domingo, março 13

Bahrain - hoje


Ha algum tempo Bahrain desapareceu da midia. A situacao da Libia tem tomado conta dos jornais, o terremoto da Nova Zelandia foi sensacao ate o Japao chacoalhar e deixar a tragedia de Christchurch parecendo brincadeira de criancas.

Ha tristeza, destruicao e mortes por todos os lados - eu ja nem sei mais por quem chorar e para quem ligar pedindo noticias. Nesse mundo globalizado, tenho amigos com familia na Libia, tenho grandes amigos na Nova Zelandia e tenho primos e amigos no Japao. Meu coracao fica descompassado cada vez que ligo a TV.

Enquanto isso, em Bahrain, que nao aparece mais na midia internacional, os protestos continuam.
Ate hoje a coisa estava funcionando mais ou menos assim: manifestantes nas ruas, em pracas, em frente a orgaos publicos. cada dia num lugar diferente.

Protestos por todo lado, o governo mudando ministros ( 5 ate agora), baixando o preco das casas, oferecendo beneficios financeiros aos locais, cedendo aqui, ali e chamando a oposicao para negociar a serio e a oposicao nao comparecendo.

Os protestos estao aumentando e o governo esta perdendo a paciencia. Hoje os manifestantes fecharam uma avenida importante, baguncaram todo o transito, a policia tirou os protestantes das ruas, teve gas lacrimogeneo e bala de borracha outra vez.

E enquanto o circo pegava fogo, o pessoal anti governo ia para o centro, fazer numero, aumentar a massa. Os hospitais de pronto aviso, esperando feridos, preparados para o pior.

Na minha modesta opiniao, o grande problema e a grande rede de fofoca e especulacao que se forma em volta dos fatos. Em pouco tempo o AUE estava formado e as pessoas falando em tiros, fatalidades, exercito invadindo pracas e uma serie de coisas que nunca aconteceram e que espalharam histeria e medo pelo pais.

Fui fazer uma massagem, e quando acabei, estava relaxada e feliz quando a recepcionista da clinica comecou a contar historias de tiroteios que estavam acontecendo naquele exato momenbto ( e que nunca aconteceram de verdade). Pouco depois toca o meu telefone e e o porteiro do meu condominio:

- Madame, volta ja pra casa! Perigo na rua.

Minha sogra que esta nos visitando, ficou um pouco insegura e nos voltamos mesmo. O trabalho do Fabio o liberou 2 horas mais cedo.

Espero que a normalidade volte a Bahrain. Isso esta muito chato!

11 comentários:

  1. Oi amiga...
    Parece que o mundo inteiro está ruindo...
    Julgava que por aí já estivesse tudo melhorando...espero que todos os seus no Japão estejam bem.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Inae,
    o mundo globalizado faz que toda tragédia/revolta/destruição vá para o topo das notícias, e todo mundo acaba esquecendo dos dramas da semana passada... quem lembra da tragédia da serra no RJ?
    Estou como você nem sei para quem eu rezo.
    Foi bom saber notícias do Bahrain, pelo menos isso a gente tem de bom atualmente, amigos pelo mundo fora que pode nos posicionar frente as notícias "velhas".
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Verdade, não tenho ouvido mais falar do Bahrain nos noticiários, até pensei que as coisas tinham acalmado! Cuide-se!

    http://viverplenamenteparis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. pathetic! waiting for translation :-\

    ResponderExcluir
  5. A última de Bahrain que eu tive foi que o governo daí e o da Líbia, estariam contratando mercenários para matar e aterrorizar os opositores! Isso foi no fim da semana passada!

    ResponderExcluir
  6. Há alguns anos venho notando que as notícias tem uma vida muito mais breve que antes. Muita coisa deixou de nos assustar, basta que aconteça longe. Existe uma fome por novidades que está tirando o justo valor das coisas, da vida humana.

    Tenho procurado informações sobre o Bahrein na rede e tenho encontrado pouquíssima - e cada vez mais rara - informação. Espero que tudo passe logo e que a vida de vocês volte ao normal.

    ResponderExcluir
  7. Amiiiga...que loucura tudo isso...se cuida ai,hein???
    Aqui na CNN e FOX tem passado muito sobre a Libia,principalmente na FOX.
    Passa o Japao na maioria do tempo, mas sempre mostra as noticias dai e sempre lembro de voce.
    Que a vida volte ao normal logo, se isso e possivel!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  8. É horrível mesmo! Espero que tudo volte ao normal rápido!! Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Sem querer ser chata, no Brasil a coisa não está muito melhor, no Paraná e SP com chuvas... preocupação de todos os lados.
    Engraçado que nunca vi nada sobre aí, aqui. Estranho...
    Espero que tudo se normalize mais cedo ou mais tarde. Inclusive, a vida de vcs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá Inaie,

    Também espero que as coisas voltem a normalidade por aí e no resto do mundo!

    O que está havendo com nosso planeta??

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, comentei exatamente nisso no último post, antes mesmo de ler esse que escreveu. Realmente é tudo muito triste as coisas acontecendo. Quando vejo notícias de Bahrain lembro-me logo de vc, tsunami no Japão do pessoal que conheço, amigos blogueiros... é tudo tão absurdo que me questiono que mundo vivemos.

    Kisu!

    ResponderExcluir