quinta-feira, abril 19

Cora, nos estamos com voce!

Essa foto eu peguei no site mochileiros.com - e esse caminho ja levou milhoes de pessoas a Machu Pichu. A jornada e ardua, o caminho e dificil e eu tenho certeza que muita gente pensa em desistir. Mas so conhece o sabor da conquista aqueles que perseveram e tem coragem de continuar caminhando mesmo quando estao exaustos, ne Cora?

This pic I took from mochileiros.com - and this is one of the ways to Machu Pichu. Millions of people have done this walk, I am sure all of them found it difficult, some could not finish it, many others simply gave up.
Only the ones who perseveared, got to experience the achievement of "getting there".

CORA

Eu fui privilegiada de ter conhecido nessa blogsfera uma pessoa maravilhosa e inspiradora com quem troquei muitas mensagens de blog pra blog.
De repente essa menina que ilumina o proprio caminho e de lambuja ainda joga uma luz no caminho alheio, descobriu ter uma doenca horrivel.
Lepra.
Isso mesmo, aos 30 anos, uma mulher que ate entao era saudavel, foi diagnosticada com essa doenca que ha seculos aterroriza o mundo.
Eu nunca conheci alguem com lepra - provavelmente voce tambem nao. Eu sei que a Cora ( a menina de que eu estou falando) tambem nao conhecia ninguem.
E num pais estranho - sim, como muitas de nos, ela tambem e uma brasileira morando no exterior - Cora se viu as voltas com essa maldita doenca que nem os medicos sabem como tratar.
Ela tinha varias opcoes. Se esconder embaixo da cama, entregar os pontos, sentir pena de si mesma, negar a propria sorte ou fazer o que ela fez - brigar com unhas e dentes para continuar a viver a sua vida normalmente, enquanto trava uma batalha ferrada contra a Hanseniase ( nome mais bonitinho que resolveram dar a Lepra ultimamente).
Nao se descabelem, apesar de rara e muito seria, a hanseniase tem cura. E nao e altamente transmissivel como sempre nos fizeram acreditar.
Cora esta passando por um processo de transformacao. Ela esta crescendo, amadurecendo e se reinventando. A Cora de hoje ja nao e a Cora de ontem e com certeza, no fim desse trajeto, vamos ter uma outra pessoa. Uma mulher que viveu uma experiencia unica, que lutou contra um dragao e o venceu. Cora, ao fim dessa jornada vai ter o brilho da vitoria nos olhos, e a certeza de que ela e mais forte que tudo isso, que a dor foi quase insuportavel, mas que ela nao se curvou, ela nao cedeu!

Recentemente ela resolveu dividir comigo - e com voce, a sua historia, as suas emocoes e relatar, num diario comovente e brutalmente verdadeiro o dia a dia da sua briga contra a lepra.
Hoje Cora tem um blog. Amanha, no fim desse pesadelo, eu tenho certeza que ela tera em maos um best seller. E eu faco questao de estar na sua noite de autografos, de abraca-la e dividir com ela o gosto da vitoria.

Enquanto isso nao acontece, eu a acompanho dia a dia, torcendo e desejando que ela fique boa logo. Que ela possa a voltar a usar camisetas de manga curta, que as manchas e as dores desaparecam definitivamente da sua vida e que ela continue encontrando forcas para continuar essa caminhada, por que o mundo definitivamente e um lugar melhor por que ela existe.

O que voce ainda esta fazendo aqui? Vai ja la pro blog dela conferir o que eu estou dizendo!

****************************
I was lucky enough to get to know Cora, an amazing person, through the blog world. Initially we exchanged messages, we communicated from blog to blog, we followed each other's adventures via our blog spaces. Somehow I felt close to her, we connected.
Suddenly this girl who is full of life and energy, who always have  a friendly word to give to other people, found out she had a terrible disease.

Leprosy.That's right, she is only 30 years old, she has never been sick before, and out of the blue she was diagnosed with this horrible disease that terrorized the world for centuries.I've never met someone with leprosy before - you probably haven't either. I know Cora did not.And in a forener country - like so many of us, she is also a Brazilian living abroad - Cora saw Herself having to batle this terrible disease, while not even the doctors knew what to do to help her.
She had several options. She could hide under the bed, she could give in, she could decide to feel sorry for herself, or deny her own luck. The other alternative was to do what she did - fight as hard as she could  to continue living her life normally, while enduring a battle against Leprosy.
Don't panic, although rare and very serious, leprosy is curable. And not highly contagious as many of us was made believe.Cora is going through a process of transformation. She is growing, maturing and reinventing herself.
The only thing we can all do is hold her hand and be alongside her, holding her hand when she needs it.
Her blog is in Portuguese, but I totally recommend you read it. She will take you on an amazing jorney through courage, faith and love.

15 comentários:

  1. Olá, Inaie!

    Há quanto tempo, hein???? Desculpa ter sumido, tenho tido muito pouco tempo para postar no blog e comentar nos meus preferidos! Eu mudei de endereço: http://kiaraelle.blog.com/

    Se quiser, pode conferir lá :)

    Então, menina! Eu não sei o que estava acontecendo! Eu costumava postar por e-mail e não sei como tou recebendo spams! Acho que é por causa dos convites do linkedin, que eu mandava atráves de outro e-mail do google! :(

    Resolvi o problema desativando esse e-mail para blog!

    E que Allah dê mais força ainda para essa Cora! Ela, uma grande lutadora, e eu aqui reclamando! Além de ser uma grande inspiração, é um ótimo semancol para quem só reclama heheheh


    Não sei estarei na noite de autógrafos, mas esse best seller, eu compraria lindamente!

    ResponderExcluir
  2. Vim de lá agorinha!! Vamos torcer!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. A doença nao e nada rara no Brasil. Eu tenho, meu irmão tem, e minha mae tambem.
    Minha mae passou a doença pra gente. Durante mais de trinta anos ela foi coordenadora do grupo de combate a hanseniase aqui na minha cidade. Ela e bioquímica e fazia a coleta de material, analise, exames e acompanhamento dos pacientes... Nesse tempo ela pegou a doença.
    Mai há cidade tem uns 50.000 hab, e mais ou menos uns 100 em tratamento da doença.. A quantia de pessoas que nunca desobrem o que tem e grande, mas as campanhas contra a doença são muito comuns aqui no Brasil...


    Ag., antes que eu esqueça, as manchas nunca vão desaparecer...

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, querida amiga.

    Que história!!
    Apesar dessa doença ter cura, deve ser muito doloroso a constatação dela.
    O preconceito ainda existe.

    Nessa região, tinha uma "Colonia" onde os portadores de hanseníase moravam.

    Uma vez por mês alguns deles costumavam bater nas portas para pedir alimento. Não apertavam a campainha, porque diziam que as pessoas pensavam que haveria transmissão.

    Batiam palmas, igual nos tempos antigos.
    Há mais de um ano que eles não aparecem. Eu acredito que seja por causa da política social. Devem estar recebendo ajuda do governo.

    Deus há de curar a Cora.
    Irei no blog dela.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Uma história incrível de superação e fé!
    Abraços! Um dia abençoado pra ti

    Estou indo visitar a Cora e unirei a vocês em oração. Obrigada pela partilha e solidariedade. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Já li três vezes. E me segurei pra não chorar nas três.
    Obrigada!
    De coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po Cora, ta tao mal escrito assim? Deixa que eu reescrevo, nao precisa chorar nao...

      Amo vc. se cuida.

      Excluir
  7. Ela há de vencer essa luta, com a graça de Deus. bjo

    ResponderExcluir
  8. Inaie, você é uma pessoa surpreendente! Que maravilha de postagem feita dentro do seu coração. Não tem como não conhecer a fibra da sua amiga Cora. Vou correndo lá no blog dela.
    Grande abraço.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  9. Inaie, posso imaginar como deve estar sendo pesado o tratamento, o medo, a insegurança, mas a Cora é a mulher, e qdo esse caminho cheio de curvas e subidas acabar, nem vou saber como adjetivar, a danada já é forte pra caramba e isso aí vai multiplicar por 1.000.000 a força dela, força aí Cora, estamos todos na torcida, grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Estamos na torcida para que tudo dê certo...

    Kisu!

    ResponderExcluir
  11. Fui lá e já salvei nos favoritos. Me assustei coma. Talidomida.. No Brasil a hanseniase não é tão incomum quantose pensa. O Min daSaude fazcampanhas freqüentes na tv. Diz que após a primeira dose já deixa de ser contagiosa, mas as seqüelas sempre ficam...
    Enfim, com certeza ela será outra pessoa amanha, e mais forte! Estamos na torcida!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  12. Já andei passeando no blog dela e a achei uma pessoa admirável, toda força para ela!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  13. obrigada por nos apresentar a sua amiga. vou lá conhece-la. já sei que ela é uma pessoa especial.

    bjs linda!

    Leila

    ResponderExcluir
  14. Caceta, Inaie! Que porrada pra começar o dia. Sem dúvidas estamos com a Cora. Todos nós! Também quero dar essa abraço da vitória nela...
    bjos

    ResponderExcluir