sexta-feira, março 18

A embaixada do Brasil

Se voce le o meu blog, sabe que a coisa aqui em Bahrain ta apertando, e que a Anita esta sem passaporte valido para viajar. Fabio tentou ir a embaixada ha dois dias atras e nao deu certo, por que há tanques militares bloqueando a maioria das ruas e o acesso ao aeroporto está bloqueado!

Hoje pela manha ele conseguiu chegar ao aeroporto sem nenhum problema e embarcou pro Kuaite, pra resolver o babado. Sim, nossa embaixada fica no Kuaite.

Ai voce deve estar se perguntando: Mas que engracado, voce anda tao sem assunto que vai escrever sobre ISSO?? O mundo pegando fogo ao seu lado e voce vem contar uma viagenzinha boba pro pais vizinho?

Pois e! O negocio e que hoje e sexta feira - fim de semana aqui no Golfo. Tudo fechado, inclusive ( ou principalmente orgaos publicos, ne?)

E como nao deu pra embarcar na quarta e na quinta nos estavamos com medo de arriscar, eu dei uma ligadinha para a Aline, la da embaixada brasileira pra pedir orientacao.

Pois a Aline e Vice Consul da Embaixada Brasileira, e TODA santa vez que nos precisamos de alguma coisa, ela tem sido a pessoa mais profissional, atenciosa, competente e fofa do mundo.

Quando liguei pra ela, na maior cara de pau, pedindo ajuda, ela quase me fez acreditar que nao era trabalho nenhum despencar para a embaixada em pleno fim de semana para fazer o passaporte da minha rebentinha. Como se nao bastasse, levou com ela o Nestor ( tambem vice consul) que foi super atencioso com o Fabio. E olha que ele "aproveitou"a viagem e levou mais tres passaportes vencidos do pessoal aqui de Bahrain.

Os dois, em pleno fim de semana, trabalhando com a maoir boa vontade e carinho pra nos ajudar.
Eu, que  ja morei em varios paises, e ja precisei de ajuda da nossa embaixada na Australia, Nova Zelandia, Estados Unidos, Emirados Arabes... confesso que quando o atendimento nao era PESSIMO, ele era mediocre. Uma pena para nos, brasileiros que dependemos tanto de apoio no exterior. Passaporte que vence, autorizacao pra menor viajar, renovacao disso, uma burocracia que nao acaba nunca.

Mas a verdade e que em meio a tudo isso, aparecem almas como a Aline Chaves Vieira da Mota e o Nestor Pereira da Mota Filho, que me fazem sentir orgulho de ser brasileira. Me fazem sentir confortavel e tranquila por estar aqui, tao bem cuidada, mesmo no meio do fogo cruzado.

Pelas minhas contas, o tempo deles aqui na regiao esta por acabar - e eu tenho ate calafrios em pensar quem e que vai assumir esses lugares aqui no Golfo. Mas se voce e expatriado, se mora fora do pais, anota esses nomes ai. Um dia eles podem aparecer na sua embaixada, e ai eu te garanto que a sua vida "consular" vai ser muito, muito mais facil toda vez que voce precisar de ajuda.

Aline e Nestor, obrigada de coracao!

11 comentários:

  1. É Inaie, eu já li muita reclamação aqui quanto ao pessoal do Japão, da Líbia e do Egito. Esse pessoal parece mais uma exceção do que a regra da diplomacia brasileira. Parabéns a eles por fazer bonito em nome do Brasil. Abraços e tudo de muito bom por aí. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Inaie
    Nunca tive problemas aqui em Miami!!
    Muito bom ter conseguido resolver esse problema!!A situacao parece estar cada vez mais complicada por ai! Alias, o mundo anda em polvorosa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que nas Embaixadas de qualquer país só devia mesmo trabalhar gente assim. Devia haver um sistema de seleccionar apenas pessoas afáveis, gentis, diligentes, competentes e defensoras incondicionais dos cidadãos do pais que representam.

    Aqui não passam muitas notícias sobre o Bahrein...

    Que tudo corra o melhor possível para vcs!

    BEIJO GRANDE

    ResponderExcluir
  4. Inae,
    acho muito legal quando as pessoas fazem propaganda do bom atendimento em qualquer nível! Em geral só falam quando algo dá errado.
    Espero que tudo corra bem para vocês!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Pessoas como teus amigos, não devem ser incluídos nesses "balaios" jamais!


    Eles estão de parabéns! Mas quando há embaixadas brasileiras de outros países que trabalham porcamente, não há como reportar?

    ResponderExcluir
  6. Pois aqui eu não vou à embaixada, mas ao consulado, em Milão, que fica apenas a 60 km de Piacenza. Talvez pelo número de brasileiros que vivem aqui, talvez por puro profissionalismo, o serviço é sempre atencioso e competente. Não tenho do que reclamar. Só uma vez tive um desentendimento com um funcionário, mas era um italiano (sim, o funcionário do consulado brasileiro era um italiano). Levantei a voz e exigi falar em português e com o vice-cônsul; dois minutos depois o problema foi resolvido. Mas foi apenas uma vez em muitas. Realmente não tenho do quê reclamar.

    ResponderExcluir
  7. Querida Inaie, cada dia penso que existem anjinhos na nossa vida mesmo, a Aline e o Nestor acredito que fazem parte da sua... ainda bem que você pode contar com a ajuda deles por enquanto e num momento de precisão né!!!!
    Dê notícias se tudo se resolveu...

    Obrigado pelas visitas frequentes, sempre me alegram!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Inaie
    Graças a Deus que existem pessoas como estas, que estão prontas na hora de ajudar.
    Espero que tudo esteja se resolvendo...
    Mas continuo preocupada com voce e sua familia...
    Lembre-se...aqui no Brasil, em Minas Gerais, em uma pequenina cidade entre as montanhas, em um lugarzinho rural em uma casinha simples, existe alguém orando por voces
    beijos
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  9. a embaixada daqui... pra tomar UMA atitude perante o terremoto, só depois de mta pressão. foi lamentável, um vexame, pra ser sincero.

    que vcs fiquem bem...a situação tá grave né. espero q vcs consigam ficar bem viu.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. numa situação tensa desssas, só mesmo anjos no nosso caminho, hein?
    que tudo fique bem por aí.
    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, confesso que eu fico um pouco perdida com tudo isso qua anda acontecendo. O que é verdade até que ponto a coisas estão realmente ruins.. Mas força ai amiga...

    Essa fase vai passar, eventualmente.

    KIsu!

    ResponderExcluir