domingo, setembro 4

Igreja Karlskirche

                                           Foto Oliver Ross - http://www.chocolate-fish.net/img_-4430


Se fala muito da peste negra aqui em viena. Muitas obras de arte mostram o "bem"tentando erradica-la.
Em 1713 o Imperador Karl VI prometeu que quando vencessem a peste, ele construiria uma catedral e a dedicaria a Sao Charles Borromeo, um antigo arcebispo de Milao que havia morrido em 1584 e tinha sido um dos responsaveis por erradicar a peste na sua epoca.

Em 1714 o Imperador ja estava procurando arquitetos para cumprir a sua promessa, e o resultado foi essa magnifica igreja que voces podem ver na foto acima.

Foram 25 anos de construcao e ela abriga obras de artistas famosos da epoca, como Daniel Gran e Martino Altomonte.

O guia DK ( que no Brasil e publicado pela Folha de Sao Paulo, e e de longe o meu favorito), colocou tres estrelinhas ( pontos imperdiveis) na igreja.

Fomos la conferir e ficamos apaixonados.

Eu segui meu ritualzinho igrejistico. Comprei a minha velinha, fiz uma oracao para o Ian, o Simon e a Beth ( meus queridos amigos que faleceram ha dois anos atras), uma pra Yolhi, que esta batalhando contra uma porra de um cancer de mama, joguei fora velas antigas, reacendi velas que apagaram antes de queimar ate o fim ( sempre faco isso, por que se acenderam a velinha e fizeram um pedido, e melhor a vela queimar ate o fim ne! Ninguem quer santo falando: Opa, voce e o cara da meia vela?? nem pensar...seu pedido foi NEGADO!!  Proximo...)

fabio fica enlouquecido comigo nas igrejas, por que toda igreja e a mesma ladainha. Velinha pros amigos que me sacanearam e foram embora, velinha pra Yolhi, faxina no velodromo - ai sim eu posso ir passear e ver o que a igreja tem pra mostrar!

Essa igreja tem um elevador panoramico bem no centro. Ai subimos o dito cujo, e quando eu cheguei la em cima, descobri que tinha mais uma batelada de aindaimes pra subir, por que a igreja esta em plena restauracao e dava pra ficar cara a cara com as pinturas la do teto.



To brincando nao. Dei um google na bichinha e a cupula tem 235 metros... E la fui eu, de elevador e depois na caneta mesmo.

Olhava as pinturas a menos de 5 metros de distancia, conseguia ver detalhes que seriam impossiveis de distinguir la de baixo!


Me considerei uma privilegiada de marca maior e so desci por que tinha uma placa enorme dizendo:

maximo 10 pessoas. e tinha um monte de gente la. Quando uma gordola ( muuuito gordola) subiu toda feliz, eu desci correndo por que nao queria despencar de 235 metros, logo depois de ter visto os anjos pintados tao de perto.

Ver pintura de anjo e uma coisa, ver anjo de verdade sao outros 500... Nao to pronta nao!



Ficam aqui as fotos pra provar que eu nao to mentindo!

ja ia ate me esuecendo que alem de tudo isso, a igreja tem um altar fenomenal ( que eu vi de frente e de ciiima) dourado, que parece mesmo iluminado por luz divina 9 e olha que eu nao sou religiosa ne!

Quando eu estava la em cima, vi um monte de moedas jogadas no parapeito interno de uma das janelas. nao tive duvidas - lasquei a minha tambem. Depois me arrependi. Imagina se eu erro e alguem la embaixo leva uma moedada caida de 235 metros de altura? Ia fazer um galo e tanto, ne nao?


Essa imagem dos anjos dourados, que parece em 3 D, e simplesmente uma "pinturinha"no teto.  Coisa de louco!!

5 comentários:

  1. Acho lindo como Deus pôde inspirar o homem a criar coisas fantásticas e tão bela aos olhos através das artes. Bom seria que todo mundo usasse o seu potencial para colocar beleza na vida dos outros, não é mesmo? Acho que teríamos um mundo mais harmônico :)

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, obrigada por a luz da velinha
    amo voce, eu vou vencer esta enfermedade,
    toi na luta diaria, com voce no meu coracon

    ResponderExcluir
  3. Vim te visitar e já estou te adicionando na minha lista de blogs.

    Beijo

    Luciana
    http://pensamentosdesatados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Aventura fantástica, ainda mais para ver anjos!
    mas não para mim, passo mal com altura, rs
    bjs
    Jussara
    PS: Sempre acendo velas em igrejas novas que conheço.

    ResponderExcluir
  5. Nossa...que coisa de doido essa igreja hein Inaie? Deve ter uma energia la dentro!!!
    Hahaha....que diabo de palavra é "jambrar"? Morri de rir com teu comentario ...ta bom Inaie,..vou começar a jambrar mais...rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir