terça-feira, agosto 24

Sem teto - Sao Francisco


Essa historia aconteceu quando nos estavamos deixando o hotel em Sao Francisco. Ao carregar a van com malas, maletas, malinhas, mochilas e sacolas, Fernando percebeu que nos estavamoa carregando conosco uma caixa de chocolates que ninguem comia.
A caixa ia do carro pro hotel, do hotel pro carro, os chocolates derretiam, eram colocados na geladeira pra reendurecer, e nada de alguem querer comer os bichinhos.

Fernando botou a caixa na calcada, e em menos de um minuto, um dos moradores de rua, pegou a caixa e saiu todo feliz:
- quem quer chocolate? quem quer chocolate?
e foi dividir com os seus amigos

Eu fiquei muito tocada com a cena, e me lembrei que nos tinhamos comprado uma caixa de leite achocolatado pro cafe da manha da Lia. ela tomava um por dia, nos tinhamos uns 20 ainda. fiz umas contas rapidas, e resolvi dividir o leitinho dela com os sem teto.

Peguei uma porcao deles e fui pra esquina, escolher meu alvo. A tarefa e mais dificil do que parece. Eu queria dar pra alguem que fosse realmente um morador de rua, mas identifica-los nao e a coisa mais facil do mundo.

Decidi por dois criterios: roupas rasgadas e sujas era um bom indicador, carrinho de supermercado cheio de tralhas tambem era. Fiquei la, ate minha "vitima aparecer" :
- Oi! Voce quer um leite?
- E com chocolate?
- Claro!
- Nao quero nao. Mas obrigada assim mesmo!
Fiquei com cara de tacho, e enauqnto me recuperava, veio um cara, todo bem vestido e me pegou de surpresa:
- Eu aceito um!
e tomou da minha mao, sem que eu pudesse reagir. Fiquei meio "p" da vida e enquanto voltava para a van, o fulano da meia volta e vem pro meu lado outra vez:
- me da mais um?
- Nao! E nao devia nem ter dado o outro.
o fulano riu e me perguntou:
- Por que?
- Por que voce obviamente nao precisa
o cara comecou a rir ainda mais e explicou:
- eu sou um sem teto, moro nas ruas
mas eu sou mais sabida que ele, ne?
- nao mora nao
o pobre homem ja nao se aguentava, de tanto rir, e veio mais pra perto. Abriu a mochila e me mostrou todos os documentos de sem teto que ele trazia consigo: registro de sem teto, caixa postal de sem teto...
- Nao e so por que eu nao pareco um sem teto, que eu nao seja um. Eu tomo banho em banheiros publicos, ando limpinho, mas moro nas ruas sim!

Fiquei boquiaberta, ele virou e foi embora, sem o segundo leitinho a que ele obviamente tinha direito!



Um comentário:

  1. Nossa, quem vê cara não vê coração hein amiga? Vc ficou tão chocada que esqueceu de dar o segundo leitinho rs...

    Kisu!

    ResponderExcluir