sexta-feira, julho 20

Ho Chi Minh

foto roubada daqui
pic stolen from here

Hoje tive mais uma crise de sonambulismo ( isso tá frequente prá dedéu aqui no Vietnam) e acordei na sala, olhando espantada pra cara do Fábio, o cara que está me hospedando. Claro que ele nem percebeu que eu estava dormindo - eu disfarço suuper bem!
O negócio é que eram 7 da matina, hora da inaiezinha estar no terceiro sono.
Depois de voltar pra cama e acordar de verdade, fui ver Ho Chi Minh - o morto, não a cidade.
Tem uma fila imensa para entrar no mausoléu, mas ela anda bem rápido. Tão rápido que é impossivel impedir que grupos inteiros se materializem na sua frente, apesard e haver uma multidão de guardas uniformizados tomando conta da fila. Claro que eles não estão nem aí se voce fura fila ou não. O "trabalho" deles é impedir que você converse, faça qualquer barulho, ponha a mão no bolso, cruze os braços ou use chapéu na presença do ex presidente. Tirar foto então deve ser crime pra pena capital.
Isso mesmo. os guardas estão ali para ter certeza que você vai respeitar o defunto. E provavelmente garantir que você não vai sair correndo dali com um corpo que está embalsamado há décadas.
Mas deixando tudo isso prá lá, a verdade é que eu participei desse circo rindo internamente.
- Tira a mão do bolso! Descruza os braços! Short? Mini saia? Pode voltar prá casa vagabunda.
Como o morto não é meu, e nem me diz muita coisa, entrei na salinha onde ele está, bem tranquila. Aí olhei pro cara, deitadão ali e me arrepiei.
O corpo está em perfeito estado de conservação e transmite uma serenidade e uma força que eu nunca vi antes. E ali, numa fila guardada por vietnamitas fardados, eu me senti insignificante na presença daquele homem que já está morto há mais tempo do que eu estou viva ( ele morreu em 1969 e eu não digo quando nasci). Fiquei triste por não ter tido a oportunidade de estar na mesma sala com ele ainda vivo!

************************************
I sleep walk, and many people don't know it ( for obvious reasons) .Today I had another sleepwalking episode crisis of sleepwalking and woke up in the living room, talking to my host. Funny enough, he did not realize I was sleeping, I am the same non sense sleeping or awake.
It was seven in the morning, he should know better - why would I be awake at that time of the day?
That's when he told me to go and visit Ho Chi Minh - the dead guy, not the city, and still half asleep, I went.
There was a huge line to get into the mausoleum, but it goes surprisingly fast. So fast that it is impossible to prevent entire groups of asian tourists to materialize in front of you, even though there is a crowd of uniformed guards "managing".
I found out they could not care less if someone jumps the queue. Their "work" is to prevent people ( us)  from chatting, making noise, putting hands pocket,s crossing arms or wearing hats in the presence of the  dead former president.
That's right. the guards are there to make sure you will respect the deceased. And probably guarantee  you will not run out of there with a body that is embalmed for decades, under your arm.
I confess I thought it was hilarious.
- Get your hand out of your pocket! Uncross your arms! Short? Mini skirt? You can go home right now bitch.
The body is in perfect condition and transmits a serenity and strength that I never experienced before. And right there, in line and carefully watched by uniformed Vietnamese guards, I felt insignificant in the presence of a man who has been dead for longer than I'm alive (he died in 1969 and I refuse to say when I was born).
I felt sad for not having had the opportunity to meet him alive! I am sure it would have been an amazing experience!

7 comentários:

  1. Acabo de conhecer o seu blogue e me registei.
    O meu mais antigo é o http://intemporal-pippas.
    blogspot.com
    o mais recente:
    http://sinfoniaesol.wordpress.com
    Voltarei sempre que possa.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  2. Nossa... entao é praticamente um velorio de varias decadas.

    Sobre o bolso uma vez li que é um baita derrespeito mas para os japoneses...

    :P

    ResponderExcluir
  3. Conhecia pouco sobre Ho Chi Minh, aprendi um pouco mais nopost passado. Enquanto eu lia este, pensava, que horror! Agora... o homem deve ter sido o máximo, pois mesmo depois de morto é capaz de impressionar pela serenidade e força.
    Pessoalmente não iria, não gosto muito desse tipo de coisa, mas você sendo quem é foi lá conferir,obrigado.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. Arrepiante sensação.
    A parte da energia é que me impressionou mais. É fato, energia não morre.
    Um grande bj querida amiga

    ResponderExcluir
  5. Caramba que estranha visitação turística esta!
    Mas lendo seu post abaixo, visualizei que o cara foi um líder e tanto para este povo e por isso esta homenagem eterna. Mas euzinha não ia não!
    Gosto não! hehe
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  6. Querida Inaie,

    Incrível como visitar seu blog é enriquecedor. Sempre!

    Amei suas impressões (nesse post) e a história de Ho Chi Minh (no post anterior)!!

    Grande beijo para ti,

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito fá de ficar visitando mortos. Eu fui à uma exposição esses dias "O Fantástico corpo humano" e me senti meio mal perto de tantos pedaços de corpos rssss

    Kisu!

    ResponderExcluir