terça-feira, dezembro 25

NATAL / XMAS



Feliz Natal! Feliz Natal!
Desejo de coração que hoje seja uma celebração das vitórias, das conquistas e das superações desse ano. E que a sua mesa seja farta, seu coração esteja saltitando de alegria e que o Papai Noel te traga tudo o que você sempre sonhou!

Agora um pouquinho sobre o Natal aqui no Oriente Medio e umas coisinhas sobre o "meu"Natal especificamente!

No shopping:
Acordo e me dou conta de que não mandei embrulhar o presente de Natal do Fabio. Chego ao shopping preparada para aquele inferno do dia 24 de dezembro.
Estacionamento vazio, lojas vazias, cafés vazios!
Aí me lembro que Bahrain não é um país Cristão. Os estrangeiros foram passar o Natal com a familia e os locais não estão nem aí pro Natal.

Na quitanda:
Compro umas coisinhas, pago e quando vou saindo, digo: FELIZ NATAL!
e a resposta vem imediata: - Mas não é amanhã??
Esse negócio de passar o Natal em país não Cristão tem que vir com legenda...

No comércio:
Alguns estabelecimentos querem ser sabidos e aproveitar a oportunidade de faturar uma grana extra, então eles colocam cartazes:
- Não se esqueça! Dia 25 de dezembro é Natal!
Aí eu me lembrei que os Cristãos Ortodoxos comemoram o Natal no dia seis de janeiro. SEIS DE JANEIRO!
To pagando prá ver se esses caras vão ter a cara de pau de investir em outra tacada de marketing e amanhã  mudar a plaquinha para:
- Não se esqueça! Dia 6 de janeiro é Natal. OUTRA VEZ!

Na minha casa:
- Josie, tem alface suficiente para a salada de hoje á noite?
- Tem sim!
Vou conferir por que não sou besta ( só pareço besta) e obviamente NÃO TEM o suficiente.
- Josie, você acha que isso aqui dá pra todo mundo?
- Não madame. O alface é só pro senhor Fabio ( ele é vegetariano e nao come sem uma saladinha de alface)
- Ah! Entendi. Então hoje á noite você fica ao lado da mesa, dando tapa na mão de quem tentar comer a salada do "senhor Fábio", OK?
Até agora ela não sabe se eu tava brincando ou falando sério...nem eu tenho tanta certeza!

Ainda na minha casa:
- Josie, o que é aquilo na frente do portão?
- Não sei, madame.
Vou olhar de perto e vejo que é uma arvore de Natal natural, de mais de 2 m de altura.
Depois de muita investigação descubro que uma amiga minha resolveu me dar de presente, e pediu pro namorado "penar" a arvore por cima do muro. No dia 24 de dezembro...

yep, minha casa:
Ligo pra Merla -  ela é uma ex empregada minha que me ajuda muito. Ela arruma empregadas para todos os meus amigos, vem checar a casa qdo eu estou de férias, dá conselhos para a minha atual empregada...a mulher é meu anjo da guarda.
- Merla, seu presente de Natal + perna de carneiro + vinho estão te esperando aqui em casa. Pode vir buscar.
- Obrigada madame. Passo aí as 7 da manhã!
quase infarto...
- Por favor, não toque a campainha. Liga no telefone da Josie que ela te entrega as coisas... Feliz Natal!!
Comprar presente é uma coisa, sair da cama as 7 da madrugada para entregar é pedir demais prá mim!

mais presente de Natal:
O telefone toca. Atendo e é o meu jardineiro, morrendo de rir.
- Obrigada pelo "meu Natal", madame!
Desde que eu me mudei para cá, compro uma perna de carneiro para ele também, e como ele é muçulmano, ele se mata de rir... todo ano!

Ultimo presente de Natal:
Como vivo nessa vidinha fútil de expatriada, vou ao salão de beleza toda semana. São cinco as meninas que me ajudam. Manicure, pedicure, sobrancelhista, massagista e depiladora. São seis as funcionárias do lugar ( mas uma é tão incompetente que eu não chego nem perto).
Como o espirito do Natal é soberano, compro uma lembrancinha para cada uma ( inclusive a incompetente) e asso isso mesmo, eu vou prá cozinha e asso pessoalmente um pernil para elas.
As meninas são Filipinas, católicas, mas porco não é bem visto pelos muçulmanos, então além de ser caríssimos, elas não tem acesso.

E o grande fracasso da noite: ceiamos com três amigos queridos e suas crianças. Foi ótimo! Tinhamos mais comida do que dá prá comer em um mês. Perú, tender, picanha e carneiro. Tudo ao mesmo tempo agora! E o que foi que eu esqueci de por no forno?
O assado vegetariano do Fábio.
Quase chorei quando percebi que ele estava sem comida de Natal! Morri de tristeza. E eu tenho certeza que ele também...

*************

Merry Christmas! Merry Christmas!I wish we celebrate our victories, our achievements and every battle we embraced, regardless of it's result!
I hope your table is full, your heart warm and that Santa brings all you ever wanted!

In this post I will share with you  a little about Christmas here in the Middle East and a few things about "my"  Christmas eve!


In the shopping mall:
I wake up and I realize I have not wrapped up Fabio's  Christmas gift, so I go all the way to the mall to endure the hell that all malls are on Xmas Eve.
The parking lot is empty, so are the shops, the cafés are empty too!Then it hits me:  Bahrain is not a Christian country. Most foreigners are spending Christmas with their family overseas and locals do not care for Christmas.

At the grocery store:
I buy some stuff, and when I paid out, I remember to say MERRY CHRISTMAS!The answer comes immediately: - But it is tomorrow, isn't it?
Maybe Xmas needs more explaining than I imagined...

In some malls:
Some establishments want to take advantage of the date and seize the opportunity to earn some extra cash. In order to achieve it, they they put up posters:
- Do not forget! Dec. 25 is Christmas!
Then I remembered that Orthodox Christians celebrate Christmas on January 6th. SIXTH OF JANUARY!
Do you think they will change their posts to:
- Do not forget! January 6th is Christmas. AGAIN!

In my home:
- Josie, do we have enough lettuce for the salad tonight?
- Yes , madam, we do!
I want to play safe, and decide to check it myself. Obviously  we do NOT HAVE enough.
- Josie, do you think it will be enough for  everybody tonight?
- No ma'am. The lettuce is only for Mr Fabio (he's a vegetarian and does not enjoy dinner with no salad)
- Ah! I got it. Tonight you will stand by the table, slapping anyone who tries to eat "Mister fabio's salad, OK?
 She still does not know if I was joking or being serious. I confess I have not decided it myself...

Still in my house:
- Josie, what's that in front of the gate?
I do not know ma'am.
I look closely and see that it is a natural Christmas tree, over 2 m tall.
After much research I discover that a friend of mine decided to give me a present, and asked her boyfriend to trow  the tree over the wall. Our 2.5 m wall...On 24 th of December ...

My house again:
Merla is a person who helps me a lot in the 'maids' front - she helps me find maids for everyone I know, she even helps me "manage"my own maid. She is my guardian angel.
- Merla, your Christmas present + leg of lamb + wine are waiting for you at my place. Please come and pick it all up.
- Thank you ma'am. I will be there at 7 am tomorrow!My heart skips a beat
- Please do not ring the bell. Text Josie when you get here and  she'll deliver your gifts ... Merry Christmas!
Buy gift is one thing, getting out of bed at 7 am to give it to someone is just too much...

more Christmas presents:
My phone rings and it is my gardner, lauging his head off...
- Thanks for "My Christmas", madame!
Since I moved here, I buy him a leg of lamb  for Xmas. and he thinks it is very funny, because he is Muslim.

Last Christmas present tale:
Since i arrived in bahrain, I live this futile expatriate life. I go to the beauty salon every week. There are five girls working there: My manicure, my pedicure, the girl who does my eye brows, my  masseuse and the waxing girl.
There are six employees in the place (but one is so incompetent that I don't allow her anywhere near me).
As the spirit of Christmas takes over me, I buy a souvenir for each girl (including the incompetent) and I bake them a pork leg.
The girls are all Phillipino, and although they can eat pork, this meat is very expensive here and they most probably don't normally get it.

And the great disaster of the night: 
We had supper with three dear friends and their children. It was great!
We had more food than we could eat in a month. Turkey, tender, top of the rump and lamb.
 And guess what did I forget to put in the oven...
Fabio's vegetarian roast!
I swear...I almost cried when I realized he had no special Xmas food and I am sure he did too!
Crap!!


 




15 comentários:

  1. Oi Inaie
    Obrigada pela visita , gostei do seu blog e vou ficar por aqui lendo um pouco, te conhecendo ...
    Desejo também um lindo dia de Natal,onde estás e
    com quem estiver,
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Um Feliz Natal juntinho com as pessoas que amam e com o ANIVERSARIANTE. bJSSS

    ResponderExcluir
  3. .


    Eu só vim para deixar
    um beijo de vinho e
    um carinho de nozes e
    avelãs.

    Boas festas.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  4. e cade o meu cordeiro? to esperando! hehehe

    feliz natal, querida

    ResponderExcluir
  5. AUhauahuaha a pessoa se preocupa com todo mundo e esquece do maridinho auhauahahua

    Feliz Natal pra vc!

    Kisu!

    ResponderExcluir
  6. Oi Inaiê! Duas árvores de natal na sala???
    Quero desejar a você e toda a sua família um dia de paz e muita festividade. Que 2013 seja um grande ano em nossas vidas e possamos compartilhar muitas e muitas alegrias e realizações!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Feliz Natal com muitas bençãos!!! bjokas

    ResponderExcluir
  8. Inaie obrigada pela visita. Aqui no Brasil é 25/12 e são 15h20. Espero que este dia esteja sendo maravilhoso pra vc e família. Apesar de tudo sobre suas compras e ceia...Rsrsrss. O que vale é o espírito de união e de amor. FELIZ NATAL!!! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. aí, realmente, o alface foi só pro Fabio mesmo.
    :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Inaie, kkk! Adoro essas suas observações didáticas. Você é um barato.
    Manoel

    ResponderExcluir
  11. Inaie
    Tenho certeza que ele te perdou >)
    Um super abraço querida!

    ResponderExcluir
  12. Pois eu tenho certeza de que nem o Fábio nem ninguém morre de tristeza perto de você!

    Bom Santo Stefano!
    [aqui é feriado]

    :)

    ResponderExcluir
  13. Mas pelo menos ele conseguiu comer a alface???
    Boas Festas de final de ano para você e sua família!

    ResponderExcluir
  14. Oooowwwnn, amiga... Tadinho do Fabio! Ficou com fome? Ou comeu o alface???
    Adorei saber dos detalhes do comportamento no Natal, em um pais não cristão!
    Um beijo enorme pra você, e dia 6 de janeiro, dou Feliz Natal pra você de novo!

    ResponderExcluir