terça-feira, agosto 16

Embrenhada mata adentro


Logo depois do cafe da manha, nos fomos fazer o nosso primeiro passeio na floresta.Eramos 4 . O guia, Lia, eu e Robert, o Polones. A Anita resolveu ficar dormindo  e a Katie(namorada do Robert) nao estava se sentindo bem. Chovia pra dedeu.

Nos embrenhamos floresta adentro e foi uma delicia andar pela mata. As arvores que para mim, parecem identicas, sao na verdade todas diferentes. Oguia ia explicando:

A casca dessa aqui e usada contra diarreia. Os nativos fervem a casca e tomam, essa aqui e o vick vaporub natural. Esse outro pendurado aqui, e contra picada de cobra, olha essa folha aqui, ela e usada contra os sintomas da malaria... e assims e foram duas hpras de caminhada...

Tem uma formiguinha de faz casa no tronco de uma arvore e funciona como repelente natural de insetos. Funciona assim:

Voce mete a mao no formigueiro LITERALMENTE, ai as formigas sobem pela sua mao e bracos.Picada daqui, picada dali, voce vai aguentando. Quando voce tiver formigas suficientes ( tipo braco todo coberto) voce esfrega uma mao na outra, esfrega os bracos, e esmaga as formigas na sua pele ( ARGHT). O fedo cheiro que fica na sua pele espanta os outros insetos.

Achei tudo muito logico. Acho que o babado e bem simples - os pobres insetos que gostariam muito de tomar um pouco do seu sangue sentem de longe o cheiro da carnificina que voce fez ( tipo chacina do carandiru formigal) e nao se metem a besta de chegar perto. Nao faz sentido?

Lia e eu chegamos a algumas conclusoes durante o passeio:

Na mata, qualquer folha que voce ferver e fizer cha,s erve ou pra malaria ou pra desinteria.

Todas as arvores parecem a mesma arvore, e apesar de nao serem, no fundo elas servem para a mesma coisa.

 
Nao tem bicho na Amazonia, ja que nos nao vimos nenhum. Ok. Eu minto. Vimos um sapinho minusculo que cabe na palma da mao! ( depois o guia nos explicou que 80% dos animais sao notivagos, e que por que a floresta e muito fechada, nos so conseguimos ver animais que estejam bem na nossa frente - e que os animais nao sao besta de se expor dessa maneira, entao o rsumo da opera e bem simples - a mata e boa pra se ver planta e arvore - ver bicho que e bom, nadica).









2 comentários:

  1. Inae, que belo passeio. Só complementando a informação do guia, muitos animais (macacos, preguiças e outros) vivem nas copas das árvores, em alguns trechos da floresta amazônica a 30 metros do chão, eles às vezes passam a vida toda sem nunca colocar os pés na terra.Trabalhei no Museu de Zoologia da USP,rs
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Aiii que delícia querida! Que passeio tudo de bom. Eu queria poder visitar também, sabes que eu adoro lugares exóticos como vc rs...

    Adorei essa do formigueiro, mas eu teria pavor de enfiar o meu braço lá rs

    Kisu!

    ResponderExcluir