domingo, agosto 28

Teatro Amazonas

foto da maquete do teatro


O Teatro Amazonas e simplesmente maravilhoso! Construido em 1936 ele abriga 700 convidados. Diz a planta oficial que sao 701 lugares entre plateia e camarotes, mas depois de contarem e recontarem os assentos, nao encontraram o 701. A brincadeira local e que o assento 701 pertence a um fantasma.
 
Construido com o dinheiro dos Baroes da Borracha, ele foi feito em padrao Europeu e todo o seu material importado da Europa. Manaus, que estava no seu auge economico naquela epoca, devido ao latex que era extraido das seringueiras, P R E C I S A V A de um lugar onde espetaculos internacionais pudessem ser apresentados.




camarote dos baroes da borracha - da pra ver um pedacinho do pano de palco



Os baroes se sentavam num camarote bem ao lado do palco, o pior lugar do teatro, mas a ideia era ser visto, nao ver! Quem entrasse no teatro imediatamente os veria com suas roupas exuberantes e joias carissimas.

A plateia era o lugar mais barato, e os camarotes iam encarecendo de acordo com a sua altura. Quanto mais altos, mais caros. Ai alguem percebeu que a plateia era o melhor lugar para quem quisesse assistir aos espetaculos, e os precos mudaram. A plateia passou a ser mais cara que os camarotes e os precos iam baixando conforme os camarotes iam ficando mais altos. ( tive a oportunidade de assistir a um espetaculo de danca no famoso teatro, mas os precos eram o mesmo – 5 reais por pessoa. Nao to brincando, o espetaculo custou pouco mais que uma coca cola).


camarote do governador

Nos dias de hoje, ha o camarote do governador, bem em frente ao palco. O governador e seus convidados importantes se sentam nesse camarote quando vem assistir a uma peca ou uma apresentacao. Nao tenho muita certeza do que acontece quando o governador nao vem ao teatro, mas creio que os lugares sejam vendidos a nos, pobres mortais.

O piso e feito em pinho de riga, madeira nobre que garante uma acustica maravilhosa ao predio. Diz-se que Beethoven veio visitar o Teatro e ficou encantado com a qualidade do som – tao encantado que pediu para dar uma palhinha aos outros visitantes, que como ele, faziam o tour pelo lugar. Da pra imaginar? voce ali, visitando um ponto turistico e de repente um Beethoven faz um showzinho particular?


macheteria no piso do teatro

Ha tambem um magnifico trabalho de macheteria – sao muuuitas pecas de Madeira que inicialmente foram montadas sem cola e sem pregos. Hoje, devido ao trabalho de "restauracao" ha pregos e cola. Puta que o pariu. Mandem prender o restaurador...


um dos paineis de teto
As pinturas do teto sao todas feitas em paineis e depois afixadas. Uma das mais impressionantes pinturas e Gloria, que "acompanha" voce pelo salao afora. O pintor usou a mesma tecnica usada na Monalisa, e seus olhos simplesmente seguem o observador onde quer que ele va. Sim, claro que eu testei e retestei!
ha tambem um anjo que emagrece e engorda dependendo de onde voce o olha. Presteui bastante atencao a ele, e daqui pra frente so vou deixar as pessoas olharem pra mim pelo angulo emagrecedor. Juro!

foto do fosso da orquestra E do pano de palco

O fosso da orquestra, que fica bem na frente do palco,  desce tres metros. Eu e as menias tivemos a sorte de ver o fosso ser baixado, com piano e tudo. Imagino que deva ser bem legal ver uma apresentacao de musica com a orquestra toda presente!

O pano de fundo do palco nao pode ser dobrado ou enrolado devido a sua pintura, que nao reistiria ao "maltrato". Ele sobe 14 metros, retinho, antes do espetaculo comecar e depois e baixado novamente. O tecido e a pintura sao originais da inauguracao do Teatro.

Fiquei impressionada com a beleza e o glamour do Teatro e felicissima de ter tido a oportunidade de conhece-lo.



2 comentários:

  1. Lindo demais.Não o conheço e fiquei feliz em ver aqui e saber dele.beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Inae um dos meus irmãos conheceu o teatro em março desse ano e diz que foi uma das coisas bonitas que ele já viu!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir