sexta-feira, agosto 31

Pausa para Momento Tiete


Estou aqui, querendo cortar os pulsos por não estar no Brasil e poder ir assistir a minha amiga Juliana Mesquita em São Paulo!
Se você está por aí, não tem desculpa nem razão prá não ir ver essa peça. Vai e me conta tuuudo?

Mulheres apaixonadas em uma metrópole às vésperas do feriado de Corpus Christi. Tudo pode acontecer em um dia de folga. Mas como lidar com as expectativas do dia livre que está por vir? A Carne Exausta, montagem em cartaz até 26 de outubro no Teatro Parlapatões, explora o universo melodramático e acrescenta humor refinado e um olhar poético ao universo da mulher contemporânea.
Com influências no cinema de Pedro Almodóvar, além de técnicas de improvisação e viewpoints, o projeto idealizado pelas atrizes Erica Montanheiro, Juliana Mesquita e Ligia Yamaguti estreou em setembro de 2011 em São Paulo e já passou por cinco cidades paulistas. A direção de Paulo Azevedo (fundador e ex-integrante do Grupo Espanca!) para o texto original de Cássio Pires explora com ironia as possíveis inadequações às quais todos estamos sujeitos no mundo de hoje.
O espetáculo mescla situações cômicas e dramáticas em cinco episódios, tendo as três atrizes e suas histórias como pano de fundo. Se no primeiro uma poetisa é salva de uma noite de bebedeira por sua ex-namorada; há também a história de uma menina rica que decide renunciar o futuro projetado por sua família para tornar-se operadora de telemarketing; uma funcionária de uma empresa que cogita a possibilidade de convidar um colega de escritório para uma viagem no final de semana; o encontro de duas mulheres em um velho prédio que será demolido por uma empreiteira e a experiência de um casal que observa a cidade do alto de um prédio. Erica Montanheiro, Juliana Mesquita e Ligia Yamaguti se revezam na interpretação dos 12 personagens presentes nas cinco fábulas.
A variedade das situações também está presente na trilha sonora, que cumpre papel dramatúrgico. Se em um momento “Meu Vício é Você”, na voz de Alcione, resume a recorrente tentativa de encontro entre dois colegas de trabalho; em outro “Light My Fire”, do The Doors, interpretada pela diva Shirley Bassey, é o tema de um último encontro. A cenografia composta por uma parede branca, que se transforma em tela para as projeções assinadas por Pablo Pinheiro e o desenho de luz de Alessandra Domingues.
“Se há uma carne que nos importa na peça, ela é a nossa. E o espírito que nos importa é o dos personagens que vivem, nessa véspera, as expectativas abertas pela pausa motivada por um feriado-celebração”, comenta Cássio Pires. “A paixão que se manifesta sob diferentes formas em cena, de certa forma, é a nossa e também a do espectador que vai se reconhecer nessas situações tão próximas da nossa realidade”, completa o diretor Paulo Azevedo.
O espetáculo cumpre curta temporada de 6 de setembro a 26 de outubro de 2012, às Quintas e Sextas, às 21h; no Teatro Parlapatões (Praça Roosevelt, 158 - estação República). Os ingressos custam R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia).
SINOPSE: Cinco pequenos episódios – cômicos e dramáticos - falam de mulheres apaixonadas em uma metrópole às vésperas do feriado de Corpus Christi. Por trás dessas fábulas, as atrizes são desafiadas, assim como as personagens da peça, a se reinventarem.



4 comentários:

  1. Boa! Ajudando a amiga! Também não tô lá pra dar uma força, mas vou torcer pra dar certo.
    Não vi seus posts da viagem porque já perdi a maioria e não vou conseguir catch up. Mas já disse que não há de ser problema porque vou ouvir tudo pessoalmente daqui a algumas horas. Prepara o fígado!! bjos

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, mas não vou conseguir assistir... MInha vida anda mais corrida que maratona de SP....

    Kisu!

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica amiga!
    Nesse período, espero visitar meu filho em SP e assistir essa peça.
    Abraços! Um final de semana lindo e abençoado
    pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Tb não estou em SP, mas sucesso para ela!!!!

    ResponderExcluir