terça-feira, dezembro 11

Cena de filme/ movie scene



A primeira coisa que eu vi do lado de lá da ponte foi o Corniche de Al Khobar. Lindo e cheio de familias passeando pela orla. As mulheres todas usando abbaya e o hijab (vestido preto que cobre a roupa e lenço na cabeça).
Aqui na Arábia não tem cinema nem teatro. A diversão é fazer compras, andar nos parques ou visitar a familia.
Do lado de cá da ponte, descobri um mundo completamente diferente do meu. Um mundo que eu achava que só existia em filmes.
A casa onde eu fiquei hospedada é maravilhosa. Imensa, pé direito altissimo, banheiros de marmore e granito por todos os lados. Coisa de conto de fadas, com tapeçarias lindas, salas com quatro ambientes, uma coisa de outro mundo ( nada a ver com o meu mundo). Camas tão macias que dava vontade de ficar dormindo o dia inteiro.
E no país onde o alcool é proibido, tomei uma taça de vinho. Depois outra. Esse negócio de que eu só tomo água gasosa, é pra países onde o alcool é legal, né?
A noite, fui tomar um banho pra relaxar. Chuveiro forte, água deliciosa batendo nas minhas costas, até que eu me dou conta de que o ralo está fechado. Tento abrir, e murphy ri da minha tentativa frustrada. A água começa a subir no box. Olho os tapetes felpudos e sei que em pouco tempo eles vão estar encharcados.
Saio do chuveiro e me lembro que não posso sair do quarto embrulhada na toalha. Estou na Arábia Saudita, né? Também não trouxe roupão. Estou toda ensaboada. E a água subindo. Os tapetes felpudos já estão encharcados. Saio do box correndo, coloco a minha roupa (isso mesmo, toda molhada e cheia de espuma) e vou procurar um dos empregados da casa.
Encontro o mordomo, que entra rindo no banheiro e destampa o ralo.
Eu não consigo achar graça nenhuma na situação, mas ele parece se divertir ás minhas custas.
Volto pro banho e rezo pra minha calça jeans secar até amanhã, por que eu não trouxe outra.
Depois do banho eu fico fazendo folia na internet por um tempo e lá pela meia noite percebo que aquele barulhão não é chuva, maso meue stomago roncando. estou com fome. Com tanta emoção, acabei me esquecendo de comer depois das 6 da tarde.
Vou á cozinha assaltar a geladeira e encontro uma das empregadas. Acordada.
- Pois não, madame!
- Você não dorme não?
- Claro que durmo. Esse é o meu turno. Acabei de fazer comida pras crianças, amanhã eu entro trabalhar bem tarde.
Peguei umas frutas na geladeira e voltei pro meu quarto de princesa.
Depois fiquei sabendo que "as crianças" eram as minhas que tb tiveram fome de madrugada e não tiveram o menor escrúpulo em pedir comida de verdade, madrugada adentro.
De manhã, quando acordei, a casa já estava toda movimentada. O café da manhã dava inveja ao café dos melhores hoteis onde eu já fiquei.
O jardim, a piscina e a área de lazer também são dignos de clubes, as meninas de divertiram muito!
Eu poderia ter ficado escondidinha na casa do casal M o dia todo, sem o menor problema, mas eu ainda tinha muito pra ver na cidade!!

*****************************

The first thing I saw on the other side of the bridge was Al Khobar's  Corniche. Beautiful and full of families strolling by the waterfront. The women were all wearing hijab and abbaya (black dress that covers the clothes and headscarf).In Saudi there are no cinemas and no theaters. Entertainment is shopping, walking in parks or visiting family.Here, I experienced a world completely different from mine. A world that I thought only existed in movies.The house where I was staying is magnificent. Huge, high ceiling, marble bathrooms everywhere. One felt inside a fairytale, with beautiful tapestries, chandeliers, several ambiances in one amazing room, bedrooms with beds so comfy one could sleep all day.
And in the country where alcohol is forbidden, I had a glass of wine. And then another one. I normally do not drink, but in a dry country, a glass of wine is something quite special.
When the night fell, I took a shower to relax. Strong, delicious water hitting my back, my shoulders, then I realized drain was closed. I tried to open it, while Murphy laughed at my failed attempt. The water was rising in the box. I looked at the fluffy rugs on the marble floors and knew they were going to be soggy pretty quickly.
My only option would be to walk out of the shower and get some help, but before doing just that, I remembered  I can not leave the room wrapped in a towel. I am in Saudi Arabia, not in Los Ageles. I did not bring a bathrobe. I was all soapy. And the water was rising.
When I looked at the rugs, they were already wet.I left the box running, put my clothes (yes, my body all wet and full of foam) and went out of my bedroom, looking for one of the servants.The butler was the first person I saw, and he did save the day ( and what i had left of my good guest reputation). He did laugh though. A lot.Back in the shower, I pray that my jeans will be dry tomorrow - those are the only pants I brought.Around midnight I realized I was hungry and decided to go on a expedition to find and steal food from the fridge.
Imagine my fright when I walk into the kitchen and find one of the maids there. Awake. Available.- May I help, madame?- What are you doing here? Don't you sleep?- Of course I sleep. This is my shift. I just make food for the kids, tomorrow I start working much later.I grabbed some fruit in the fridge and went back to my princess room.Later I found out she was talking about my kids when she referred to " I just fed the children".  It seems like they had no issues in utilizing her cooking services in the middle of the night.
When I woke up the next morning, the whole house was at full swing. Breakfast served, fresh juices available and a selection of items that could easily be compared to the best hotels.
The garden, pool and the play area are also compare to some exclusive clubs and my girls were not shy to use them too. Lia even jumped on the trampolin while Anita drove the quad she found in the garden.
The house alone was a full on experience, but the day was still young.


13 comentários:

  1. Esse casal M deve ser de "Maravilha", né?
    Sabe, desde criança que eu leio histórias sobre o mundo árabe, sobre essa parte bonita da Arábia, nos livros de Malba Tahan. "Lendas do Deserto", "Mil Histórias sem fim", "Céu de Allah", e mais uns 20 títulos que li e reli incontáveis vezes.
    Então, quando você descreveu a casa, parece que eu voltei a ler as histórias da minha infância/adolescência, já conheço tudo isso...
    Gostei de saber que ainda existe esse lado bonito da Arábia... e bateu um desejinho de estar aí com você!
    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. olha, depois de ler esse seu relato to ate com vergonha de contar da minha viagem pra Tailandia.. hahaha

    Inaie, sempre nas melhores viagens!

    ResponderExcluir
  3. ERRATA: Não sou magnata mas sou amigo de um!

    :P

    ResponderExcluir
  4. .



    É natal, você sabia?
    É por isso que eu vou
    bater de porta em porta
    na intenção de doar o
    melhor dos meus sorrisos,
    e você sabe por quê?
    Porque os sinos do Na-
    tal há muito vêm dobran-
    do dentro do meu pei-
    to me levando à realida-
    de do momento.

    Feliz Natal

    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  5. Narras tudo de forma tão linda,
    as vezes me sinto inserida nas cenas.
    É muito bom te ler!
    Abraços! Dias radiantes e abençoados pra vocês.

    ResponderExcluir
  6. Auahuahaua imagino a cena vc saindo do chuveiro com a roupa colada no corpo e o mordomo rindo da sua cara rssss...

    Cadê as fotos? Pode publicar pra gente morrer de inveja e não de curiosidade?

    Kisu!

    ResponderExcluir
  7. Otimo relato como sempre, Inaie.
    O ralo que voce falou eh aquele pino que puxa atras da torneira?
    Eu sempre achei Bahrain e Arabia muito parecidos. A primeira diferenca quando passava pra esse lado da ponte era ver as mulheres dirigindo. Era muito estranho! rs
    Em pouco tempo voce percebe que existem leis pros sauditas e pros estrangeiros. Principalmente se voce for pros compounds, o da aramco por exemplo.
    Acho que nao vai dar tempo, mas seria otimo se voces pudessem conhecer Riyadh and Jeddah...

    Espero que aproveite bastante essas ferias...

    Vinicius

    ResponderExcluir
  8. Vida de Sherazade! Mil e uma noite em uma.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. Não ter cinema e nem teatro...eu ia achar muito triste isso. Aproveite sua estadia de princesa aí. Bjks

    ResponderExcluir
  10. Inaie, faltava você naquele lugar para descontrair o pessoal, rs...rs.
    O interessante é que esses micos a gente sempre paga em banheiros, né?
    Muito bacana a sua postagem. É uma reportagem bem realista da Arábia Saudita. Valeu!
    Um abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  11. Τhis websitе was... how do I say it? Relevаnt!
    ! Finally I have found somеthіng
    which helpеd me. Mаny thanks!


    My web ѕite v2 cigs reviews

    ResponderExcluir