sábado, março 5

Criancas especiais

Temos uma amiga que tem uma filha com hidrocefalia. A menina tem a mesma idade da Anita, minha filha mais velha.Vamos chama-la V. Com o passar dos meses, a diferenca ente elas ficou gritante, e depois de alguns anos, p[raticamente ja nao havia mais nenhuma semelhanca.
Minha filha se desenvolveu normalmente, a menininha nunca conseguiu se sentar sozinha, nao fala, nao anda e precisa de cuidados 24 horas por dia.
Os pais, que sao apaixonados por ela, tentam manter a normalidade possivel. Ela tem uma enfermeira em tempo integral e participa de todos as atividades da familia, em sua cadeira de rodas.
Quando elas tinham mais ou menos 6 anos, V veio a uma festa na casa da minha sogra.
A Anita que nao a conhecia ( por que nos ja moravamos no exterior ha varios anos), ficou intrigada com aquela menininha, tao diferente das outras. Olhou, analisou, e foi la perguntar pra mae dela:

- Tia, por que a V e assim?
- Por que ela e especial Anita. Deus a mandou pra mim, pra que eu tomasse conta dela.

Anita nao pareceu muito satisfeita com a resposta, mas foi brincar. Uns minutos depois, volta ela:

- Tia, eu estava pensando. Acho que a V nao e especial nao. Melhor leva-la ao medico por que eu to achando que ela e doente mesmo, viu...

Eu queria morrer de vergonha. Me enfiar num buraco e nunca mais sair.
A minha amiga, mae da V, foi a pessoa iluminada de sempre e veio me dizer que ela se sentia muito melhor perto de pessoas como a Anita, que eram diretas, do que de gente que evitava ate olhar para a filha dela. Muitas dessas pessoas, me confessou ela, eram adultas.

13 comentários:

  1. As crianças são sinceras e sabem das coisas direitinho e sua autenticidade, embora nos coloque em saias justas, é linda!beijos,chica, lindo fds!

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    É criança não é hipócrita, né? Embora muito cedo aprendam a exercer uma certa diplomacia, a sinceridade fala mais forte... talvez ela tenha pensado: Só eu estou percebendo que alguma coisa precisa ser feita para melhorar a vida da V ?

    Bjos e ótimo sábado!

    Clau

    ResponderExcluir
  3. Com certeza sua amiga sofre muito com esse tipo de "preconceito" o da invisibilidade.
    Tenho uma prima que seu filho tem o mesmo problema e ele neste ano completará 30 anos. Da pra imaginar o que ela sente e vive? São 30 anos com uma criança estática em crescimento e que pouquissimo sai na rua, porque não sabe se é pior os olhares de espanto ou de invisibilidade.
    Minha prima congelou no tempo, incrivelmente sua aparencia esta perfeita, é como se a natureza não deixasse a mãe envelhecer para poder cuidar de sua cria que é eternamente infantil.
    Por isso eu penso que não nos é dado um fardo maior do que podemos carregar.
    Basta ver como sua amiga é uma pessoa iluminada.

    Beijos Inaie

    ResponderExcluir
  4. A sinceridade pode ser mais dura, mas é sempre preferível á hipocrisia...

    Um beijo carinhoso Inaie

    ResponderExcluir
  5. A minha enteada de 16 anos é cadeirante. Uma vez, estávamos numa pizzaria no Brasil e uma moça falou: olha, que bonitinho essa menininha na cadeira de rodas! (como se ela fosse um bb, só faltou apertar as bochechas). Minha enteada, na época com 14, respondeu: eu sou cadeirante, mas não sou retardada.
    Tem gente que confunde as coisas e não tem tato nenhum.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Chica, já fiquei em saia justa por causa da sinceridade de criança! Mas essa característica é louvável! Admiro muito!

    Particularmente, eu procuro agir normalmente sem ficar fazendo comentários ou apontando, porque eu sei que não vão acrescentar nada!

    ResponderExcluir
  7. Inaie !!
    As crianças têm os olhos sem os filtros que os adultos têm. São mais sinceras e verdadeiras, não medem palavras. Também prefiro a sinceridade delas.


    beijos querida !!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Inaie!
    A sinceridade das crianças é especial, pois não há como serem falsas.
    Que mico, hein amiga! rs

    * Estou aqui pela folia, mas acordei cedo e vim ver as novidades.
    Xeros

    ResponderExcluir
  9. De perto ninguém é normal.

    É difícil lidar com a diversidade das pessoas. Nunca sabemos como elas reagirão, mas uma coisa aprendi: nunca se sentem bem com a piedade alheia.

    ResponderExcluir
  10. É as crianças têm algo de especial e com isto um modo todo diferente de enxergar a vida. Que bom que é assim!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Imagino que seja muito difícil para a família conviver com a diferença dentro de casa, e fico contente em saber que a V. tem uma família que a ama e a aceita como ela é. Em relação à sua princesinha, crianças realmente são muito diretas, ainda possuem essa pureza e inocência que nós adultos já perdemos.

    ResponderExcluir
  12. Olá querida! É um prazer conhecer seu blog e compartilhar um pouquinho da sua intimidade.

    Crinaçs, ainda bem, não são hipócritas e, na sua inocência, nos trazem grandes ensinamentos. E isso é uma benção!
    Bjs! Déia

    ResponderExcluir
  13. Crianças sempre serão sinceras e diretas porque disfarçar é o que ensinamos à elas rs..

    Kisu!

    ResponderExcluir