segunda-feira, novembro 14

VENEZA / VENICE





Alguem ja falou que Veneza e o melhor lugar do mundo para nao se fazer nada. Como e verdadeira essa afirmacao...
Eu seria capaz de passar dias e dias caminhando pelos becos e ruelas desse lugar magico, olhando a arquitetura tao unica desse arquipelago maravilhoso ( vc sabia que Veneza e um conjunto de mais ou menos 120 ilhazinhas? e que ha mais ou menos 400 pontes interligando essas ilhotas? Antigamente esses passeios nao eram possiveis por que as pontes nao existiam, e a unica forma de se passar de uma ilha a outra, era de barco?)

Mas eu divago.

O negocio e que eu descobri que em Veneza voce fica a flor da pele, fica com as suas emocoes e os seus sentimentos em carne viva, como se o mundo fosse acabar amanha e voce nao tivesse tempo de fazer tudo o que e necessario. E ao emsmo tempo, olhando os canais, as gondolas e os namorados, voce sente a maior paz do mundo, a sensacao de que o mundo e eterno e que voce tem todo o tempo do mundo pela frente.

Em Veneza, sinto vontade de me sentar e contemplar. Contemplar a praca, os passaros, as pessoas que vem e vao. Contemplar os gondoleiros, a agua inquieta dos canais, as casinhas antigas e as paredes maltratadas.

Aqui tudo e magia, tudo e sonho, tudo e irreal...

*****************************************************************

Someone once said that Venice is the best place in the world for "doing nothing". How true it is ...

I could spend days and days walking through the little alleys and side streets of this magic place, looking at it's unique architecture and enjoying this beautiful archipelago (Did you know Venice is a set of about 120 little islands? And there are about 400 bridges connecting them? Previously these walks were not possible because there were no bridges, and the only way to get from one island to another was by boat.)
But I digress.
The thing is, I found Venice makes every feeling stronger, every emotion more intense, as if everything were in the surface, as if everything was raw. 
Here I feel as if the world were to end tomorrow and I had not enough time. And at the same time, looking at the canals, gondolas and loving couples, I feel all the peace in the world, I feel everything is eternal and I  have all the time in the world.
In Venice, I want to just sit somewhere and contemplate. Contemplate the square, the birds, people coming and going. Contemplate the gondoliers, the troubled water of the canals, the houses with their old and battered walls.
Here everything seems so magic, so unreal ...

10 comentários:

  1. É linda de verdade.Mágica!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. recebido no facebook - Geide Miguel

    Tentei comentar no blog. Falhou. Li seu texto sobre ver o Papa. Pensei logo: ainda bem que o próximo destino era Veneza, cidade profana, das cortesãs, onde a Inquisição Católica deixou marcas e foi enfrentada - quem sabe - por alguma ancentral daquela feminista que estava protestando no Vaticano. Abre parenteses: você sempre no centro do noticiário, hein, da "primavera árabe" ao barraco na basilic...a de São Pedro? Fecha parenteses. A questão é que a fé do povo nos emociona sempre, creio eu, atéia até a medula ou prova em contrário. Em julho, como estavamos em Lisboa, resolvemos ir até Fátima. Menos de 200km. Peregrinos do mundo todo. Minha emoção durou até resolver dar um google pra relembrar a história com a Clara. Bem diferente da "estória" vendida ali pra milhares de pessoas. Uma aparição, crianças mortas ou confinadas e um "segredo" manipulado de acordo com as circunstâncias geopoliticas de então. Para finalizar e não ser tão cri-cri...A atmosfera de superação em Santiago de Compostela me contagiou. Fiz até uma prece. Vai quê...Beijos e saudade!

    ResponderExcluir
  3. Concordo que o verbo de Veneza seja CONTEMPLAR, mas não a contemplação passiva, a contemplação que você se inebria com a emoção, a beleza! Veneza é mágica! Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir
  4. yes, you are absolutely right. after second visit though, we thought we love florence and tuscany even more :). however, nothing so out of a dream as venice. can't wait!

    ResponderExcluir
  5. Oi flor
    Ah! Veneza!...Veneza para mim foi como um abraço quentinho naquele final de inverno, q nos aqueceu o coração e a alma. Uma semana de amor recíproco, caminhando pelas vielas, entrando nas lojinhas q tudo têm, tomando café nas tantas delicatesses e comendo nas cantinas, visitando todas as igrejas e museus q pudemos encontrar, sentando nas escadas, praças e observando o vai-e-vem, prá lá e prá cá nas balsas.
    Pena que é tão fedidinha.
    Bjus
    yvone

    ResponderExcluir
  6. Coincidência foi que essa semana respondi no blogue "Eternos Prazeres" da Renata Boechat, a pergunta: Se você tivesse mil dias para viver Veneza, de que forma você o faria?
    A minha resposta: Certamente eu adoraria passar mil dias em Veneza! Mas o que eu faria em Veneza? Pisaria em terra firme entre os becos e ruelas para observar as grandes concentrações de obras de arte e pegaria um vaporetto quando estivesse cansada, me deixando balançar entre os canais. Cultivaria um jardim no telhado e de lá assistiria as regatas no Gran Canal comendo arancini. Não é preciso muito para ser feliz em Veneza!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Quando sai o próximo vôo pra Veneza? Depois dessa descrição, preciso embarcar :)!

    Quero momentos assim, de me apaixonar, de me deslumbrar e de admirar.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Que legal. Deve ser muito mágico mesmo. Do jeito que você falou, lembrei de Amsterdam, que foi o único lugar mais parecido, que tive o prazer de ir. Também sentia prazer de sentar e olhar tudo e todos. Bom passeio pra vc. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Não conheço a Europa AINDA rsrsrsr, e meu sonho, ao contrário da maioria que é Paris... é a Italia, e particularmente Veneza, a água, as gôndolas, as máscaras, os prédios antigos... já sonho acordada e me sinto assim, exatamente como vc descreveu, iamgina quando for lá...

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que privilégio conhecer as gôndolas de Veneza. Quando meus pais foram à Itália, perguntei sobre Veneza, já que eu morro de curiosidade de conhecer. Meu pai gostou, já minha mãe disse: é bonito, viu? Mas fede, tá loco auhauahuaaha só ela pra estragar uma imagem tão bonita rss

    Kisu!

    ResponderExcluir