quinta-feira, agosto 18

Nascer do sol na Amazonia e familia Ribeirinha


 Se voce quer vir pra Amazonia para descansar, pense duas vezes – a programacao aqui e pesada!
E mesmo que voce decida empacar e nao se juntar aos passeios, o seu coracao provavelmente vai ficar apertado, por que e um passeio mais bonito que o outro. Falta coragem para recusa-los.


Cinco da manha e ja estavamos todos acordados, empuleirados no barquinho.Saimos rio afora para ver o nascer do sol na Amazonia, para tentar ver botos cor de rosa e pra aproveitar ainda mais esse lugar magico.

O nascer do sol e mesmo lindo! Oi uma experiencia de tirar o folego... mas os botos cor de rosa nao deram o ar da graca. Vimos varios botos cinza, pedimos para eles irem buscar os primos rosa, mas foi tudo em vao!!

Voltanos para o hotel para tomar cafe da manha e logo em seguida, saimos novamente para conhecer a casa de uma pessoa que mora na beira do rio - uma familia Ribeirinha



A primeira impressao foi bem ruim. Muitas garrafas de pinga e latas de cerveja jogadas pelo chao. Fiquei um tanto chateada, imaginando se as pessoas da casa eram alcolatras, ou se simplesmente eram um tanto porcas nao tinham nenhuma consciencia ecologica e nao se importavam de viver em meio ao lixo.

 Quando batemos na porta, descobrimos que a familia nao estava em casa. Todo mundo tinha ido passear. Foi uma pena nao poder conhece-los, eu ia gostar de fazer perguntas sobre o modo de vida e talvez ate sobre aquelas garrafas todas espalhadas por ali.



Exploramos o lugar assim mesmo. Em volta da casa, a familia planta abacaxis ( 1000 pes). O guia me conta que cada pe demora mais ou menos um ano pra crescer e da um unico abacaxi. Cada fruta e vendida a 2 reais – gerando uma entrada de 2000 reais por ano. Alem disso eles plantam mandioca ( e tem equipamento para fazer farinha) – nao sei qual o tamano da producao, mas nao e la muito grande, alem disso, me lembro de  ter visto umas bananerias espalhadas pelo lugar e uma galinha com uns poucos pintinhos.

Soube que a familia tem 5 filhos – que vao para a escola municipal em um barco, fornecido pela prefeitura de Manaus. Sei que eles nao tem  muito onde gastar dinheiro no meio da floresta, mas ninguem vive de mandioca, abacaxi, bananas e ovos.

Fiquei preocupada com a sobrevivencia da familia, com o futuro dessas criancas ja que a familia parece gastar toda a grana que recebe em bebida alcoolica.





2 comentários:

  1. Preciso te apresentar a bolsa familia...
    O governo incentiva dessa maneira a população de baixa renda a manter seus filhos na escola...
    Claro que incentiva mais ainda a eles terem váááários filhos.. assim a bolsa familia vem mais cheia!!

    Queria estar fazendo esses passeios... nossa ja mataria as horas complementares obrigatórias da minha graduação rápidinho com tudo isso que vc narrou ai!

    Beijos Inaie

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma realidade cruel mas muito comum pelo interior do Brasil, Inaie. O triste é o uso do pouquíssimo dinheiro para se gastar em bebidas. No entanto as imagens do passeio são lindíssimas. Meu abraço.

    ResponderExcluir