quinta-feira, agosto 23

East Side Gallery - BERLIN

 
Um passeio imperdível é uma parte do muro que foi transformada em obra de arte. São pinturas de mais de 121 artistas em 1300 metros de muro. O passeio realmente vale a pena.
Registrei aqui apenas algumas das imagens, e infelizmente não pude deixar de fotografar a última.
Espero que a ultima pichaçao nao desbote a graça das outras pinturas!
 
A must see in Berlin is the East Side gallery - 1300 m of the Berlin wall that was preserved and turned into art. More than 121 artists came from all over the world to contribute! I photographed some of them, and unfortunatelly could not leave the last one unphotographed. :-( I hope it does not spoil it for you...

 
As cores são maravilhosas, os desenhos "poderosos"
 
The colors are amazing, the paintings are very powerful

 
Alguns são muito detalhados
 
Some are very detailed

 
As mensagens são muitas
 
Lots of messages


Outros são mais simples
 
Some are quite simple

 
Peace...
 
Paz...

 
not sure what this is...kkk
 
não consegui entender muito bem o que isso é pra ser...risos...

 
I wish I could paint like this
 
Eu gostaria de pintar bem assim
 



 










E no meio de tanta beleza, de tantas mensagens, encontro a pichação de umas estudantes brasileiras. Que vergonha!!! Não bastasse elas se acharem no direito de escrever no muro que tem tanta história, tanta energia, elas ainda envergonham os conterraneos que estão visitando Berlim.
Ao lado dessa barbaridade, havia outra inscrição : Thaís Milani - Umuarama 2012.
Espero que as mães dessas meninas não tenham que ver o papelão que as filhas vem fazer na Alemanha. Eu, que nem as conheço, quase morri de vergonha. E de pena !!
 
Appaling graffitti made by Brazilians in Germany. Shame on them...

15 comentários:

  1. Aff tantas pinturas lindas e vem uma pichação dessas? Isso tb me envergonhava muito no Japão....

    Kisu!

    ResponderExcluir
  2. Entendo a sua revolta! Detesto pixação, gosto quando é como aí no muro, um espaço que foi transfomado para esse tipo de arte, mas basta eu ver uma pixação de patrimônio público ou privado que fico indignada! Tanta incivilidade!

    ResponderExcluir
  3. ja reclamei la no faccebook.. realmente eh ridículo fazer isso!

    ResponderExcluir
  4. vamos avisar a mae delas atraves do facebook!
    :P

    ResponderExcluir
  5. Faltou umas belas chineladas no traseiro dessas meninas aí, em especial a idiota que deixou nome e tudo, e as outras que estavam junto mereciam, no mínimo limpar a sujeira, se tivessem educação iriam impedir a idiota de pichar o muro, cada coisa que vemos que tem momentos que da vergonha de ser brasileiro viu, ficamos todos mal vistos, a maioria generaliza e os corretos acabam pagando pelo erro alheio, difícil mudar a mente pequena desses mimadinhos, devem ter tido todas as cagadas acobertadas pelos pais, não aprenderam e dificilmente aprenderão, acho que esses levam a vida sem valores, só aprenderam é o preço das coisas, da pena e vergonha, abraço b

    ResponderExcluir
  6. Oi Inaie, que lindo! e impressionei! *o*
    Concordo, que vergonha ficar pixando o muro...
    Tenha uma boa semana, bjs

    ResponderExcluir
  7. Putz, super vergonha de ser brasileira nessas horas =( Tirando essa parte, seu post me fez viajar! Amei todas as fotos e ver todo tipo de expressão junta, ao mesmo tempo, em um símbolo de separação que deixou de ser separação =)

    ResponderExcluir
  8. Lindas obras!

    Perfeitas! Sempre achei graffiti arte! sempre!


    Quanto às fulanas... Palmface nessas horas... apenas isso

    ResponderExcluir
  9. Sabe que procurei essas meninas e são meninas mesmo, aprontando!! A tal Júlia Tapioca e julia kowalski são muito amigas e peguei um tweet delas para você ver - https://twitter.com/juliatapioca_/status/130325831292682240 - Dá vontade de fazer essas meninas passarem vergonha.
    Já a Thaís Milani @ThaisMilani é amiga da Julia Kowalska @joujzkowalski que faz intercâmbio na Europa.
    Um grupo de 4 que não se amigam, são amigas das amigas, trocando em miúdos, gostam de se mostrar umas para as outras e acabam sendo insanas. Aliás, os adolescentes andam bebendo demais.
    As suas fotos foram ótimas! Eu adoro street art e já tinha visto alguma coisa do muro por fotografias. Se essas meninas consguiram e se um dia eu for visitar o muro, levo tinta para cobrir isso.
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, quanto a menina do muro de Berlim, coloquei a foto no meu facebook,uma amiga encontrou as 5, fez uma colagem com as fotos delas, outra descobriu que elas estao na lista de intercambio do rotary, já tem um moonte de gente que "shared".
      Tomara que vire uma febre. :-)

      Ja tem gente que escreveu pro pai, prá mãe da menina. eu e varias outras pessoas escrevemos para o rotary - e vai sair em dois jornais - um de Piracicaba e um de Umuarama. Quem sabe a gente nao desencoraja os próximos turistas brasileiros a dar papelao no exterior, né?

      Excluir
  10. Oi Inaie!! olha eu aqui depois de milhões da anos ... e não vou mentir... fiz o mesmo que a Luma! investiguei a inapropriada dessa Thaís... (https://www.facebook.com/milani.thais ) e pelo que se vê no face... é o tipo da garota mimada que precisa estar aparecendo e causando!
    Juventude com conteúdo... conteúdo para uso como fertilizante!

    Beijos dona viajante!

    ResponderExcluir
  11. Oi Inaiê, enquanto eu ainda não tenho condições de conhecer pessoalmente as partes mais famosas de berlim, conheço através do seu blog né! Achei fantástico!
    Também me envergonhei pelo que essas meninas fizeram, isso é destruição do patrimônio público cultural e histórico e vibrei com a notícia de que houve reprovação por parte de outras pessoas e a possibilidade de que vire notícias. =)
    Se der resultado, nos mantém informados! Eu adoro saber dessas coisas!

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga, o muro tem uma grande significação para toda a Alemanha, especialmente os que ainda vivem, nasceram e sobreviveram aquele tempo da separação.

    A minha mãe é Alemanha, mora em Berlin, tive oportunidade de ver, entre tantas maravilhas desta fantastica cidade, a arte no muro e o Museu do Muro (que todo turista deveria visitar). Já ouvi de minha mãe tantas historias... as pessoas pouco fazem idéia...

    Então, chegam estas brasileiras... o dinheiro que elas tem de sobra para viajarem nao serviu para educá-las em nada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. é foda esse tipo de comportamento, né? o pior é que depois os gringos falam mal dos brasileiros, que somos um bando de macacos e sei lá mais o que e a gnt ainda fica com raiva deles.
    Mas se vc parar pra pensar, eles têm razão. Esse tipo de comportamente tipicamente terceiromundista só me faz morrer de vergonha alheia…
    Tenho uns amigos que já fizeram intercâmbio; uns se integraram, foram morar com o pessoal local e tal, mas tem sempre um babaquinha ou outro que diz: “assss foi moh dahora, eu fiquei num bairro que só tinha brasileiros e bla bla bla…”
    daí eu penso: “porra, o cara foi pra lá, para supostamente aumentar seu conhecimento na língua inglesa e aprender novas culturas e fica lá só com brasileiros e falando português? não entendo”
    acho q é só vontade de gastar a grana dos pais e depois poder sair por aí dizendo que já foi para o Canadá / EUA / Austrália… lamentável mesmo…
    =*

    ResponderExcluir