quinta-feira, agosto 11

De Manaus ao Tupana - nosso hotel de selva!



Depois de um dia de sassaricos em manaus– Teatro Amazonas, feira de artesanato, nos estavamos mortas. Fomos pro hotel, as meninas pediram um sanduba carissimo ( eu ja estava fazendo qualquer coisa pra poder dormir em paz).

Pena que o meu tiro saiu pela culatra e eu passei a noite praticamente em claro – acordando a todo momento crente que eu tinha perdido a hora. As meninas nao tiveram uma noite muito melhor. No meio da madrugada, Lia pegou os lencois e foi se deitar no chao do banheiro pra se livrar de mim e da Anita.
Ainda bem que eu percebi o que ela estava fazendo e fui busca-la. Imagine so se eu nao tivesse passado a noite em claro... ai que nojo! 
 A pobre da Anita nao teve uma noite muito melhor, e se revezava entre frio insuportavel e calor dos infernos – e para suprir seu sofrimento, ela ligava e desligava o ar condicionado, arrastando todas nos para o mesmo martirio que ela sofria. Da Antartida a Manaus em minutos...

Depois de uma puta noite turbulenta, finalmente amanheceu e as 6:30 a recepcao do hotel nos chamou. Hora de tomar cafe e marchar para a Amazonia...

O cafe da manha me surpreendeu. Apesar do hotel ser simples, o buffet foi uma delicia. Paes diversos, presunto, queijo, sucos de frutas da regiao, ovos mexidos, varias frutas deliciosas. Tudo de bom. As 7:20, com a barriga cheia, estavamos prontas para partir para a nossa aventura!





Uma van veio nos buscar e nos levou ate um porto fedorento ( cheiro de esgoto, arght!). De la, pegamos um barco e fomos em direcao ao encontro das aguas. Ver as Aguas do rio Negro se encontrarem com o Rio Amazonas foi magico! Os rios se enamoram por mais de 12 kilometros, sem se misturar.



O Rio Negro e escuro, mais quente e lento que o Amazonas, que e barrento, frio e bem mais rapido. Sao essas diferencas que fazem com que a agua dos rios nao se misturem. Eh lindo.

Chegamos ao lado de la dos rios, estavamos oficialmente na floresta amazonica. A Anita nao se continha: Por que tantas casas? As pessoas moram aqui? Ou sao casas de fim de semana? Nossa, tem escola? E posto policial... wow

De repente o espanto passou e ela resolveu ficar decepcionada com a viagem : a gente nao esta de verdade, de verdade na Amazonia ne! Ta tudo populado. Tem casa e gente pra todos os lados...




No porto uma caminhonete de cabine dupla estava nos esperando. Uma conta rapida nos fez perceber que a coisa ia ser complicada – eramos 5 hospedes + o motorista. Nao ia caber. A opcao era simples: podiamos nos apertar, ou esperar o proximo carro. O casal Polones que estava conosco foi gentilissimo. A menina foi sentada no colo do namorado, para todos nos cabermos no carro.Depois de muito rodar ( mais de uma hora com certeza), chegamos a um vilarejo.

Anita continuava reclamando : Olha la, isso aqui nao e a Amazonia, tem ate sandalias Ipanema... civilizacao. Estamos bem no meio da civilizacao!





Nesse vilarejo, fizemos um translado de balsa, ja que o governo contratou uma empersa para construir uma ponte sobre o rio, e contratou outra empresa para construir as cabeceiras da ponte (as duas pontas). Resumindo: a ponte esta pronta mas nao ha como passar por ela, por que ela e apenas uma estrutura suspensa, sem nenhum contato com o chao.

Do lado de la da balsa, pegamos a BR 319 e continuamos floresta adentro. Vegetacao fechada e pedacos de rio maravilhosos pra todos os lados. As palafitas enfeitavam o trajeto.




Andamos mais uma hora mais ou menos e demos de cara com outra ponte sem cabeceira – mesmissima historia. A companhia que vai construir as cabeceiras e outra...

Dali, pegamos uma canoa motorizada e navegamos mata adentro por uns 20 minutos, ate chegarmos ao nosso hotel.

La no alto, cravado no meio da mata, estava ele. Simplesmente magnifico, olhando o Rio Tupana que passa feliz pela sua porta, com aguas super escuras e nenhum vizinho a kilometros de distancia!




7 comentários:

  1. Estou adorando as suas aventuras na Amazônia! Tenho amigos maravilhosos em Manaus, quem sabe ainda rola dar uma passadinha por lá um dia!!!
    Milena (viverplenamenteparis)

    ResponderExcluir
  2. Qu lindos passeios.Muito legal e pra mim,bem inusitado!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Inaie,
    Há quanto tempo que não passeio por meus blogs favoritos... E chego aqui com uma novidade dessas! Que barato! Imagino que seja uma viagem de pura aventura. Mas acho que eu ficaria decepcionada como a Anita... Não consigo imaginar toda essa civilização na Amazônia... Que triste... Mas imagino que vocês estejam vivendo histórias inesquecíveis! Esta viagem a gente ainda sonha em fazer quando o Bê for um adolescente. Será que até lá as pontes já terão cabeceira? rsrs Espero que ainda exista Amazônia, né? Beijos.

    ResponderExcluir
  4. 'dislike' the story - coz no english translation yet :-(
    'love' the photos :) all 3 seksy gals together
    ;-x

    ResponderExcluir
  5. Inae, espero que já tenha passado a decepção de Anita, rs
    Vai contando prá gente as novidades da selva.
    bj
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Um amigo que voltou de uma viagem a Africa reclamou que os zulus apresentaram uma dança, todo mundo ficou impressionado e cada um deixou uns trocados. Minutos depois, muitos deles tinham trocado de roupa e falavam ao celular. A civilização vai acabar com a civilização. :)

    Inaiê, ainda não conheço Cinque Terre. Cada vez que me programo para ir conhecer acontece algo. Não saberia te dar dicas, mas evite vir em agosto. :)

    ResponderExcluir
  7. Né por nada, não. Mas, só consegui pensar nos peixes assados numa fogueira. Nham, nham, nham!
    Bjs!

    ResponderExcluir