segunda-feira, março 21

Bahrain - e agora?

Ja faz mais de um mes que o "pega pra capar"comecou aqui em Bahrain.
Exatamente no dia 14 de fevereiro, nos presenciamos o primeiro protesto pro democracia. desde entao, as manifestacoes mudaram muito, a situacao se transformou e Bahrain ja nao e o mesmo.
Eu, estrangeira vivendo no meio dessa bagunca, tenho opinioes e sentimentos conflitantes.


Antes de mais nada, sou a favor da democracia, sou a favor da liberdade de expressao e dos direitos dos cidadaos. Sou contra a discriminacao, seja ela religiosa, racial ou sexual.


Em meio a tudo isso, nem sei ao certo por que eu gosto tanto de morar no oriente medio. talvez por puro egoismo e pela mordomia praticidade que o pais oferece a quem tem um pouco mais de grana.


A diferenca social e gritante. A maioria dos xiitas nao tem educacao, nao tem bons empregos e tem salarios baixos. cargos governamentais sao geralmente dados aos sunitas. A defesa e o exercito simplesmente nao recrutam xiitas. Para completar o quadro, o governo naturaliza sunitas de paises vizinhos.


Imagina a sensacao de exclusao que nao deve reinar na comunidade xiita.


Com esse quadro, os xiitas foram as ruas, em protesto pacifico. Cantaram, pediram, reclamarams eus direitos.


O governo, entrou com tanques de guerra, militares e policiais invadiram a area ocupada pelos manifestantes as 3 horas da manha e 7 pessoas morreram.


Um lider xiita que tinha se autoe xilado em londres voltou a Bahrain.


Protestos anti governo continuaram a acontecer. Protestos pro giverno comecaram a pipocar tambem.


O principe herdeiro, que na minha opiniao e um cara progressista e moderno, tomou a frente do pais, se desculpor pelas mortes, prometeu que os culpados seriam punidos, se ofereceu para sentar a mesa de negociacoes.


Ministros cairam, Xiitas assumiram seus lugares. Os financiamentos da casa propria aumentaram, os prazos baixaram, presos politicos foram libertados, demonstracoes de boa vontade por parte do governo eram noticia todos os dias.


Infelizmente os protestos anti governo comecaram a tomar um ar nao pacifista. Os manifestantes pacificos deixaram a praca. Os animos foram se alterando, a seguranca foi baixando.


O governo de Bharain mudou a estrategia, chamou seus amigos do Golfo e acabou com os protestos, proibiu grupos de pessoas de se reunirem em publico, derrubaram a praca da perola, onde as manifestacoes comecaram. Houve mais fatalidades. Dizem que dos dois lados.


Nao se fala mais em negociacoes, ha militares por todos os lados. A policia anda com o rosto coberto para naos er reconhecida pelos locais.


Ha rumores de que a policia e o exercito tem invadido casas nas vilas, que pessoas tem sido presas. Nao temos como saber a verdade, os meios de comunicacao sao controlados pelo governo, as noticias sao sempre cor de rosa.


O que eu sei e que nas ruas, ha tanques de guerra, caminhoes e veiculos militares por todos os lados. Ha check points em pontos estrategicos da cidade e toque de recolher entre as 8 da noite e as 4 da manha, em certas areas.


Os shopping centers nao abrem em horario normal. As 3 da tarde ekes fecham as portas.


As escolas estavam com as aulas canceladas ate o final da semana, mas o ministerio na educacao mandou que tudo voltasse ao normal, entao as escolas vao reabrir amanha, mas eu duvido que os alunos voltem as aulas. Os onibus escolares ainda nao vao voltar a circular.


Os supermercados estao estocados novamente, mas os postos de gasolina continuam fechados. A turma pro democracia chamou uma greve geral. Muitos aderiram.


Eu continuo me sentindo muito segura. Os dois grupos, anti e pro governo sao muito cuidadosos e atenciosos conosco - estrangeiros.


A economia do pais esta sofrendo a olhos vistos. Shoppings vazios, os cruzeiros mudaram a rota e encerraram as visitas a Bahrain muito antes da temporada terminar, muitos profissionais se recusaram a cumprir sues compromissos e vir a Bahrain - permanentemente ou temporariamente. Varias empresas repatriaram familias e levaram os funcionarios para a Arabia Saudita, muitas familias foram embora por opcao propria - algumas em carater definitivo, outras ate a poeira baixar.


A formula 1, como todo mundo sabe, foi cancelada. Companias aereas estao mudando voos sem cobrar a taxa de mudanca, por causa da crise politica.


Nada e como antes, mas nos nao sabemos como e que as coisas vao ser amanha. Ou depois.


Nao sabemos se a populacao vai ser tratada com mais justica, nao sabemos se alguma coisa vai realmente mudar no politica. eu espero que sim, espero que todas essas mortes nao tenham sido em vao.


O que eu sei e que Bahrain vai levar outros tantos anos para recuperar a imagem liberal, pacifica e acolhedora que sempre teve. Turistas e estrangeiros vao pensar duas vezes antes de vir para ca. A economia vai sofrer, os negocios vao demorar para se recuperar...


E eu, que tenho amigos xiitas, que tenho amigos sunitas, que fui tao bem acolhida por todo mundo nesse pais, fico aqui, torcendo para que alguma coisa boa saia de toda essa tristeza, de todo esse sofrimento.


Torcam por Bahrain

13 comentários:

  1. Essa é uma situação tão complicada!! Tão difícil de mudar sem levar vidas inocentes. Espero que no final, a vida desse povo realmente mude pra melhor.

    Que bom que vc está bem e segura.
    Se cuide!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Espero que tudo se resolva logo, que não haja mais sofrimentos, medo, mortes...que a paz, a alegria e tranquilidade reine em breve
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  3. Inae, é difícil saber exatamente quem tem razão, mas certamente não são os radicais,quando eles atuam todos perdem. Vamos torcer! Na Libia a coisa tá feia!
    Acredito que os anglo-saxões não dão tanta importância a D.Quixote, apesar das inúmeras publicações do livro ou sobre ele em inglês e alemão. Quando pesquisava imagens achei pouquissímas de artistas anglo-saxões, eslavos ou orientais e geralmente não têm a mesma profundidade ou sentimento dos latinos.
    bjs e Paz
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA...
    quanta coisa acontecendo, é o mundo de pernas pros ares, a politica e os politicos resolvendo seus impasses e o povo é quem sofre nisso tudo.
    imagino como deva ser dificil pra vc ter amigos de ambos os lados e ser neutra na história.
    eu torço pra que haja uma solução pacífica e não tenha mais baixas de nenhum lado, a perda de vidas humanas é muito triste e está acima da politica..
    aqui as noticias chegam vc sabe de que jeito então pra nós é dificil opinar.
    que tudo de certo e vc fique bem ai com sua familia.
    estará em minha orações pra que a paz continuem em sua vida.
    boa sorte.
    bjuivos no seu coração.
    loba.
    .

    ResponderExcluir
  5. Oi Inaie, sabe que agora, te lendo, é que entendi o que está acontecendo? Por que no jornal as informações são tão superficiais, e colocam no mesmo balaio da Libia, e não explicam nada muito bem. Para que, não é?
    Estou torcendo para que tudo se acalme, para que o país encontre seu equilíbrio. Sei que um dia isso irá acontecer, então por que não desejar que seja em breve?
    Beijos e se cuidem.

    ResponderExcluir
  6. Não precisa nem pedir! Com certeza, torço muito!

    Dignidade é algo que todo povo deveria ter, sem precisar lutar e ter sangue derramado pra isso! Mas como não tiveram outra escolha, espero mesmo que não tenham sido em vão, as vidas levadas!

    Mas tudo leva a crer que as coisas vão melhorar pr'os xiitas, porque se não, até os sunitas vão sentir no bolso! E com essas manifestações, o governo percebe que não vão poder fazer o povo de idiota por muito tempo agora!

    ResponderExcluir
  7. Não sei se conseguiria viver com tanques pelas ruas e esse clima de insegurança. A Itália começou um diálogo com a Líbia a uns dez anos e fez muito investimento por lá. Com a crise Kadafi (Gheddafi ou como preferir) se sente trído pelo governo italiano e ameaça vingança. Pronto!, já começo a pensar em pegar minhas filhas e esposa e me mandar. :(

    ResponderExcluir
  8. A situaçao é difícil, pois vc tem amigos tanto de um lado como do outro! Tem que esperar para ver como isso termina!! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Isso tudo só pode mexer com a cabeça de qq um.Incrível, é muita coisa junta!Tomara melhore por aí,fico trocendo!Fiquem bem, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  10. Inaie, que situação complicada... que bom que vocês estão seguros e não no meio dessa confusão... confesso que ficaria apavorada vivendo em meio a tanques de guerra... afff

    Espero que a situação toda se resolva logo... muito triste essa guerra entre eles... bjs

    ResponderExcluir
  11. Querida obrigado pela visita e espero ansiosa para saber de sua história de amor...bjs

    ResponderExcluir
  12. Torcemos!
    E por vc tb. Boa viagem e relaxe, viu?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Querida, deve ser tudo muito estranho essas situação. Nem consigo imaginar essa dimensão de problemas, de medo, de receios.

    aqui no Brasil somos todos muitos privilegiados por isso, por outro, outras coisas piores, como violência, corrupção continuam a toda força... Lei das compensações...

    Fique bem..

    Kisu!

    ResponderExcluir