quarta-feira, março 16

Bahrain - Estado de Emergencia




Hoje acordei as 5 da manha com o barulho de tanques de guerra cruzando a ponte que liga a Arabia Saudita a Bahrain. Varios paises do Golfo estao mandando reforcos militares para ca.

Eu, que sou calminha e desencanada, senti um frio na espinha quando vi as centenas de tanques passando pela avenida ao lado da minha casa.

Fabio is ao Kuwait renovar o passaporte da Anita, mas nao conseguiu chegar ao aeroporto. As tres vias de acesso a Muharaq (bairro onde fica o aeroporto) foram bloqueadas por tanques e caminhoes militares e impediram a passagem.

A partir das 6 da manha muitos telefones ficaram sem conexao e so voltaram a funcionar normalmenmte as 11 da manha.

Quando liberaram uma das vias de acesso ao aeroporto, a correria foi geral. Ha pessoas esperando horas para embarcar e ha inclusive uma familia conhecida nossa, que nao tinha passagem aerea e vai ficar ate sexta feira acampada no saguao do aeroporto, esperando para ir para a Inglaterra ( no alto da minha ignorancia eu nao entendo por que eles nao pegam o primeiro voo pra fora do pais, e de la, voam para onde bem entenderem).

Os militares "limparam"o balao da perola, onde os manifestantes se concentram. Na internet, muitos dizem que foi uma carnificina, a midia local coloca imagens tranquilas e diz que nao houve nenhum conflito. Provavelmente as duas estao erradas.

O numero de mortos no combate de hoje ja chegou a 6. Um total de 13 vidas perdidas - um pecado sem tamanho.

Muitos amigos meus que moram proximos a area de conflito dizem que havia muita fumaca no balao e que helicopteros estavam por todos os lados - e ja nao eram helicopteros de observacao, mas militares com metralhadoras.

Em varias outras areas, manifestantes estao parando carros, fazendo barricadas e tentando fechar ruas. Infelizmente esse tipo de comportamento so vai gerar mais problemas e mais violencia.

E aqui na casa dos Ramalho Rocha....

Anita esta descabelada. Quer ir embora a todo custo. Os amigos ja deixaram o pais e ela esta se sentindo a ultima das mortais por nao estar no grupo.

Lia quer ir pro Brasil. Diz que esta com saudade de casa e que ja esta mesmo na hora de ir embora.

Eu e o fabio estamos tentando ser racionais, viabilizar o passaporte da Anita e tomar uma decisao consciente, sem os arrebates da histeria coletiva.

Leya, minha sogra e luz da minha existencia atual, esta histerica. Ai voce me pergunta: Histerica com a situacao toda? Histerica de medo? Histerica com o perigo iminente?

Nada disso. Histerica por que ela nao pode sair para fazer umas comprinhas.

- Mas nao da pra gente ir para o shopping por outro caminho? Um que desvie da bagunca?
- Nao Leya, os shoppings sao la na area de conflito.

- E nao tem uma lojinha ou outra? Outro lugar. Que seja fora da zona?
- Nao. Tudo fechado.

- E se a gente pedir pros militares deixarem a gente passar? Nos so vamos ao shopping...
- hmmmm

Depois de muito pensar, acabei levando a pobrezinha a um supermercado aqui perto. Ela ficou feliz da vida em poder comprar umas bugigangazinhas ( terceiro dia consecutivo de passeio a supermercados distintos)...

14 comentários:

  1. Inae, a situação é preocupante! Realmente eu não sei o que faria se tivesse aí!Mas certamente eu ia preferir ficar em casa do que acampada 3 dias no aeroporto. Enfim que a PAZ estja com vocês!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Inaie ! Caramba que situação, não sei realmente o que faria no seu lugar, mas a primeira coisa seria ficar bem quietinha.

    Espero que a paz se estabeleça logo.

    beijos querida !

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que situação,Tomara as coisas se acalmem. PAZ!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Inaie que situação mais tensa, que horror, não consigo me imaginar no seu lugar!!! Mas imagino a tensão que foi ver os tanques passando... afff

    Ainda bem que sua sogra está aí para dar uma descontraída... doidinha ela não!!!!???

    Espero que consiga resolver tudo o mais breve possível... aguardo notícias... fica com Deus...bjs

    ResponderExcluir
  5. Judiação com a Anita, tua sogra, você...

    Mas não tiro tua razão em procurar manter o equilíbrio! São nessas horas em que somos postos à prova, né? Espero que você passe :)

    ResponderExcluir
  6. Inaie, desejo que tudo corra bem ai com vocês e todos os demais brasileiros.
    Mas você ainda bem que não perde o humor, mesmo diante de tanto perigo. Isso acho que é bom para ajudar a manter a adrenalina controlada. tudo de bom. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. wow. Espero que tudo se ajeite, e se cuida, se puder realmente não ficar ai enquanto a poeira nao baixa, faça isso.
    beijao

    ResponderExcluir
  8. Oh ,poxa que situacao,Deus proteja a todos!!Fico sem palavras..beijos

    ResponderExcluir
  9. Admiro sua coragem!
    Espero que as coisas voltem a normalidade.

    ResponderExcluir
  10. Inaie

    que situação mais complicada. Admiro sua calma, coragem e senso de humor... Foi inevitável não terminar o post rindo um pouquinho... Risada timida, meio nervosa... Tantos motivos reais para histeria e sua sogra desesperada para fazer compras... E você com tanta coisa na cabeça e termina por relatar o episódio no blog!
    Beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  11. love the cartoon, await translation ;-P

    ResponderExcluir
  12. Inaie, que situação complexa! Aqui não noticiam nada, só se fala do Japão. Nem das enchentes no próprio Br se fala mais...
    Espero que vocês embarquem em breve. Que crueldade manter sua sogra sem direito a um shoppingzinho, hein? Isso não se faz, Inaie! kkk
    Brincadeiras à parte, imagino que não seja nada fácil e torço para que a questão do passaporte da Anita se resolva em breve e vocês voltem tranquilos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Inaie penso em voce e familia todo dia...espero que voce continue com esta calma...não adianta desesperar né?
    Deus abençoe voces
    Bjs brasileiros
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  14. Cada um arruma uma forma pra driblar né amiga? rsss mas tá certo... não tem o que se fazer... então... enjoy the day

    Kisu!

    ResponderExcluir