sábado, dezembro 3

Generosidade





Tenho pensado muito nas pessoas que cruzaram o meu caminho ao longo da minha vida. Uma coisa que nunca deixa de me surpreender e como as pessoas sao generosas e como elas sao dispostas a ajudar o proximo.
Eu ja estive do lado "recebedor" de muita generosidade, de muito carinho de muita prova de desapego.
E confesso que eu nao seja a pessoa mais generosa do mundo. Nao sou aquela que acorda as 5 da manha pra ajudar a vizinha que precisa de uma mao e ainda consegue dar conta do proprio dia.
Eu sou uma pessoa disponivel, nao me entendam mal. Mas eu sou o ombro amigo, a pessoa pra quem voce liga pra conversar, nao a que vai te ajudar a carregar a geladeira pra casa nova.
Por exemplo: quando eu me mudo ( e eu me mudo muuito), eu contrato empacotadores, carregadores e todos os outros "ores" que eu conseguir encontrar. Ai nao rola o perigo de eu pedir pra nenhum amigo vir "ajudar na mudanca".
Por outro lado, se alguem se lembrar de me trazer um sanduba enquanto eu supervisiono o pessoal no trabalho, eu vou ficar muito grata. E da mesma forma, e muito mais facil voce me encontrar trazendo um mimo pra quem ta la na batalha, do que me achar desempacotando copos e pratos na cozinha dos amigos.
Mas todo esse bla bla bla e essas justificativas esfarrapadas sao pra dizer que eu gostaria de ser mais generosa ( ajudar em mudanca nem pensar, hem), e ajudar as pessoas de verdade.
E facil ajudar quando a ajuda nao te custa nada. Ja to indo la meso, posso fazer isso pra voce sim...
O negocio e ajudar quando voce nao quer/nao gosta/ nao ia mesmo fazer aquilo.
Tomar conta da criancinha que voce gosta e facil. Mas ser generoso e cuidar daquele pentelho que grita o tempo todo, e mal criado e chuta a canela do seu filho, ja sao outros quinhentos.
Dar carona pra onde voce ja ia mesmo, nao te da ponto nenhum, mas atravessar a cidade na hora do rush pra ajudar aquele amigo que ta engastalhado e ser generoso.
Na minha listinha de "generosidades" voce facilmente encontraria coisas como sair de madrugada pra ajudar numa emergencia, ouvir aquela sua amiga que precisa de colo/atencao/carinho ate altas horas da madrugada mesmo quando a sua familia fica histerica por que voce nao da atencao nenhuma pra eles, ficar em hospital, ajudar com dramas familiares... tudo isso pra mim e facil.
O meu problema e ajudar com coisas para as quais eu nao pediria ajuda.
Da pra epgar um taxi? Entao nao sou eu que vou ligar pra amigo vir me buscar/levar. E tambem nao voluntario pra buscar voce.
Eu mesma consigo fazer? O amigo ta tranquilo.
Posso pagar alguem pra fazer por mim? Amigo liberado...

Mas eu tambem sei que nem todo mundo pensa como eu, e que talvez esse negocio de ser generoso tenha mais a ver com fazer o que o "outro" acha importante do que fazer o que voce acha que e importante...


7 comentários:

  1. Inaie, tudo bem?

    Fiquei muito feliz com a sua visita em meu blog. Passe lá mais vezes, ou como eu não tenho data e nem hora para publicar algum post, siga-me, e assim que eu postar aparecerá em sua página. Assim veja se gostar...

    Há muitos que leriam esse texto e lhe achariam individualista, mas não vejo assim. Logo que muitos também não são generosos, sei que se eu pudesse tentaria ajudar mrus amigos ao máximo. Porém iria quebrar a cara várias vezes porque os mesmos não me ajudariam sempre (quando precisasse). Você tocou em um ponto bem cético que é esse "O que o outro vai pensar r não o que você vai achar"... Geralmente o mundo, as pessoas movem-se por este conceito, talvez porque elas queiram mais agradar do que se fazer feliz...

    Acho esse um ponto bem importante quando se tem milhões de pessoas que fazem isso. É uma boa pergunta: Por que muitas pessoas agradam??

    Risos, fico por aqui.

    Beijos,
    Lenice Santos

    ResponderExcluir
  2. Eu arranjei um jeito simples de selecionar a generosidade a ser praticada. Se é algo muito chato e vou fazer de má vontade, deixo pra lá. Generosidade forçada não dá. E se é uma emergência... bom, aí nem generosidade é, né? Acho que ser honesto com as nossas vontades é uma forma de sermos generosos com a gente mesmo... ;)

    ResponderExcluir
  3. de Renata: interessante isso... hmmm... acho que vc esqueceu de tambem considerar a "generosidade" vista do lado de quem recebe a ajuda, ou seja, qual a importancia da sua atitude naquele momento. Ajudar alguem em uma determinada situacao pode, para quem esta ajudando, ser uma coisa simples, mas para quem recebe o carinho, ter uma importancia muito grande. Vou dar um exemplo: uma vez, ha pouco tempo atras, eu estava com uma amiga, tomando cafezinho, quando um telefonema abalou o meu mundo: eu me encontrei numa situacao que me pareceu impossivel de solucionar, meu tempo era limitadissimo para buscar saidas e resolver o empasse; essa amiga entrou comigo no carro e em menos de 2 horas (e portanto sem interferir em nada do seu dia, pois ela tinha mesmo essas 2 horas livres)ela me deu as respostas certas, encontrou a solucao para o problema, me encaminhou, pensou por mim e tomou as decisoes que eu, atordoada, nao conseguia tomar. Foi facil pra ela? Facilimo! Foi importante pra mim? Nunca terei palavras para agradecer a ela esse momento de GRANDE GENOROSIDADE que ela teve comigo!
    Amiga, te amo! xxx

    ResponderExcluir
  4. A palavra amiga costuma ser a melhor ajuda. E não me chame para ajudar na mudança, que você muda muuito.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Mulher, vocÊ é uma cópia de mim, nesse aspecto (acho que sou mais velha que vc, então vc é que é a "cópia"!!!)
    Vi o comentário do Ernani aí em cima, e saquei "como" vc foi parar no meu blog! Seja muito bem vinda, e volte sempre. Eu voltarei por aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Acho que concordo bastante com você... Acredito que muito também não é necessariamente generosidade, mas compaixão, não em um sentido muito grave, mas de conseguir desapegar um pouco do nosso desejo constante de auto satisfação e descobrir o prazer que existe em fazer o outro feliz. A vida fica mais leve, e não acredito que precise ser algo muito extremo, pequenos gestos são o suficiente também!
    Obrigada pela visita, passarei mais por aqui!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que isso deveria ser natural, do ser humano, mas no mundo em que vivemos hoje minha amiga, generosidade é uma coisa muito rara de se ver e de se perceber. Aquela que vc não precisa de propaganda, que seus olhos vêem...

    KIsu!

    ResponderExcluir