tento acessar a internet, que nao me diz nada e  me manda para a receita federal...

Volto no dia seguinte – mesma novela. Acabaram as senhas, tem que olhar na internet antes de vir aqui. Explico que a internet nao me diz nada, a mocinha se desculpa, nao popde fazer nada.

Por mim, ja ia chutar o pau da barraca, deixar esse negocio de CIC pra la. Nao me fez falta em 12 anos, nao ia comecar a fazer agora. Mas o Fabio, aquele que e decente e gosta de fazer as coisas direito, me arrasta para a receita pela Terceira vez. Vou bufando, mas vou.

Na Terceira tentativa, consigo a facanha de pegar uma senha. Parece ser meu dia de sorte.

Elmer me atende:

- Ta cancelado.

- Pois eh.

- Voce tem que checar qual o problema, pagar uma taxa no banco, antes de vir aqui...

Comeco a  duvidar que hoje seja mesmo, meu dia se sorte!

- Nao consigo acessar nada pela internet, hoje e meu ultimo dia disponivel, ja nao da mais pra ir ao banco, e ja estive aqui tres vezes, nunca consegui passar daquelas mocinhas da recepcao, que parecem ser contratadas so para mandar o cliente embora. Elas precisamd e experiencia como leao de chacara antes de vir trabalhar aqui?

Elmer esboca um risinho, tenta uma defesa bem rale das fulanas e me diz:

- Perai. Vou ver qual o problema. Tem uma unica situacao na qual eu posso resolver tudo por aqui. Deixa eu ver aqui... uhmmmm... ta vinculado a uma empresa que usava seu CIC,e a empresa ta travando o CIC

- Eu tinha uma micro empresa, na minha vida passada

- Fechou?

- Nao.

- Se o problema for so esse, eu posso resolver por aqui. Mas so se a sua empresa tiver sido fechada pelo governo...

cruzo os dedos...espero...

- Opa! Voce esta com sorte. A empresa foi fechada a sua revelia. Mas eu so posso te ajudar se ela tiver sido fechada por uma razao especifica. Entre todas as razoes, so uma o sistema me deixa resolver por voce.

recruzo os dedos...espero...

- Olha ai! Foi fechada por falta de movimento por muito tempo. Abandonada como a maioria das microempresas brasileiras. Mas voce nao tem impostos atrasados.

- Isso eu sei

- E nem tem declaracoes em aberto

- Tambem sei

- E voce se declarou nao residente, foi morar no exterior

- Pois eh. ta vendo como eu sou boa moca?

- Ai. Fez tudo certinho. E deu sorte. Vou reativar seu CIC. O cara imprimiu uma declaracao dizendo que eu nao devo nada, e eu sai de la, com meu CIC tinindo, novinho em folha.

Me desmanchei em elegios ao Elmer, que foi ultra eficiente, simpatico e resolveu o babado na hora.O problema foi passer pelos leoes do portao de entrada, que nunca me deixavam entrar, acabavam com as senhas as 10 da manha ( mesmo com a sala de espera vazia) e ainda me atenderam com a maior ma vontade. Minha vontade era de nao fazer nada, nao regularizar nada, mandar tudo a “m”.

O que me deixa P da vida e que eu nunca fiz nada de errado, sempre paguei meus impostos, sempre fiz tudo direitinho, mas a” burrocracia” brasileira joga no time contrario. Os orgaos publicos nao querem ajudar, os funcionarios publicos sao um desastre...mas o Elmer salvou o meu dia.

Titulo de eleitor e CIC em ordem, la fui eu renovar a minha habilitacao. A parte mais facil, ne?

Fui ao despachante que marcou uma hora pra eu ir la, fazer a nova carteira de motorista. Pego uma fila enorme, e quando chega a minha vez:

- Nao posso renovar. Voce esta cheia de pontos na carteira.

- Nao pode ser. Sai do Brasil ha 12 anos. Naquela epoca nao haviam pontos.

- Ta aqui, oh...


O cara me manda pra uma outra fila, pra ver de onde vem os meus pontos. Alguem deve estar desovando pontos na pobre...

Explico a situacao.

- Mas vc tem um carro no seu nome?

- Nao.

- Nao tem um carro com a placa XXXX?

- Nao. Mas me diz que carro eh.

- Um corsa.

- Um corsa preto. Vendi em 2006. ( esse carro nao tinha A/C e qdo eu fiquei gravida da Anita, troquei por um palio com ar condicionado. So sai do Brasil em 2009, 3 anos depois)

- Ainda ta no seu nome

- ?????

Me da uma puta vontade de chorar.

- E agora?

Tem que achar o cara e transferir...

Muito mais facil dito que feito ne?

Depois de me esfalfar pra tentar me lembrar o que foi que eu fiz com esse carro, lembro que dei de entrada no palio – e assinei a transferencia na concessionaria – para eles transferirem quando o vendessem.

Naquela epoca, ainda nao era necessario ir ate o cartorio para transferir veiculos.

Sai do Detran sem saber o que fazer. O cara nao pode me ajudar, nao tinha nenhuma sugestao e estava as voltas tentando decidir como e que ele ia entrar sem pagar num show naquela mesma noite. Um amigo nos interrompeu varias vezes, explicando que o nome dele ia estar na porta, mas se nao desse certo, era so ele "carteirar"que nao tinha erro. Deu o nome do policial que seria responsavel pela seguranca do lugar e disse que o unico problema e que o cara era bugrino ( torce pelo Guarani, um dos times campineiros, arqui inimigo da Ponte - time para o qual o cara do Detran e o amigo torcem).

Como voces podem avaliar, o meu problema era muito menos importante. O cara tinha que ir ao um show, nao queria pagar, nao sabia se ia dar certo ou se ia acabar devendo favor pra bugrino...que situacao delicada!

Sai de la chorando.Liguei pro despachante, prum advogado e pro meu pai.To cheia de multas, tenho IPVAs nao pagos e pelo jeito, sou a feliz proprietaria de um corsa 1993. Nao tenho como achar esse palhaco, nao tenho como bloquear o carro, nem sei o que fazer.

O recibo de venda? Claro que nao tenho mais... Essa venda foi ha 15 anos...

Tenho CIC, RG, titulo eleitoral. Tenho tambem um carro, multas e uma divida de IPVA. Alem de  uma advogada pra cuidar dessa palhacada, por que mais uma vez, fazer as coisas direitinho no Brasil nao e suficiente. As vezes voce tem que ficar patrulhando pra ver se os outros tambem fazem tudo certo...

Ai que SACO!!!


4 comentários:

  1. Vida dura e gente burra, aff...
    Já passei por isso com um carro velho, minha sorte foi ter me lembrado que havia declarado a venda no IR, depois de um tempão mexendo papel velho achei o recibo junto a declaração!
    Boa sorte com a palhaçada!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Oi querida
    Que pena que voce é tratada assim no seu país...mas aqui é assim mesmo...uma burocracia danada, tanto papel, tanta coisinha chata...
    Espero que voce consiga resolver estes problemas, e que tenha uma semana de muitas alegrias
    b js
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  3. Simples fofa, denuncia o carro como roubado! Inventa uma história, ai sei lá.
    Mas, é foda mesmo.

    Fica bem.
    bjs!

    ResponderExcluir