sábado, agosto 27

Hotel Tupana

Photos of Amazon Tupana Jungle Lodge, Manaus
This photo of Amazon Tupana Jungle Lodge is courtesy of TripAdvisor





O hotel e uma delicia, cravadinho no meio do mato da mata, ele e um recanto de paz e natureza pra quem esta a fim de sumir da loucura do dia a dia.

Os funcionarios do lugar sao ultra carinhosos e simpaticos e nao medem esforcos para agradar os hospedes. A comida e boa, os quartos sao bem limpinhos e os animais (quase) domesticados sao a alegria do lodge.

Os passeios sao inumeros. Voce pode caminhar pela selva, passear de caiaque, nadar no rio Tupana, ou sair para pescar piranhas. Dormir na floresta, fazer caminhadas mata adentro, explorar a flora local e aprender sobre as arvores, plantas e seus efeitos medicinais tambem pode ser uma boa pedida.

Para quem gosta de gente, e possivel visitar uma familia Ribeirinha, da pra ir ver e escola do vilarejo mais proximo tambem ( que nao tem descarga como nos conhecemos, e as criancas tem que jogar baldes de agua no vaso sanitaria depois de usa-lo).

Eu recomendo essa visita a todo mundo que va a Amazonia com os filhos. Filhos que jogam video game o dia todo, que andam de bicicleta pra ca e pra la, filhos que vao ao shopping e passam ferias divertidas aqui ou ali. Um pouquinho de “choque de realidades”na minha opiniao so ha de fazer bem.

Ha tambem passeios noturnos, saidas para pescar tucunare, observacao de passaros e o que mais voce quiser inventar. Mas voce tambem pode optar por ficar no hotel, balancando na rede, curtindo o ambiente magico da Amazonia, sendo “atacado”por um macaco, uma arara ou ate um viralatinha que nao se conforma em te ver quietinho na rede.

De qualquer forma, ha um pouco de tudo, pra quem quer escapar da correria do dia a dia...

Quando  eu visitei o Tupana, ele infelizmente estava em reformas ( para evitar a entrada da Conchita nos quartos) e para dar uma boa renovada nos telhados dos chales ( que sao feitos de sape) – otima noticia para os proximos visitantes, que vao poder aproveitar um hotel todo renovado, mas eu tive que conviver com um certo barulho que nao estava nos meus planos. Assim mesmo, os pros superaram os contras em uma proporcao ridicula.

Eletricidade? Sim – o hotel deixa o gerador ligado a noite toda e em alguns momentos do dia ( antes do cafe, depois do almoco, nos horarios entre os passeios coletivos). Chuveiro eletrico nao ha , e nem precisa haver. Na Amazonia e um calor danado – voce pode muito bem sobreviver com agua fria ( e olha que eu sou a pessoa mais friorenta do mundo).

Se voce ficar com tedio, ha alguns livros disponiveis em algumas linguas ( provavelmente deixados por outros hospedes), alguns baralhos e uns joguinhos de mesa (UNO).

O bar serve sucos naturais feitos na hora, refrigerantes, vinho, cervejas e caipirinha. O cafe da manha, almoco e jantar estao incluidos na diaria, o consumo do bar e separado ( mas com um preco bem razoavel , principalmente se voce considerar a lei da oferta e da procura e a distancia que voce esta do proximo vilarejo...)

E dificil identificar quem sao os proprietarios do hotel, por que todos os funcionarios sao tao dedicados e carinhosos que parece que eles estao cuidando do proprio negocio. Walter e Conceicao ( os donos de verdade) passam o dia trabalhando. Eles fazem os traslados dos hospedes, saem em expedicoes com os Pescadores, trabalham no bar, varrem a varanda e ajudam na cozinha. Pegar no pesado nao assusta ninguem por essas bandas de ca. Os filhos do Walter e da Conceicao tambem podiam ser vistos arrastando cadeiras, ajudando aqui e ali, mas nao precisam ficar preocupados - as criancas so vao ao hotel nos fins de semana e nas ferias escolares, durante o periodo letivo eles ficam em manaus pra pegar no batente por la...

Um comentário:

  1. Fiquei imaginando como seria pescar uma piranha... Deve ser um passeio muito legal, realmente alternativo!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir